<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Olá Heloísa,<br><br>Muito bem lembrado! Esqueci da área de Comunicação, inclusive organizamos um evento aqui chamado MUSICOM com sobre Música e Mídia, me esqueci disso, hehehe. Agora já tentei imaginar outra área: Música e Química tem algo a ver? Será que são mesmo "pão e durex"?<br><br>Bem colocado: são os Conservatórios do Século retrasado. Particularmente, não gosto quando as pessoas utilizam as palavras "Conservatório" e "Música Erudita" de forma pejorativa... elas só tem sido utilizadas para ilustrar o que é "retrógrado", "reprodutivo", "mecânico". Isto que as pessoas falam é um sistema de ensino do Século XIX, como tu mencionaste; esse sistema não pode ser associado a um estilo musical ou à instituição. Há vários conservatórios que adotam estratégias de ensino em consonância com a realidade atual.<br><br><br><p
 style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Cerqueira</font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a><font size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a><br></font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>seg, 2/7/12, Heloísa e Wagner Valente <i><whvalent@terra.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Heloísa e Wagner Valente <whvalent@terra.com.br><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista]Matéria sobre avaliação diferenciada
 entre arte e ciência<br>Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos@yahoo.com.br><br>Data: Segunda-feira, 2 de Julho de 2012, 22:21<br><br><div id="yiv44875064">
<style>#yiv44875064 BODY {font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px;}</style><br>
olá, Daniel,<br>
<br>
mal estou podendo acompanhar a conversa. Mas não poderia deixar de dizer que gostei muito do segundo parágrafo!<br>
enquanto isso, teimosamente, nossos colegas insistem em que a música se limite às abordagens conservatoriais do século retrasado...<br>
acrescente à lista as aáreas da comunicação, também (não só porque lido com isso....)<br>
na assembleia passada, ficou decidido que se criaria um tempo-espaço para tais discussões.é esperar o programa para ver...<br>
<br>
abraço, Heloísa<br>
<br>
 <br>
<br>
<span style="font-weight:bold;">On Seg 02/07/12 13:47 , Daniel Lemos dal_lemos@yahoo.com.br sent:<br>
</span><blockquote style="BORDER-LEFT:#F5F5F5 2px solid;MARGIN-LEFT:5px;MARGIN-RIGHT:0px;PADDING-LEFT:5px;PADDING-RIGHT:0px;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>
Olá Luciano,<br>
<br>
Sim, o papel mais importante nos locais onde ainda não há este espaço consolidado de Artes é justamente convencer a importância de ter profissionais da área participando junto a comissões examinadoras de Editais de apoio à pesquisa e em outros locais onde a presença é fundamental.<br>
<br>
E como tu disseste, a Música como área de conhecimento pode se aproximar de praticamente todas as outras áreas: temos diálogo com a Psicologia, Pedagogia, História, Antropologia, Geografia (a Música como instrumento identitário de uma região), Medicina (do Músico), Neurociência, Biologia (Fisiologia da voz), Educação Física, Letras (Música como linguagem e poesia como um híbrido com a Música), Física (Acústica), Matemática (Composição), Engenharia (de som), Teatro (híbrido com a Música como nas óperas), Artes Visuais
 (híbrido com a Música como os Etudes-Tableaux ou Quadros em Exposição)...<br>
<br>
ufa!!!<br>
<br>
<br>
<p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><span style="font-size:12pt;">Daniel Cerqueira</span><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;font-size:10pt;">http://musica.ufma.br</span></a><span style="font-size:10pt;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;font-size:10pt;"></span></a><br>
</span><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br>
<br>
--- Em <span style="font-weight:bold;">seg, 2/7/12, luciano cesar <span style="font-style:italic;"></span></span> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>
De: luciano cesar
 <br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência<br>
Para: "Daniel Lemos" <br>
Data: Segunda-feira, 2 de Julho de 2012, 10:32<br>
<br>
<div id="yiv44875064"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top">Caro Daniel,<div><br>
</div><div>   Acho que aqui vai valer a força do argumento. Por mais que haja diferenças, há semelhanças. E a medicina com a música tem esse lado de artes operativas, pode ser que por aí se consiga algum diálogo...</div><div>A musicologia puramente teórica sofre com esse parentesco, como a filosofia. Mas pela chamada (na idade média) "música prática"talvez seja possível trazer a teoria junto. Ocupação de espaços parece fundamental...</div><div><br>
</div><div>Abraço, </div><div><br>
</div><div>Luciano<br>
<br>
--- Em <span style="font-weight:bold;">dom, 1/7/12, Daniel Lemos
 <span style="font-style:italic;"></span></span> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>
De: Daniel Lemos <br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação
 diferenciada entre arte e ciência<br>
Para: musicoyargentino@gmail.com, anppom-l@iar.unicamp.br<br>
Data: Domingo, 1 de Julho de 2012, 13:06<br>
<br>
<div id="yiv44875064"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>
Caro Damián,<br>
<br>
