O grande equívovo é inserir artes no currículo Lattes, e pretender avaliar produção artística de acordo com critérios análogos aos da produção científica. Os critérios de relevância e pontuação de uma produção artística, só poderiam ser definidos por verdadeiros artistas, que são raros em nossas instituições, como são raros os verdadeiros pesquisadores. Existe uma outra coisa que é "pesquisa em artes". Para tratar disso, seria necessário um terceiro grupo, o daqueles que fazem isso, e que deveriam definir, em primeiro lugar, o que seja. O Lattes já coloca pesquisadores em Ciências Humanas em desvantagem em relação a pesquisadores em ciências exatas. O que dizer de uma produção artística avaliada de acordo com critérios científicos adaptados.<br>
<br><div class="gmail_quote">2012/8/7 Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
Respondendo a uma mensagem antiga de Mauricio Loureiro, que só agora me chegou,<div><br></div><div>e retomando a discussão sobre a distorção que é a utilização Qualis Artístico da Capes a partir de dados do currículo lattes para qualificação de bolsas individuais,</div>

<div><br></div><div> tenho a dizer que aqui na UFJF, a Pró-reitoria de pesquisa tem usado esse recurso sistematicamente. Isto se dá, me parece, porque na verdade ninguém sabe como avaliar produção artística de um pesquisador... então aplica-se o qualis artístico à produção do sujeito.</div>

<div><br></div><div>Tem-se aplicado também a qualificação de periódicos para as publicações do pesquisador, e aqui formulou-se uma espécie de ranking. O resultado é: pesquisadores que conseguem publicar em periódicos mais qualificados e/ou possuem produção artística antenada com os "parâmetros qualis" ganham uma pontuação desproporcionalmente maior que pesquisadores que atuam em outras esferas. Como consequência, papam todas as bolsas.</div>

<div><br></div><div>Ora, somente pesquisadores mais antigos conseguem publicações polpudas e/ou estréias em lugares "up qualis": recém-doutores não conseguem sequer bolsas para iniciação científica, ficando assim no limbo do feedback institucional.</div>

<div><br></div><div>Além disso, publicações em anais de congressos não possuem pontuação. O resultado é uma desqualificação de periódicos honestos e permanentes mas que não possuem pontos capes, e um consequente desinteresse na participação em Congressos - fato que a mim soa uma absurda distorção!</div>

<div><br></div><div>Escrevo tudo isso porque é prática consistente na minha Universidade. Há mais relatos a respeito? Pessoal do sudeste: como orientar ou intervir nesse processo? </div><div><br></div><div>Deixo em aberto para discussão.</div>

<div><br></div><div>um abraço</div><div><br></div><div>Alexandre</div><div><br></div><div><br></div><div><br><div><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<div><div style="font-size:10pt;font-family:verdana,helvetica,sans-serif"><div style="font-family:verdana,helvetica,sans-serif;font-size:10pt"><div style="font-family:times new roman,new york,times,serif;font-size:12pt">
<div dir="ltr">
<font face="Arial">  <b><span style="font-weight:bold">De:</span></b> Mauricio Alves Loureiro <<a href="mailto:mauricio.alves.loureiro@gmail.com" target="_blank">mauricio.alves.loureiro@gmail.com</a>><br> <b><span style="font-weight:bold">Para:</span></b> <a href="mailto:estudio@bethbento.com" target="_blank">estudio@bethbento.com</a>; Pesquisadores em Sonologia (Música) <<a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>> <br>

 <b><span style="font-weight:bold">Enviadas:</span></b> Segunda-feira, 30 de Julho de 2012 21:34<br> <b><span style="font-weight:bold">Assunto:</span></b> Re: [Sonologia-l] Res: Res: Re: [ANPPOM-Lista] Lattes mais amigavel<br>

 </font> </div> <br><div>



















<div><span>Pessoal,</span></div>

<div><span> </span></div>

<div><span>Como o Fernando,
tive muita dificuldade de acompanhar a discussão, mas por outro motivo – estava
esperando voltar das férias para verificar as tais modificações do lattes, mas a
questão que o Duda levantou me inspirou a entrar nessa discussão, mesmo sem
conhecer ainda o novo lattes: “</span><span>O problema do Lattes é que tem gente
que começa a acreditar nele.” (me desculpem se ficou meio longo)<br>
<br>
</span></div>

