<div class="gmail_quote"><br></div><div class="gmail_quote">Peraí:<div><br></div><div>1 - eugenia musical mal fundamentada X<font size="1"> </font>"clichesismo da música comercial que canaliza milhões em dinheiro". Os termos não se contradizem. Ao contrário, convivem muito bem.</div>

<div><br></div><div>2 - desculpe o meu pouco rigor, mas de fato não entendi o que seria a "denúncia do oportunismo da vadiagem". Há ironia nessa frase? Se houver, menos mal...</div><div><br></div><div>3 - voltando à "falta absoluta de criatividade": essa categoria é um ótimo exemplo de eugenia musical. Não existe, em nenhum lugar onde faça música (por pior que se possa considerá-la, vá saber) a falta ABSOLUTA de criatividade. </div>

<div><br></div><div>4 - clichês existem e são abundantemente usados em todos os tipos de música (seja conscientemente ou não, intencionalmente ou não, comercialmente - quase sempre - ou não). A operação mental que separa uma recorrência constante de um clichê me soa um pouco insidiosa. Não há clichês na "boa-música"(seja lá o que isso for)?</div>

<div><br></div><div>5 - só pra não perder o foco: as pesquisas que apontam uma decadência da qualidade da música (em qualquer ambiente em qualquer época), apontam também para um umbigo (às vezes nem mesmo o próprio umbigo) e se arrogam uma autoridade difícil de sustentar. O que sobra são matérias de revista equivocadas alimentando um senso crítico bobo, que se baseia em critérios quantitativos para falar de qualidade. </div>

<div><br></div><div>Por fim, sempre me sinto um pouco besta ao discutir certos temas, mas, "a música comercial que canaliza milhões em dinheiro" e quem a consome fazem parte de um sistema muito mais complexo. O "oportunismo da vadiagem" (Ô, mas antes fosse só isso!) só pode ser denunciado por cidadãos de bem, cientistas por exemplo. Lembro os tempos em que sambista, capoeirista ou simplesmente um cara com um violão na mão podiam ir presos por....vadiagem. </div>

<div><br></div><div>Eugenia musical mal fundamentada continua me parecendo um termo pertinente. Procuremos saber...</div><div><br></div><div><br></div><div>Em 14 de agosto de 2012 23:34, luciano cesar <span dir="ltr"><<a href="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<div>
<div class="h5"><div class="gmail_quote">

<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0"><tbody><tr><td valign="top" style="font:inherit">Ok, então um levantamento de dados que acusa a falta absoluta de criatividade e o clichesismo da música comercial que canaliza milhões em dinheiro; um levantamento de dados - positivista, mas um levantamento - que embasa a denúncia do oportunismo da vadiagem... e isso é chamado de eugenia musical mal fundamentada por um acadêmico.<br>


<br>  E tudo bem...<br><br>Luciano<br><br>--- Em <b>seg, 13/8/12, Pedro Filho <i><<a href="mailto:pedrofilhoamorim@gmail.com" target="_blank">pedrofilhoamorim@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px">


<br>De: Pedro Filho <<a href="mailto:pedrofilhoamorim@gmail.com" target="_blank">pedrofilhoamorim@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] O Globo: A música está cada vez mais previsível<br>Para: "Ale Fenerich" <<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>><br>


Cc: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012, 10:16<div><div><br><br><div>O problema (ou a salvação, vai saber) é que os vigilantes não apitam muito fora da cerquinha acadêmica. <div>


E essas pesquisas que querem provar a decadência de alguma coisa (me lembra um pouco Adorno, mal comparando, porque ele se aprofundava no próprio preconceito e até o transcendia um pouco) na verdade querem é reforçar uma visão rasa do que seria uma "arte maior"....como alguém comentou aqui: bullshit... <br>



<br>Isso pra mim só serve pra ouvir mais conversa fiada na mesa do bar, de gente enaltecendo Chico Buarque e dizendo que o tchu-tchá, ou o funk, ou o pagodão "não são música", igualzinho ao que os sinhozinhos diziam do lundu outrora. Eugenia musical mal fundamentada. Que preguiça....<br>



<br><br><div>Em 12 de agosto de 2012 19:37, Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">



E não é? <div><br></div><div>Webern, o Pai de Todos Nós, no fim estava compondo com 3 notinhas apenas... mas ele tem a péssima mania de transpor, é um sujeito impaciente...</div><div><br></div><div><br><br><div>

Em 12 de agosto de 2012 14:02, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">



<div><div>
até que não está tão ruim: todo o "nosso" cânone foi criado com 12! E são centenas de anos de música... Conclui-se que as 4 notas para 11 músicas em uns poucos aninhos representam um significativo avanço. Sim, isto é ciência.<div>




<div><br>
<br><div>2012/8/12 Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span><br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">





mais ciência...<div><br></div><div><br></div><div><a rel="nofollow" href="http://colunas.revistaepoca.globo.com/bombounaweb/2012/08/11/11-musicas-de-micareta-criadas-com-as-mesmas-quatro-notas-musicais/" target="_blank">http://colunas.revistaepoca.globo.com/bombounaweb/2012/08/11/11-musicas-de-micareta-criadas-com-as-mesmas-quatro-notas-musicais/</a><br>






</div></blockquote></div>
</div></div><br></div></div><div>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></div></blockquote></div><div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>
prof. Adjunto IAD - UFJF - <a rel="nofollow" href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
<div><br></div><div><a rel="nofollow" href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a rel="nofollow" href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>




<div><a rel="nofollow" href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a rel="nofollow" href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a rel="nofollow" href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>




<div><a rel="nofollow" href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a rel="nofollow" href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div>


<div>

<br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><br>
</div></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br>Pedro Filho Amorim<br><a rel="nofollow" href="http://www.myspace.com/pedrofilho" target="_blank">http://www.myspace.com/pedrofilho</a><br>



<a rel="nofollow" href="http://peofilho.wordpress.com/" target="_blank">http://peofilho.wordpress.com/</a><br><a href="tel:%2871%298830-7287" value="+17188307287" target="_blank">(71)8830-7287</a><br>
</div>
</div><br></div></div>-----Anexo incorporado-----<div><br><br><div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>


________________________________________________</div></div></blockquote></td></tr></tbody></table></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br>Pedro Filho Amorim<br><a href="http://www.myspace.com/pedrofilho" target="_blank">http://www.myspace.com/pedrofilho</a><br>


<a href="http://peofilho.wordpress.com/" target="_blank">http://peofilho.wordpress.com/</a><br><a href="tel:%2871%298830-7287" value="+17188307287" target="_blank">(71)8830-7287</a><br>
</div></div></div>
</div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br>Pedro Filho Amorim<br><a href="http://www.myspace.com/pedrofilho" target="_blank">http://www.myspace.com/pedrofilho</a><br><a href="http://peofilho.wordpress.com/" target="_blank">http://peofilho.wordpress.com/</a><br>
(71)8830-7287<br>