<html xmlns:v="urn:schemas-microsoft-com:vml" xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:w="urn:schemas-microsoft-com:office:word" xmlns:m="http://schemas.microsoft.com/office/2004/12/omml" xmlns="http://www.w3.org/TR/REC-html40"><head><meta http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1"><meta name=Generator content="Microsoft Word 14 (filtered medium)"><style><!--
/* Font Definitions */
@font-face
        {font-family:Calibri;
        panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Tahoma;
        panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;}
/* Style Definitions */
p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";}
a:link, span.MsoHyperlink
        {mso-style-priority:99;
        color:blue;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {mso-style-priority:99;
        color:purple;
        text-decoration:underline;}
span.EstiloDeEmail17
        {mso-style-type:personal-reply;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:#1F497D;}
.MsoChpDefault
        {mso-style-type:export-only;
        font-size:10.0pt;}
@page WordSection1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.WordSection1
        {page:WordSection1;}
--></style><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapedefaults v:ext="edit" spidmax="1026" />
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapelayout v:ext="edit">
<o:idmap v:ext="edit" data="1" />
</o:shapelayout></xml><![endif]--></head><body lang=PT-BR link=blue vlink=purple><div class=WordSection1><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Prezados membros de ANPPOM, CCDIC e CMU-News<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Informamos que a próxima edição da revista <b><i>Sonic Ideas</i></b>, do <b><i>Centro Mexicano de Música e Artes Sonoras</i></b> (CMMAS, México) <b>publicará textos redigidos em português</b> e terá como editor convidado o compositor <b>João Pedro de Oliveira</b> (UFMG; Universidade de Aveiro).<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>A temática desta edição estará voltada à interação entre sons instrumentais e eletrônicos, e a publicação buscará intensificar o intercâmbio entre os países da América Latina. O link para acesso às bases de dados é <http://cmmas.org/cmmas_eventos.php?lan=es&id=666> e a chamada completa segue abaixo.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Atenciosamente,<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Adriana Lopes Moreira<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>(USP, Editora da OPUS na gestão 2011-13)<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>******<o:p></o:p></span></p><div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></p></div><div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Revista do Centro Mexicano de Música e Artes Sonoras (CMMAS)<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Prazo para submissão de artigos: até 1 de fevereiro de 2013<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Data prevista de publicação: Outono 2013<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Editor convidado, Dr. João Pedro Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Aveiro)<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>  <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>O Centro Mexicano de Música e Artes Sonoras (CMMAS), anuncia chamada de trabalhos para o próximo número da revista Ideas Sónicas/Sonic Ideas, em versão impressa e online, dedicada à música eletroacústica e às artes sonoras. Dentre os objetivos desta revista está a divulgação de novas perspectivas e desafios relacionados com a tecnologia, exploração da sua influência na música e na arte sonora, e promoção da pesquisa e debate científico/artístico, visando promover a interação entre compositores, intérpretes, pesquisadores e público em geral. <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>O presente número de Ideas Sónicas / Sonic Ideas abordará o tema: "Interação entre sons instrumentais e eletrônicos: possibilidades e perspectivas ".<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Pretende-se dar a conhecer diferentes perspectivas de pensamento, modelos, formas e processos de interação entre sons instrumentais e sons eletrônicos, na composição e interpretação de obras mistas.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Tópicos de pesquisa sugeridos:<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>1. Conceitos.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Que significados pode ter a interação entre sons instrumentais e eletrônicos na criação de uma linguagem composicional?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Existe uma ou mais "estéticas" de interação musical?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Existem modelos ou morfologias de interação? Que papel podem assumir no pensamento da composição?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>2. Técnica de Composição.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Que parâmetros nos ajudam a definir modelos de interação?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- O gesto musical, a conexão entre os materiais, a justaposição ou sobreposição de elementos, a continuidade ou descontinuidade, têm um papel importante ou essencial na criação de um vocabulário interativo?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- No processo de composição, como é pensada a interação?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Pensamento abstrato e experimentação laboratorial; qual a influência de ambos na composição interativa?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>3. Tecnologia.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Como o desenvolvimento da tecnologia vem influenciando a maneira de pensar a interação entre instrumentos e eletrônica na composição de obras mistas?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Qual o papel do interface? Uma melhor tradução do gesto instrumental pelo interface implica melhores possibilidades de interação?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Quais as principais diferenças entre a interação "live" e interação com sons pré-gravados?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>4. Escuta.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Que significados de escuta pode ter a interação entre sons instrumentais e sons eletrônicos?<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>CRITÉRIOS E REGRAS GERAIS<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>• Podem participar autores de qualquer nacionalidade, residentes no México ou no estrangeiro.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>• A autoria do texto deve ser confirmada através de declaração assinada. Os autores devem obter o direito de reprodução dos materiais utilizados e apresentar o comprovante do mesmo, quando da entrega do trabalho.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>• Os autores, cujas contribuições venham a ser publicadas, outorgam ao CMMAS o direito não-exclusivo para divulgar seu trabalho através de qualquer meio, dentro dos limites da lei mexicana.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>• Serão aceites textos em inglês e espanhol. Textos em português poderão ser excepcionalmente aceites se o editor os considerar de alta qualidade. Nesse caso, deverá também ser fornecido um resumo em inglês.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>• A publicação respeitará a língua original, não excluindo no entanto a possibilidade de uma publicação bilíngüe. O texto deve ser acompanhado de uma breve biografia sobre o autor(es) (máximo 100 palavras) e informações de contato: nome(s) e sobrenome(s), nacionalidade, endereço completo de residência atual, telefone(s), e-mail, website, e afiliação institucional, se aplicável.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>• Os textos serão recebidos até 1 de fevereiro de 2013, em <a href="mailto:editor@sonicideas.org">editor@sonicideas.org</a> ou nas instalações do CMMAS, neste último caso, devendo ser entregues em cd-rom. Todos os textos serão analisados pelo editor convidado, cuja decisão sobre a  publicação não está sujeita a qualquer reclamação. Os autores dos textos selecionados serão contatados diretamente pelo editor convidado. Textos não selecionados poderão ser considerados para edições posteriores da revista, sendo os autores informados de tal possibilidade. Se o editor sugerir alterações a um determinado texto, o autor terá um prazo para as realizar.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>  <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Instruções para autores:<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>O texto deve satisfazer as seguintes condições:<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'> <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Formato Word(x) sem limite mínimo ou máximo de extensão.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Página A4, margens de 2,5 cm em cada lado, numeração de páginas centrado na parte inferior.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Texto. Times New Roman, com espaçamento 1,5.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Título. 14 pontos centrado e em negrito.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Sub-títulos. 12 pontos centrado e em negrito.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Conteúdo. 12 pontos, sem indentação, justificado.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Nomes de obras, notas musicais e palavras estrangeiras. 12 pontos, itálico justificado.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Notas de rodapé. 10 pontos, justificado, espaço simples, numeradas em superscript.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Gráficos e/ou figuras. Enviados em arquivos separados, numerados Fig.1, 2, em grayscale,  resolução de 300dpi.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- Texto dos gráficos/figuras. 10 pontos, centrado.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>- No caso em que o texto for acompanhado de exemplos áudio, estes só serão publicados na versão on-line.<o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>  <o:p></o:p></span></p></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'>Nota: Eventualmente os requisitos do texto poderão ser modificados pelo editor convidado.<o:p></o:p></span></p></div></div><div><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></p></div></div></div></body></html>