<div><span>Na verdade, não vejo problema em acreditar no lattes, que
considero uma boa plataforma de registro e que vem sempre melhorando desde o
famoso (mas não saudoso) “banco de currículos” do CNPQ. Eu colocaria a questão
do Duda de outra forma: “tem gente que começa a acreditar na inteligência do
lattes”.</span></div>

<div><span> </span></div>

<div><span>Eu entendo que o lattes não oferece mais que uma plataforma
de registro, ou “caixinhas,” como disse o Fernando. Assim, qualquer processo de
avaliação que utiliza o lattes como fonte de informação, deve propor os
critérios do julgamento para a modalidade de produtividade a ser avaliada, pois
o lattes não propõe qualquer métrica de produtividade, seja ela cientifica,
acadêmica, docente, administrativa, artística, profissional, atlética,
esportiva, etc. Assim, continuo acreditando nele e, como disse o Fernando, “enquanto
ferramenta ele é bom e se presta ao que se propõe: registrar a produção de
pesquisadores.” Acho ainda que foi uma boa iniciativa do CNPq quando decidiu implementar
uma plataforma mais abrangente, oferecendo recursos de registro além de seus
próprios propósitos de avaliar a qualificação científica individual do proponente/candidato.
As inúmeras adesões à utilização do lattes mostram que ele vem servindo para outros
tipos de avaliação: dos Programas de Pós pela CAPES; de currículos para
julgamentos de concursos públicos e concessão de inúmeras modalidades bolsas; da
produção intelectual de departamentos para fins de provimento de vaga docente
(como aqui na UFMG a partir do ano que vem), etc. Aplicar as informações
registradas no Lattes aos critérios estabelecidos por cada julgamento
específico não me parece problema, mesmo se a informação estiver armazenada em
uma ”caixinha” meio desencaixada para um certo item específico de produção -
sempre deu pra colocar as coisas lá (não sei agora com o lattes novo).</span></div>

<div><span> </span></div>

<div><span>Mas, todos sabemos, as coisas não funcionam sempre assim e é
uma pena ver o lattes tão mal utilizado e acho, como o Duda, que é porque
acredita-se na existência de recursos que ele não tem - um problema de fé mesmo
(muitas vezes, má fé). </span></div>

<div><span>Colocar tudo junto numa plataforma, não significa que as
coisas lá têm que ter correspondência ou equivalência. Será que a separação
cada vez maior entre as disciplinas está nos levando a registros também
disciplinares de nossa produção intelectual? Foi isso que você insinuou,
Silvio, quando disse </span><span>“paper da física é relato daquilo que o
físico produz: cálculo” ou “paper de compositor ou interprete é relato daquilo
que ele produz: música” ? E o químico, o médico e o atleta? Teriam suas
caixinhas diferentes daquelas do físico? O paper de 1905 de Einstein foi relato
de cálculo? Um instrumentista ou um compositor não são capazes de fazer
ciência? Ô Silvio, tenha dó... tenho certeza que não foi isso que você quis
dizer, mas ficou bem esquisito isso ai que você disse, meu...</span></div>

<div><span> </span></div>

<div><span>Quanto ao qualis artístico, concordo também com o Rodolfo
que a proposta de </span><span>criar uma tabela capaz de dar conta de
todas as atividades artísticas é uma ambição idiota e arrogante”. Participando
das primeiras comissões da CAPES (não do CNPQ), que ciaram essa tabela
qualificadora da produção artistica, defendi sempre uma visão simplificada da
qualificação, que, mesmo não sabendo como seria, serviria para avaliar um
registro também simplificado da produção artística do Programa (e não do
individuo) – por exemplo, a partir de uma amostragem limitada da melhor
produção do Programa (Duda, na ocasião, me hospedei na sua casa e tivemos
longos papos sobre isso, regados a cachaça, lembra?).<span>  </span>Pois é, a coisa andou para outros caminhos e
hoje temos o “qualis artístico da CAPES”, que é no mínimo ingênuo. Ainda não participei
de avaliação de Programas da CAPES depois da implementação do Qualis, mas
continuo trucando a funcionalidade desta ferramenta.</span></div>

<div><span> </span></div>

<div><span>Enfim, resumindo, transportar a
proposta do qualis da CAPES para o lattes, ou vice-versa, me parece não
entender o propósito de nenhuma das duas propostas, ou então, como diz o Duda,
acreditar no lattes como se ele fosse o próprio Dr. Cesar. </span></div>

