<div><div><br></div><div>Cara Sonia,</div><div><br></div><div>Muito obrigado pelos esclarecimentos. Todos os itens que vc menciona são relevantes para os PPGs já estruturados. O problema mais grave está nas IFES onde não existem PPGs de música. Como o Silvio colocou, <o problema não é a qualificação, a pontuação mas o que se faz com tal pontuação e qualificação>.</div>
<div><br></div><div>Os 3 exemplos que citei antes (falta de programas de pósgraduação, exclusão da área de música dos editais regionais, e sistemas de avaliação internos que não levam em conta a produção da área) têm impactos negativos nos grupos de pesquisa que atuam fora do âmbito de influência da comissão de Artes da Capes.</div>
<div><br></div><div>A política de avaliação focalizada nos PPGs tira o incentivo da produção em pesquisa nas IFES onde não existem programas e fomenta um círculo vicioso: onde não tem doutores não tem pós, e onde não tem pós nunca haverá doutores. Essa é a realidade na região Norte.</div>
<div><br></div><div>> A área, representada pela ANPPOM, pode (claro!) definir caminhos para sua</div><div>produção expandindo as normas da Capes ou criando novas propostas, só não</div><div>pode legislar 'sobre' a Capes, precisa pensar "com" a Capes pra que</div>
<div>possamos dar um passo significativo.</div><div><br></div><div>Em 2009 colocamos os problemas que estamos discutindo na reunião com as agências de financiamento durante o congresso da Anppom. Fizemos mais duas tentativas em 2010 e em 2011. A posição que foi colocada na última reunião é que depende de nós - pesquisadores - qualquer mudança em relação à situação da pósgraduação na região Norte.</div>
<div><br></div><div>A consequência é clara: a pesquisa em música na região Norte está em um beco sem saída.</div><div><br></div><div>Abraço,</div><div>Damián</div></div><div><br></div><div><br></div>-- <br><div>Dr. Damián Keller</div>
<div>NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research (NAP), Federal University of Acre / <a href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller" target="_blank">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a></div><br>