<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Caro Damián,<br><br>A situação aqui no Maranhão não é muito diferente. A UFMA é uma universidade de médicos; há 6 departamentos de Medicina e 80% dos reitores eleitos na história da UFMA são dessa área. A área de Artes é relativamente antiga, mas sempre esteve à margem em termos de apoio e incentivo. Os professores de Artes que conseguem incentivos para pesquisa são aqueles que justamente adequam seus projetos aos moldes acadêmicos tradicionais, ou seja: as pesquisas não abarcam atividades artísticas.<br><br>Com relação aos Editais que tu mencionaste, certamente é porque nestas instituições de fomento à pesquisa, não há nenhum avaliador/representante/elaborador da área de Artes. As outras áreas - saúde e tecnologia, principalmente - já consolidaram seu espaço há décadas. Creio que a situação só seja resolvida quando um
 número maior de artistas pesquisadores passem a ocupar estes espaços. A situação na região Norte se assemelha muito ao Maranhão: temos uma diversidade cultural imensa que ainda é "virgem", e o apoio para trabalho é praticamente inexistente, até porque há relativamente poucos profissionais de nossa área nestes locais.<br><br>Entendo que a proposta de muitos colegas é equiparar os critérios de produção artística e colocá-los em pé de igualdade com o que já existe para regulamentar o incentivo à produção científica. Em termos de concepção, tendo a não concordar com isso, pelos motivos que havia exposto. Mas há realmente uma necessidade de afirmação da área de Artes no âmbito acadêmico e também na sociedade, e apoio os colegas que se proporem a fazê-lo sob esta perspectiva.<br><br>Essa situação me lembra a questão da Música no Brasil no final do século XIX: o Brasil necessitava se afirmar culturalmente, e a saída mais
 aparente foi com o movimento nacionalista do Século XX, quando nosso compositores criaram obras com "material sonoro nacional" sob o estilo erudito europeu. A tendência hoje é valorizar a manifestação artística dentro do seu contexto, mas o trabalho dos compositores da 1ª metade do Século XX foi fundamental para afirmar nossa identidade nacional.<br><br>Abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Cerqueira</font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a><font size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a><br></font><span
 style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>dom, 1/7/12, Dr. K <i><musicoyargentino@gmail.com></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Dr. K <musicoyargentino@gmail.com><br>Assunto: Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência<br>Para: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Cc: silvioferrazmello@uol.com.br, dal_lemos@yahoo.com.br<br>Data: Domingo, 1 de Julho de 2012, 12:02<br><br><div id="yiv38561094"><div>Caros Daniel e Silvio,</div><div>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">Eu gostaria muito de
poder concordar com vocês. Lamentavelmente, aqui no Norte o sistema
de avaliação tem impacto no dia-a-dia do trabalho de pesquisa. Cito
alguns exemplos:</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">- projetos da área de
música são eliminados de editais regionais por não estar dentro
das <áreas prioritárias>.</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">- a produção
artística é considerada como de <segunda categoria> em
relação às outras áreas. Isso é reforçado pela falta de
sistemas próprios de medição de impacto (por exemplo, enquanto o
JNMR tem uma classificação que não chega a 1 ponto no JCR (que
aparece no Lattes), revistas da área de biologia tem acima de 3
pontos).</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">- a falta de apoio da
Capes para as atividades de pesquisa em música (justificada pelos
motivos que coloquei no email anterior = não existe pósgraduação) embasa sistemas de avaliação internos onde <compor, gravar e
publicar uma obra> (em conjunto) é igual a 7 pontos, e publicar 1
artigo vale 20 pontos.</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;"><br>
</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">O mais estranho de tudo
é que o discurso oficial das agências de fomento é exatamente o
oposto: <[existe] a necessidade de se ofertar maior apoio aos 35
mil jovens doutores hoje envolvidos em pesquisas. “Eles precisam
ser apoiados, pois sem estímulos acabam desistindo e uma vez fora
não retornam”>. (CNPq, 28 jun 2012).</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">Como mencionei antes,
só vejo sentido nesta discussão se for para implementar propostas
concretas: (por exemplo) mudar o Qualis, criar uma pós para a região
Norte, incluir a música nos editais regionais.</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">Abraços,</p>
<p class="yiv38561094western" style="margin-bottom:0cm;">Damián</p></div><div><br></div><div><br></div>-- <br><div>Dr. Damián Keller</div><div>NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research (NAP), Federal University of Acre / <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ccrma.stanford.edu/%7Edkeller">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a></div>
<br>
</div></blockquote></td></tr></table>