Enfim, já que estamos no momento de propostas ousadas, vai a minha: já que provavelmente a melhor forma de avaliar um professor é pelos seus frutos, um professor de performance que tem alunos sob sua orientação ganhando concursos, gravando CDs, fazendo recitais deveria receber alguma pontuação por isso.<div>
<br clear="all">Abraços,<br>Alvaro Henrique<div><br>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 20 de junho de 2012 17:42, Alvaro Henrique <span dir="ltr"><<a href="mailto:alvaroguitar@gmail.com" target="_blank">alvaroguitar@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
Nosso colega Damian Keller já respondeu, em uma mensagem com outro tópico, o quê já estava a dizer: pra quem serve o qualis? Para professores universitários. E aí volto à minha primeira e curta resposta: há um preço a ser pago pela escolha de ser "professor-artista" ao invés de simplesmente "artista". Não é benéfico para a sociedade o artista achar que passando num concurso para professor universitário ele deve continuar fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito, e não se ver como professor, mas como artista que recebe uma bolsa do estado cuja contrapartida é uma "troca de experiências" semanal. <div>

<br></div><div>Pra quem não é professor universitário, a recompensa pessoal, financeira, social, etc. é o quê importa, e o qualis / lattes tem pouco valor - se tiver algum. <div><br></div><div>Pra quem é professor universitário, concertos ao ar livre, em locais alternativos, etc., se forem iniciativas sérias e que contribuam para o ambiente acadêmico, podem ser inseridos em projetos de extensão e ser pontuados duas vezes. Pode ser que uma apresentação num espaço alternativo acabe pontuando mais que um recital numa sala de prestígio.</div>

<div><br></div><div>E, pô, vamos ter um pouco de bom senso, né? O cara já tocou num lugar legal, arrumou uma namorada, e ainda quer pontuar o máximo no qualis assim, deitado na rede? Não quer também um cachêzinho milionário pra acompanhar? Venha a nós todo mundo quer, vosso reino nada...</div>

<div><br></div><div><div>Abraços,</div><div>Alvaro Henrique</div><div><br><div><br></div><br>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 19 de junho de 2012 22:13, Rodolfo Caesar <span dir="ltr"><<a href="mailto:rodolfo.caesar@gmail.com" target="_blank">rodolfo.caesar@gmail.com</a>></span> escreveu:<div><div class="h5">
<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
Oi Luciano,<br><br><br>Não sei!<br>Sem ironia tb. <br>É comum se dizer que quem apresenta um problema tem que trazer junto a solução.... Lamento muito desapontar... <br><br>Um abraço,<br>
<br>Rodolfo<div><div><br><br><br><br><br><br><div class="gmail_quote">2012/6/19 luciano cesar <span dir="ltr"><<a href="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>></span><br>

<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top">Rodolfo, entendo todas as críticas, mas aí a proposta é deixar como está? Pergunto sem ironias, hoje em dia até isso eu tô aceitando. Gostei da coisa do conflito...<br>



Abraço, <div><br></div><div>Luciano<br>--- Em <b>dom, 17/6/12, Rodolfo Caesar <i><<a href="mailto:rodolfo.caesar@gmail.com" target="_blank">rodolfo.caesar@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px">



<br>De: Rodolfo Caesar <<a href="mailto:rodolfo.caesar@gmail.com" target="_blank">rodolfo.caesar@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência<br>Para: "silvioferrazmello" <<a href="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a>><br>



Cc: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Domingo, 17 de Junho de 2012, 15:28<div><div><br><br><div>Caros,<br><br>Como vai ser difícil, esse trabalho, Silvio!<br>
Na minha opinião o qualis artístico só 'funciona' em regime
 de<br>precariedade. Daí, em lugar de ansiarmos por um ponto final,<br>deveríamos contar mais com uma flexibilidade esperta e ajustes anuais,<br>uma vez que a maldição parece inevitável.<br>Porque:<br>- a proposta de vincular o ponto à autoridade da difusora (editora,<br>



sala de espetáculo, evento, etc.) implica em dependencia do sistema às<br>leis de mercado.<br>- p.ex.: as artes visuais, historicamente mais velozes que a música,<br>tratam, por exemplo das 'ocupações' (de terrenos baldios, prédios<br>



abandonados) como obra/política. Nós, aqui, escalonando a partir do A1<br>Carnegie Hall, estamos mesmo muuuito por fora!...<br>- de tão caretas que somos, nem pontuaríamos os incríveis mashups<br>gratuitos no youtube, soundcloud, etc.. (talvez tb. porque seus<br>



