Oi Rael! Tudo bem cara? Um prazer discutir contigo!<div><br></div><div>Eu acho um problema no seu argumento. Vou contar uma historinha. Bem,  você diz:</div><div><br></div><div><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse;color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif;font-size:13px">"Bem, devemos considerar então que a população que ouve os Tchus e Tchas estão praticando seus ritos sociais?"</span></div>
<div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse"><br></span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse"><br>
</span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse">E eu retomo com o exemplo da minha finada avó (que Deus a tenha), que todo santo dia ligava o rádio AM para dormir, e dormia de roncar. Sem rádio, tinha insônia. Do que ela gostava? Dos tchus da época: Roberto Carlos, Manolo Otelo, Gilliard. (este último o melhor na minha opinião!!). Essa escuta faz ou não faz parte de seu rito pessoal, amparado por um gosto?<br>
</span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse"><br></span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse">Ela poderia muito bem ouvir Mozart na Radio Cultura; entretando detestava...eu sei a razão: músicas demasiado longas, ausência de letra, e a variação de dinâmica que a fazia acordar.<br>
</span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse"><br></span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse">Minha avó era professora de violino...</span></font></div>
<div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse"><br></span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse">Sua faxineira e secretária, que a acompanhou por 50 anos, fazia o mesmo... a minha também, mas agora é no trabalho: só escuta belos gospels bem-arranjados (esse pessoal tem mesmo muito dinheiro!!) e, claro, tchuca.</span></font></div>
<div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse"><br></span></font></div><div><font class="Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse">Evidentemente que eu não escuto nada disso... não faz parte do meu imaginário musical. Entretanto, </span></font><span class="Apple-style-span" style="border-collapse:collapse;color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif">nem todo mundo gosta de "música boa" - felizmente! Essas pessoas nos salvam da dureza de nossos gostos bem-tratados...aquilo que chamamos de música ruim é acalanto, é cantável, é simples. E simplicidade não se compra no mercado não... Será que é marketing? Ora, como alguém já colocou aqui, desde Machaut essa "música de marketing" tem se distanciado, na cultura ocidental, da "musica de escrita". Mas não vou me alongar nisso: muito pano pra manga!</span></div>
<div><div class="gmail_quote"><br></div><div class="gmail_quote">Enfim, desculpem meu tom anedótico, mas essa onda que nós "acadêmicos" temos de universalizar pra mim não cola... não cola, babe...não dá!!</div><div class="gmail_quote">
<br></div><div class="gmail_quote"><br></div><div class="gmail_quote">um abraço!</div><div class="gmail_quote"><br></div><div class="gmail_quote"><br></div><div class="gmail_quote"><br></div><div class="gmail_quote">Em 15 de agosto de 2012 02:42, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo <span dir="ltr"><<a href="mailto:rael.gimenes@gmail.com" target="_blank">rael.gimenes@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Caros,<br><br>Primeiro, desculpe se o Reply não saiu correto.. meu webmail as vezes faz besteria...<br><br>Enfim,<br>Concordo em alguns pontos e discordo em outros. Primeiro, o estudo é realmente positivista, ingênuo, faz medição de quantidade de notas, amplitude geral, etc, como todos já apresentaram aqui de forma interessante, porém não podemos desconsiderar a degeneração que realmente ocorre. Se compararmos isso com uma visão ingênua e "erudita" meio Haute Couture, realmente não acrescentamos nada de interessante à discussão. Os argumentos, a pouco apresentados pelo Alê, sobre o Webern e sua "simplicidade-complexidade" estrutural foram muito bem colocados. As críticas em relação ao repertorio escolhido também foram ótimos, entre todos os outros argumentos muito lúcidos que foram discutidos aqui, porém comparar os "sucessinhos" comerciais atuais ao lundú é um pouco exagerado. Temos que considerar o que é realmente produto "autêntico", e eu diria, honesto de um grupo social daquilo que é confeccionado à partir de um modelo de negócios