<div><span> </span></div>

<div><span>Abraços</span></div>

<div><span> </span></div>

<div><span>Mauricio</span></div>





<br><br><div>Em 29 de julho de 2012 23:53,  <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="mailto:estudio@bethbento.com" target="_blank">estudio@bethbento.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">


Orelhas em pé<br>
" 'Vou morrer e as pessoas vão descobrir minha obra.<br>
<div>Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo<br>
<br>
-----Original Message-----<br>
</div><div>From: <a rel="nofollow" href="mailto:estudio@bethbento.com" target="_blank">estudio@bethbento.com</a><br>
Sender: sonologia-l-bounces@listas.unicamp.brDate: Mon, 30 Jul 2012 02:28:52<br>
To: Unicamp-pesquizadores Pesquisadores Em Sonologia (Música)<<a rel="nofollow" href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>><br>
Reply-To: <a rel="nofollow" href="mailto:estudio@bethbento.com" target="_blank">estudio@bethbento.com</a>,<br>
 Pesquisadores em Sonologia (Música)<br>
 <<a rel="nofollow" href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>><br>
</div><div><div>Subject: [Sonologia-l] Res: Re:  [ANPPOM-Lista] Lattes mais amigavel<br>
<br>
 Chora, me liga, implora meu beijo de novo.<br>
"Você vai renunciar: a se sentar ao meu lado, sair e viajar comigo" (algumas das exigências que Einstein fez à esposa para continuar casado).<br>
<br>
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo<br>
<br>
-----Original Message-----<br>
From: Rodolfo Caesar <<a rel="nofollow" href="mailto:caesar@acd.ufrj.br" target="_blank">caesar@acd.ufrj.br</a>><br>
Sender: sonologia-l-bounces@listas.unicamp.brDate: Thu, 26 Jul 2012 01:26:48<br>
To: Pesquisadores em Sonologia (Música)<<a rel="nofollow" href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>><br>
Reply-To: Pesquisadores em Sonologia (Música)<br>
 <<a rel="nofollow" href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>><br>
Cc: Alexandre Espinheira<<a rel="nofollow" href="mailto:alespinheira@gmail.com" target="_blank">alespinheira@gmail.com</a>>; â€œanppomlist“<<a rel="nofollow" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>>; ANDRE LUIZ ANTUNES NETTO CARREIRA<<a rel="nofollow" href="mailto:andre.carreira@udesc.br" target="_blank">andre.carreira@udesc.br</a>><br>



Subject: Re: [Sonologia-l] [ANPPOM-Lista] Lattes mais amigavel<br>
<br>
Acho que não, Silvio:<br>
<br>
Creio que composições estão agora em 'partituras musicais', que é<br>
exatamente aquele item que comentei, com o qual se pode adquirir um<br>
ponto por conta de músicas que tanto podem ter sido tocadas 'no<br>
Carnegie Hall' quanto aquelas que apenas entraram para jamais sair das<br>
gavetas.<br>
<br>
Oi Leandra: o 'Artes Visuais' certamente não é vacilo do Lattes (só<br>
que entristece ver que lá tb isso vigora): apenas reflete como os<br>
representados querem ser representados. Sempre foram restritivas, as<br>
separações de Grandes Maiúsculas: Cinema, Teatro, Música (Popular &<br>
Erudita), Artes Plásticas, etc., aqueles canais pelos quais o Minc<br>
distribui os óbolos. 'Artes Plásticas' pelo menos ainda podia abrigar<br>
as chamadas 'sound arts'... Mas agora como vai ser? Seria interessante<br>
se elas vierem engordar a Música (via Sonologia...).  Mas isso não<br>
refletiria o que acontece de verdade no mercado: o da música é o que<br>
é, e o das Plásticas é mais amplo e flexível... E não esqueçamos que<br>
artista plástico tem uma independência maior com relação aos suportes.<br>
Para ele boas ideias valem mais do que 'destreza'.<br>
<br>
abs,<br>
d<br>
<br>
<br>
2012/7/25 silvio ferraz <<a rel="nofollow" href="mailto:silvioferrazmello@gmail.com" target="_blank">silvioferrazmello@gmail.com</a>>:<br>
> amigo … pero no mucho!<br>
> agora que quase não tenho mais composições cadastradas no lattes vou me<br>
> dedicar a escrever papéis sobre composições de alguém que não precisa do<br>
> lattes pra viver.<br>
> e pensar que estava aqui em casa feito louco procurando trojan horse em um<br>
> apple! "… no creia pero que los hay los hay"<br>
> abs<br>
> silvio<br>
><br>
> On Jul 25, 2012, at 10:15 PM, Alexandre Ficagna wrote:<br>
><br>
> Oi Alexandre,<br>
><br>
> comigo também, vou ter que reinserir boa parte daquilo que havia cadastrado<br>
> simplesmente como composição. O que cadastrei como apresentação permaneceu.<br>
><br>
> Abraço<br>
> Alexandre Ficagna<br>
><br>
> <a rel="nofollow" href="http://soundcloud.com/alexandre-ficagna" target="_blank">http://soundcloud.com/alexandre-ficagna</a><br>
> <a rel="nofollow" href="http://www.myspace.com/alexandreficagna" target="_blank">www.myspace.com/alexandreficagna</a><br>
> ---------------------------------<br>
> Endereço:<br>
> Avenida Juscelino Kubitschek, 3117, apto 603<br>
> Bairro: Vl. Ipiranga<br>
> Londrina - PR<br>
> CEP: 86010-540<br>
> ________________________________<br>
> De: Alexandre Espinheira <<a rel="nofollow" href="mailto:alespinheira@gmail.com" target="_blank">alespinheira@gmail.com</a>><br>
> Para: Fernando Iazzetta <<a rel="nofollow" href="mailto:iazzetta@usp.br" target="_blank">iazzetta@usp.br</a>><br>
> Cc: <a rel="nofollow" href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>; ANDRE LUIZ ANTUNES NETTO CARREIRA<br>
> <<a rel="nofollow" href="mailto:andre.carreira@udesc.br" target="_blank">andre.carreira@udesc.br</a>>; <a rel="nofollow" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>; Antonia<br>