A situação aqui no Maranhão não é muito diferente. A UFMA é uma universidade de médicos; há 6 departamentos de Medicina e 80% dos reitores eleitos na história da UFMA são dessa área. A área de Artes é relativamente antiga, mas sempre esteve à margem em termos de apoio e incentivo. Os professores de Artes que conseguem incentivos para pesquisa são aqueles que justamente adequam seus projetos aos moldes acadêmicos tradicionais, ou seja: as pesquisas não abarcam atividades artísticas.<br>
<br>
Com relação aos Editais que tu mencionaste, certamente é porque nestas instituições de fomento à pesquisa, não há nenhum
 avaliador/representante/elaborador da área de Artes. As outras áreas - saúde e tecnologia, principalmente - já consolidaram seu espaço há décadas. Creio que a situação só seja resolvida quando um
 número maior de artistas pesquisadores passem a ocupar estes espaços. A situação na região Norte se assemelha muito ao Maranhão: temos uma diversidade cultural imensa que ainda é "virgem", e o apoio para trabalho é praticamente inexistente, até porque há relativamente poucos profissionais de nossa área nestes locais.<br>
<br>
Entendo que a proposta de muitos colegas é equiparar os critérios de produção artística e colocá-los em pé de igualdade com o que já existe para regulamentar o incentivo à produção científica. Em termos de concepção, tendo a não concordar com isso, pelos motivos que havia exposto. Mas há realmente uma necessidade de afirmação da área de Artes no âmbito acadêmico e também na sociedade, e apoio os colegas que se proporem a fazê-lo sob esta perspectiva.<br>
<br>
Essa situação me lembra a questão da Música no Brasil no final do século XIX: o Brasil necessitava se afirmar culturalmente, e a saída mais
 aparente foi com o movimento nacionalista do Século XX, quando nosso compositores criaram obras com "material sonoro nacional" sob o estilo erudito europeu. A tendência hoje é valorizar a manifestação artística dentro do seu contexto, mas o trabalho dos compositores da 1ª metade do Século XX foi fundamental para afirmar nossa identidade nacional.<br>
<br>
Abraço,<br>
<br>
<p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><span style="font-size:12pt;">Daniel Cerqueira</span><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;font-size:10pt;">http://musica.ufma.br</span></a><span style="font-size:10pt;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;font-size:10pt;"></span></a><br>
</span><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br>
<br>
--- Em <span style="font-weight:bold;">dom, 1/7/12, Dr. K <span style="font-style:italic;"></span></span> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>
De: Dr. K <br>
Assunto: Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência<br>
Para: anppom-l@iar.unicamp.br<br>
Cc: silvioferrazmello@uol.com.br, dal_lemos@yahoo.com.br<br>
Data: Domingo, 1 de Julho de 2012, 12:02<br>
<br>
<div id="yiv44875064"><div>Caros Daniel e Silvio,</div><div>
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">Eu gostaria muito de
poder concordar com vocês. Lamentavelmente, aqui no Norte o sistema
de avaliação tem impacto no dia-a-dia do trabalho de pesquisa. Cito
alguns exemplos:</p>
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">- projetos da área de
música são eliminados de editais regionais por não estar dentro
das <áreas prioritárias>.</p>
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">- a produção
artística é considerada como de  em
relação às outras áreas. Isso é reforçado pela falta de
sistemas próprios de medição de impacto (por exemplo, enquanto o
JNMR tem uma classificação que não chega a 1 ponto no JCR (que
aparece no Lattes), revistas da área de biologia tem acima de 3
pontos).</p> 
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">- a falta de apoio da
Capes para as atividades de pesquisa em música (justificada pelos
motivos que coloquei no email anterior = não existe pósgraduação) embasa sistemas de avaliação internos onde  (em conjunto) é igual a 7 pontos, e publicar 1
artigo vale 20 pontos.</p> 
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;"><br>

</p>
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">O mais estranho de tudo
é que o discurso oficial das agências de fomento é exatamente o
oposto: <[existe] a necessidade de se ofertar maior apoio aos 35
mil jovens doutores hoje envolvidos em pesquisas. “Eles precisam
ser apoiados, pois sem estímulos acabam desistindo e uma vez fora
não retornam”>. (CNPq, 28 jun 2012).</p>
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">Como mencionei antes,
só vejo sentido nesta discussão se for para implementar propostas
concretas: (por exemplo) mudar o Qualis, criar uma pós para a região
Norte, incluir a música nos editais regionais.</p>
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">Abraços,</p>
<p class="yiv44875064western" style="margin-bottom:0cm;">Damián</p></div><div><br>
</div><div><br>
</div>-- <br>
<div>Dr. Damián Keller</div><div>NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research (NAP), Federal University of Acre / <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ccrma.stanford.edu/%7Edkeller">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a></div>
<br>

</div></blockquote></td></tr></tbody></table></div><br>
-----Anexo incorporado-----<br>
<br>
<div class="yiv44875064plainMail">________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________</div></blockquote></div></td></tr></tbody></table></div></blockquote></td></tr></tbody></table> 
</blockquote><br></div></blockquote></td></tr></table>