<div>Caros,</div><div><br></div><div>Concordo totalmente com o Rodolfo em relação ao anacronismo dos parâmetros de avaliação utilizados na nossa área. As duas sugestões colocadas são viáveis em conjunto:</div><div>- Avaliação pelo canal de publicação do trabalho (editora, evento, meio eletrônico, etc.);</div>
<div>- Ajuste permanente da classificação desses canais.</div><div><br></div><div>Essas duas propostas preenchem alguns requisitos básicos. O impacto não é avaliado por critérios subjetivos (do tipo vende mais, está nos top ten, o curador fulano gostou, etc.) e não impone uma hierarquia fixa imutável (uma boa execução colocada no YouTube pode ter 1 milhão de acessos em poucos dias, superando a divulgação de uma apresentação na Scala de Milão).</div>
<div><br></div><div>Em relação ao impacto, acho que temos que lembrar que estamos falando de um mecanismo de avaliação da produção acadêmica (como o Luciano colocou). O Qualis (e os outros indicadores de produção) servem somente para ajudar nas decisões sobre orçamento, progressão na carreira, etc. Esse tipo de indicadores simplificados é inútil para comparar casos isolados ou tendências históricas. Nesse contexto, impacto significa adequação do produto cultural aos critérios definidos. No caso da produção científica o principal critério é o número de citações. </div>
<div><br></div><div>Em relação ao Qualis artístico, tem dois gargalos: os critérios de classificação dos canais de divulgação e a regra da Capes de ajuste a cada três anos. De novo, aqui seria útil ter uma posição da nossa representante em relação à flexibilidade (ou não) da Capes para mudar essa regra. Sobre os critérios, a proposta do Silvio pode funcionar em combinação com algum fator quantitativo similar às citações bibliográficas (abrindo espaço para formas de divulgação <informal>, e.g., blog, comunidades virtuais, arte pública, etc.). </div>
<div><br></div><div>Abraços,</div><div>Damián</div><div><br></div><div><br></div><div><p class="western" style="margin-bottom:0cm">Dr. Damián Keller</p>
<p class="western" style="margin-bottom:0cm">NAP, Universidade
Federal do Acre / Amazon Center for Music Research (NAP), Federal
University of Acre / <a href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a></p></div>