autores não estejam em dia com a OMB).<br>- o mundo das artes em geral é mais dinâmico que o mundo que teoriza<br>sobre elas (gosto de acreditar que ainda seja assim, ou já
 me<br>engano?). Se assim é, então não podemos, de cima de nossa autoridade,<br>dizer que tal coisa vale mais porque impactou com mais força, porque:<br>- para analisar impactos é preciso fazer uma avaliação do tipo<br>'musicologia histórica': não dá pra ser na hora e no ato. Falamos de<br>



impacto cultural, certo? Então que antropólogos e etnólogos ainda<br>avaliem a análise do musicólogo histórico!<br>- tenho medo desse matrimônio entre arte e ciência. Claro que existe<br>ligação histórica entre ambas, mas também muito conflito. Esse loop<br>



que pretendemos montar com o qualis tende a neutralizar o conflito.<br>- sem conflito, nossa arte fica acariciando o próprio umbigo. É nós<br>aqui fazendo musicologia da própria obra ou do colega. O mesmo que um<br>bioquímico sintetizar a molécula que o colega de outro departamento<br>



vai analisar. É o compositor compondo obra para (na melhor das<br>hipóteses) o colega
 analisar.<br><br>Um abraço,<br>Rodolfo Caesar<br><br><br><br>2012/6/17 silvioferrazmello <<a href="http://mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a>>:<br>> aí tenho de concordar um pouco com "o sistema"...<br>



> para apresentação em uma sala grande existe um conselho, uma direção artística etc...que de certo modo qualifica o evento.<br>> a qualificação de um artigo se dá pela revista em que ele foi publicado, o de um livro pela editora...o de concertos pela equação evento/espaço.<br>



> ou seja, a avaliação do conteúdo, da técnica, do repertório, etc. estaria avaliada pelo local/editora/evento/revista de difusão.<br>><br>> abs<br>> silvio<br>><br>><br>> On Jun 15, 2012, at 9:18 AM, <a href="http://mc/compose?to=lcm@usp.br" target="_blank">lcm@usp.br</a> wrote:<br>



><br>>> Caro Álvaro, Silvio e demais da
 lista,<br>>><br>>> Quanto ao parágrafo 5 da resposta do Álvaro ("Correndo o risco de falar uma bobagem imensa..."):<br>>><br>>>   Me pergunto se realmente é diferente se apresentar em um evento local (a tal B1) e numa grande sala, se o conteúdo da interpretação ou composição é o que realmente faz a diferença. Já que por um vídeo na internet e broadcast yourself (desculpem: divulgar a sua produção acadêmica) é coisa que absolutamente QUALQUER UM pode fazer. A diferença não reside por aí...<br>



>>   Eu gostaria que fosse considerada a questão dos critérios de modo a diferenciar a produção universitária da produção para e do mercado. Nosso modelo já é excessivamente americano, em tudo o que o modelo americano tem de ruim (comprometimento com empresas, dinheiro, produção para o mercado) sem trazer o que ele tem de bom (basicamente, recursos).<br>



>>   Será que estamos realmente
 discutindo se o que deve ser avaliado na produção artística universitária é o conteúdo ou a embalagem? Concordo com o Sílvio que a discussão sobre conteúdo é imensamente difícil, mas avaliar o "impacto na área" (aliás, o que vem a ser "relevância" de uma obra ou de uma execução?) me parece igualmente estranho.<br>



>> Abraços,<br>>><br>>> Luciano<br>>><br>>><br>>> Citando Alvaro Henrique <<a href="http://mc/compose?to=alvaroguitar@gmail.com" target="_blank">alvaroguitar@gmail.com</a>>:<br>>><br>



>>> Sílvio (permita-me chamá-lo apenas por seu nome), ao optar pela opção<br>>>> "responder" ao invés da "responder a todos", os e-mails acabam não sendo<br>>>> enviados à lista, mas apenas ao autor da mensagem respondida.<br>



>>><br>>>> Acredito que um qualis em performance é extremamente simples, provavelmente<br>>>> mais
 simples que na composição - talvez porque sou da performance vejo<br>>>> assim ;-) . Mas veja só:<br>>>><br>>>> - não é a mesma coisa tocar no auditório do próprio local de trabalho e<br>>>> tocar no Carnegie Hall;<br>



>>> - não é a mesma coisa tocar numa orquestra de projeto social e ser solista<br>>>> da Berliner;<br>>>> - não é a mesma coisa organizar a própria apresentação e ser aprovado pra<br>>>> tocar no maior congresso da sua área;<br>



>>> - não é a mesma coisa fazer um recital isolado e fazer uma turnê de<br>>>> lançamento de CD.<br>>>><br>>>> Etc...<br>>>><br>>>> Dá trabalho, talvez não seja interessante, mas é viável. Claro que a<br>



