Oi Alê, não li o artigo dos pesquisadores, e fazer um comentário sobre esta reportagem de revista com 5 micro-parágrafos é difícil. No entanto, para se fazer uma análise como esta, que pode ser interessante do ponto de vista sociológico, antropológico, e mesmo musicológico, seria bom saber os objetivos dos caras. Se é para ver como as relações atuais entre mídias (digitais e as mais antigas), mercado, massificação do consumo, e resultados parciais da globalização do liberalismo, acho interessante. Se é para se formar clubinhos defensores de padrões estéticos, morais, dos 'bons tempos' e outras cositas mas, tô fora!!!!<div>
<br></div><div>Certa vez, um ex-aluno meu de composição, que na época já era formado em licenciatura e clarineta, puxador de sambas de enredo daqui do rio e de são paulo, me contou estar envolvido com uma pesquisa relacionada a esta forma musical. Dentre outras coisas, estavam interessados em saber o porquê dos sambas de enredo dos anos 80 'pegarem' mais rápido na boca do povo, do que os compostos a partir de 1990. Um dos muitos fatores levantados pelos pesquisadores foi a alteração no tempo de travessia  das escolas de samba pelo sambódromo, acelerando os sambas. Outro fator, a obrigatoriedade por parte de um novo regulamento de que as letras dos sambas contivessem em suas letras as palavras que nomeariam cada uma das diversas alas representadas pela escola de samba. O samba de enredo ficou mais rápido, e o trabalho do letrista, limitado. </div>
<div>Creio que o mercado, a massificação e outros quesitos, criem tendências e estilos na grande circulação fonográfica (não falo dos outsides, underground, alternativos, etc). Pode ser que sim...</div><div>Agora dois achismos meus: </div>
<div>1. a MPB atual tá um porre!!!! </div><div>2. Esse artigo não explica o porquê do mesmo efeito (a mesmice) em músicas atuais que não têm a intenção ou a vocação (sic!) comercial...</div><div>Abs</div><div>Marcelo</div>
<div><br><div class="gmail_quote">2012/8/7 Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
That's bullshit...<br><br><div class="gmail_quote">Em 2 de agosto de 2012 16:30, Jorge Antunes <span dir="ltr"><<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

---------- Forwarded message ----------<br><div class="gmail_quote">From: <b class="gmail_sendername">Francisco Braga</b> <span dir="ltr"><<a href="mailto:fjsbraga@gmail.com" target="_blank">fjsbraga@gmail.com</a>></span><br>

Date: 2012/8/2<br>
Subject: O Globo: A música está cada vez mais previsível<br><br><br><div class="gmail_quote"><div><div dir="ltr"><div><div><div><div><div>
<br><font size="4">
A época dourada da música é passado. O Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) confirma esta a...<br></font></div><div><font size="4"><br></font></div><font size="4"><a href="http://oglobo.globo.com/ciencia/a-musica-esta-cada-vez-mais-previsivel-5606263" target="_blank">http://oglobo.globo.com/ciencia/a-musica-esta-cada-vez-mais-previsivel-5606263</a><br>


</font>
<br>
<div><br></div></div></div></div><br></div>                                       </div></div>
</div><br>
</div><br>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>

<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>

<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>

<div><a href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div>

<br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><br>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div><strong>Marcelo Carneiro</strong></div><div>(21) 9382-3621</div><div>(21) 3497-0193</div><div>Skype: Carneiro3729</div>
<br>
</div>