> <<a rel="nofollow" href="mailto:apereira@ufba.br" target="_blank">apereira@ufba.br</a>><br>
> Enviadas: Quarta-feira, 25 de Julho de 2012 0:16<br>
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Lattes mais amigavel<br>
><br>
> Oi Fernando e todos,<br>
><br>
> realmente tá mais amigável e me parece que mais condizente com a nossa área<br>
> mas, a princípio, boa parte da minha produção artística sumiu... deve ser<br>
> algum bug durante todas essas mudanças.<br>
><br>
> Aconteceu com mais alguém???<br>
><br>
> abrs<br>
> Alexandre<br>
><br>
><br>
><br>
> Em 24 de julho de 2012 12:17, Fernando Iazzetta <<a rel="nofollow" href="mailto:iazzetta@usp.br" target="_blank">iazzetta@usp.br</a>> escreveu:<br>
><br>
> Olás,<br>
> Para aqueles que eventualmente não tenham notado, já está no ar, no site do<br>
> CNPq, a nova versão do Lattes. A plataforma  foi reconfigurada e incorpora<br>
> mudanças significativas para a declaração da produção artística,<br>
> reivindicação antiga da nossa área.<br>
><br>
> O resultado é fruto de um trabalho de vários anos a partir da iniciativa da<br>
> Martha Ulhoa quando era representante de área na CAPES.<br>
><br>
> Abraços,<br>
> Fernando Iazzetta<br>
><br>
><br>
> ________________________________________________<br>
> Lista de discussões ANPPOM<br>
> <a rel="nofollow" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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><br>
> --<br>
> Alexandre Espinheira<br>
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> Contatos: <a rel="nofollow">+55 71 8133-0201</a><br>
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</font></span></div></div></blockquote></div><span><font color="#888888"><br><br clear="all"><br>-- <br>Mauricio Alves Loureiro <<a rel="nofollow" href="mailto:mauricioloureiro@ufmg.br" target="_blank">mauricioloureiro@ufmg.br</a>><br>

Diretor do IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares<br>
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais<br>Tel: <a href="tel:55-31-3409%206652" value="+553134096652" target="_blank">55-31-3409 6652</a><br>
</font></span></div><span><font color="#888888"><br>_______________________________________________<br>sonologia-l mailing list<br><a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a><br>

<a href="https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l" target="_blank">https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l</a><br><br><br> </font></span></div> </div>  </div></div><br>________________________________________________<br>


Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>

<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>

<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>

<div><a href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div>

<br></div><div><div><a href="tel:%2855%2032%29%208481-8277" value="+553284818277" target="_blank">(55 32) 8481-8277</a></div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><br>
</div></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div>carlos palombini<br></div><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a><br>