>>> primeira versão terá falhas, mas só é aprimorável o quê já existe. Já tem<br>>>> um protótipo disso, como ser performance em evento
 acadêmico, ter âmbito<br>>>> nacional, local ou internacional, etc.<br>>>><br>>>> E, ao contrário do que pensa o autor da matéria do jornal, uma performance<br>>>> A1 tem de valer o mesmo de um artigo A1, além da performance ter de ser<br>



>>> avaliada por parâmetros da performance, não por de outro tipo de produção.<br>>>> O fato de "regência de coros comunitários" ser objeto de artigos A1 não<br>>>> deve fazer com que, para o qualis de performance, reger um coro de igreja<br>



>>> valha mais que reger a Wiener Philharmoniker. Afinal, a proposta dele era<br>>>> que seu livro, por poder ser hipoteticamente objeto de estudo de um<br>>>> possível artigo qualificável como A1, deve inevitavelmente pontuar mais que<br>



>>> um artigo A1 sempre. Especialmente se o livro for escrito por um professor<br>>>> e o artigo por um aluno, óbvio. Mais
 geração x, impossível. Desculpe a<br>>>> cutucada, aqui não é o local apropriado pra discutir conflito de gerações.<br>>>><br>>>> Provavelmente se compositores se dedicarem a pensar um pouco sobre um<br>



>>> qualis de composição serão encontradas essas diferenças óbvias que podem<br>>>> gerar uma proposta de qualis que terá falhas, mas a vida é assim. Só<br>>>> podemos discutir sobre melhorar o lattes havendo um lattes, não é mesmo?<br>



>>><br>>>> Correndo o risco de falar uma bobagem imensa, por meter o dedo de outra<br>>>> área, acho que faz sentido a Bienal pontuar como B1. Ela é demasiado<br>>>> nacional, em alguns aspectos extremamente local, pra pleitear um qualis<br>



>>> maior que isso, apesar da peneira certamente ser dura. Desculpe-me se<br>>>> estiver mal informado, mas me parece que os intérpretes da bienal
 são<br>>>> apenas músicos da cidade que a organiza. Isso é um dos fatores que limita o<br>>>> alcance e a relevância do evento em muitos aspectos, que vão desde<br>>>> a intérpretes trabalhando em ritmo de produção que compromete as<br>



>>> performances à pouca repercussão das obras - afinal, é natural que<br>>>> intérpretes que preparam uma obra para um evento importante a toquem em<br>>>> pelo menos uma ocasião mais, e se 100 intérpretes de 1 cidade a toquem de<br>



>>> novo, foi apenas uma reprise na mesma cidade, provavelmente pro mesmo<br>>>> público, enquanto 100 músicos de 100 cidades que a toquem de novo gerarão<br>>>> 100 outras cidades e milhares de outros ouvintes apreciando um pouquinho da<br>



>>> bienal. O fato da Bienal não ser um evento itinerante e não gerar gravações<br>>>> também não ajuda. Já que apenas os moradores
 de uma cidade e os<br>>>> compositores prestigiados podem apreciar o evento, o alcance fica<br>>>> incrivelmente menor que eventos de pequeno porte, como o Festival de Música<br>>>> Clásica Contemporánea de Lima, que transmite as apresentações ao vivo pela<br>



>>> internet, produz ao final CDs com trechos de cada um dos recitais, e conta<br>>>> com a presença de compositores e intérpretes de quatro a seis países<br>>>> diferentes.<br>>>><br>


>>> Concordo que o julgamento de qualis deve ser mais focado em relevância e<br>
>>> alcance que qualidade (tanto composição quanto performance). Sem dúvida o<br>>>> fato de uma apresentação ter acontecido ou de uma composição ter sido<br>>>> tocada significa que ela já teve seu mérito de qualidade julgado como<br>



>>> satisfatório, do contrário aquela performance não
 ocorreria.<br>>>><br>>>> Abraços,<br>>>> Alvaro Henrique<br>>>><br>>>><br>>>><br>>>><br>>>><br>>>> Em 11 de junho de 2012 19:44, Damián Keller<br>



>>> <<a href="http://mc/compose?to=musicoyargentino@hotmail.com" target="_blank">musicoyargentino@hotmail.com</a>>escreveu:<br>>>><br>>>>><br>>>>> Reencaminhando...<br>>>>><br>



>>>> Abraços,<br>>>>> Damián<br>>>>><br>>>>> Dr. Damián Keller - Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) -<br>>>>> Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal<br>



>>>> University of Acre - <a href="http://ccrma.stanford.edu/%7Edkeller" target="_blank">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><br>>>>><br>>>>><br>>>>>
 ------------------------------<br>>>>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre<br>>>>> arte e ciência<br>>>>> From: <a href="http://mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a><br>



>>>> Date: Wed, 6 Jun 2012 10:10:29 -0300<br>>>>> CC: <a href="http://mc/compose?to=musicoyargentino@hotmail.com" target="_blank">musicoyargentino@hotmail.com</a><br>>>>> To: <a href="http://mc/compose?to=alexandre_ficagna@yahoo.com.br" target="_blank">alexandre_ficagna@yahoo.com.br</a>; <a href="http://mc/compose?to=rcaesar@oi.com.br" target="_blank">rcaesar@oi.com.br</a>;<br>



>>>> <a href="http://mc/compose?to=carole.gubernikoff@gmail.com" target="_blank">carole.gubernikoff@gmail.com</a><br>>>>><br>>>>> Como minhas mensagens não são postadas na lista da ANPPOM, escrevo a vcs...<br>



>>>><br>>>>> Falando da composição, minha área de atuação:<br>>>>><br>>>>> Existe uma grande diferença entre produção artística e produção científica.<br>>>>> A primeira dela diz respeito a arte da performance: "l'art de la<br>



>>>> répétition" ... "rehearsal art"<br>>>>> O que para um teórico seria repetir, repetir um artigo ou palestra aqui ou<br>>>>> acolá, na arte é outra coisa: repetir uma obra tem implicações muito mais<br>



>>>> sérias e interessantes do que simplesmente se repetir.<br>>>>><br>>>>> Do mesmo modo que tocar um concerto duas vezes não é se repetir (o<br>>>>> repertório
 é sempre retrabalhado, sempre envolve boas horas de estudo), ter<br>>>>> uma obra tocada duas vezes ao ano, por grupos diferentes ou pelo mesmo<br>>>>> grupo mas em lugares muito diferentes, não é se repetir.<br>



>>>> Envolve contato com o grupo, ensaios, reensaios, ajustes de partitura.<br>>>>> Por outro lado a repetição de uma obra em concerto demonstra o<br>>>>> amadurecimento de um trabalho.<br>



>>>> É comum a estreia de uma obra, mas é raro ela ser reapresentada, sobretudo<br>>>>> reapresentada por grupos diferentes, o que demonstra crescimento da obra e<br>>>>> de sua recepção.<br>



>>>><br>>>>> No que diz respeito à criação propriamente dita: Ok, escrevemos a peça uma<br>>>>> vez só, no entanto não temos como publica-la. Por isto o erro de<br>>>>> considerar-se a estreia como publicação. Qdo
 publicação é publicação, seja<br>>>>> digital ou analógica. O mesmo vale para gravação, que também não substitui<br>>>>> a publicação nem a estreia.<br>>>>><br>>>>> Neste sentido é que necessitamos de um qualis de composição sério,<br>



>>>> distinto de qq qualis de livro ou congresso.<br>>>>> Ok, podemos ter um primeiro critério: espaços de abrangência<br>>>>> internacional, nacional, local; editoras idem; gravadoras idem.<br>



>>>> Mas temos também o repertório envolvido, sua dificuldade.<br>>>>> Uma obra para orquestra tem uma certa complexidade de escrita, mas a mesma<br>>>>> coisa se dá para um solo...ou seja, não pode ser por aí.<br>



>>>><br>>>>> Por outro lado... a avaliação por pares: isto já ocorre no processo de<br>>>>> seleção para concertos, não precisa ser
 refeito no qualis....aliás, o tempo<br>>>>> de avaliação de uma banca para uma bienal é bem maior do que o do avaliador<br>>>>> capes...o que torna sua qualificação falha.<br>>>>><br>



>>>> Minha sugestão é:<br>>>>> 1. avaliação do local de difusão (concerto, evento, editora, gravadora:<br>>>>> internacional, nacional, local; com/sem conselho; com/sem processo seletivo<br>



>>>> por pares)<br>>>>> 2. avaliação do grupo encarregado pela difusão (internacional, nacional,<br>>>>> local)<br>>>>> 3. avaliação de amadurecimento: estreia, apresentação (considerando-se<br>



>>>> distancia mínima entre apresentações e se com o mesmo ensemble ou<br>>>>> performer, que configure retrabalho..equivalendo assim estreia e<br>>>>> apresentação)<br>>>>><br>



>>>> A coisa é
 simples e não devemos nunca entrar em méritos de qualidade do<br>>>>> trabalho: isto quem qualifica é o grupo que selecionou a obra, o evento que<br>>>>> a aceitou, a gravadora, ou a editora. Já basta ter papers esculhambado por<br>



>>>> razões de discordância teórica...isto se multiplica exponencialmente no<br>>>>> caso de trabalhos artísticos...<br>>>>><br>>>>> abs<br>>>>> Silvio<br>>>>><br>



>>>><br>>>>><br>>>>><br>>>>> ________________________________________________<br>>>>> Lista de discussões ANPPOM<br>>>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>



>>>>
 ________________________________________________<br>>>>><br>>>><br>>><br>>><br>>><br>>> ________________________________________________<br>>> Lista de discussões ANPPOM<br>



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