dentro de uma "super saudável" estrutura de Budget Empresarial. Afinal, como saiu em uma dessas revistas semanais "que se dizem jornalísticas", nas palavras do próprio artista que criou a pérola, "a grande revolução do sertanejo atual foi a transformação da dupla sertaneja em uma empresa comercialmente organizada como qualquer outra". Bem, a última coisa que interessa ai é a música. Bem, o Lundu também não interessava tanto assim a música, era quase que um rito-social, fundamentalmente ligado à dança, ok, mas um rito social legítimo de um grupo que dava um valor autêntico para aquela prática. Bem, devemos considerar então que a população que ouve os Tchus e Tchas estão praticando seus ritos sociais? Não me parece, afinal, se fosse um rito ele seria mais constante nas escolhas musicais e até nas danças que os caracterizariam, não seria isso que define o rito? - constância e tradição com modificações, logicamente, pois o folclore deve ser vivo - mas o que vemos é uma troca acelerada e descartável o que parece confirmar que os Tchus e ai se te pegos, boquinhas da garrafa, água mineral, etc, etc, não podem ser considerados como manifestações legítimas de grupos sociais e sim "coisas" empurradas por ótimas técnicas de marketing para as pessoas. Não devemos esquecer que os profissionais de Marketing são caras muito bom no que fazem! Então acho que podemos falar sim de degradação cultural, empobrecimento perceptual, "regressão da audição", ainda que muita gente considere Adorno meio "batido". A pesquisa feita é em sí boba, mas as discussões aqui estão alçando vôos interessantes e não podemos ficar colocando tudo no mesmo saco. Citando Pound "Literatura é simplesmente linguagem carregada de significado até o máximo grau possível" e ainda: "Se a literatura de uma nação entra em declínio a nação se atrofia e decai.". A despeito das discussões de se música é ou não linguagem, acho no mínimo interessante pensarmos na música da mesma forma, já que música sendo ou não linguagem é um processo, no mínimo, significante, carregado de sentido. Não defendo aqui uma "erudição", tanto que me parece que o Lundú, ou qualquer outra manifestação artístico-social não tem nada de simplificante, muito pelo contrário, são extremamente complexos em sua natureza. E também não defendo os pastiches que foram feitos no romantismo brasileiro e subsequentes períodos de tentar "traduzir" esses fenômenos para as salas de concerto num ideal de Haute Couture de uma elite branca "europeizada" da época. Mas podemos sim separar o joio do trigo, principalmente na atualidade e termos claros aquilo que é feito com honestidade daquilo que é feito pra "vender plástico" (plástico do CD - se bem que hoje isso também morreu). <br>
<div class="HOEnZb"><div class="h5">
<br><br><div class="gmail_quote">2012/8/14 luciano cesar <span dir="ltr"><<a href="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>></span><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top">Ok, então um levantamento de dados que acusa a falta absoluta de criatividade e o clichesismo da música comercial que canaliza milhões em dinheiro; um levantamento de dados - positivista, mas um levantamento - que embasa a denúncia do oportunismo da vadiagem... e isso é chamado de eugenia musical mal fundamentada por um acadêmico.<br>

<br>  E tudo bem...<br><br>Luciano<br><br>--- Em <b>seg, 13/8/12, Pedro Filho <i><<a href="mailto:pedrofilhoamorim@gmail.com" target="_blank">pedrofilhoamorim@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px">

<br>De: Pedro Filho <<a href="mailto:pedrofilhoamorim@gmail.com" target="_blank">pedrofilhoamorim@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] O Globo: A música está cada vez mais previsível<br>Para: "Ale Fenerich" <<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>><br>

Cc: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012, 10:16<br><br><div>O problema (ou a salvação, vai saber) é que os vigilantes não apitam muito fora da cerquinha acadêmica. <div>

E essas pesquisas que querem provar a decadência de alguma coisa (me lembra um pouco Adorno, mal comparando, porque ele se aprofundava no próprio preconceito e até o transcendia um pouco) na verdade querem é reforçar uma visão rasa do que seria uma "arte maior"....como alguém comentou aqui: bullshit... <br>


<br>Isso pra mim só serve pra ouvir mais conversa fiada na mesa do bar, de gente enaltecendo Chico Buarque e dizendo que o tchu-tchá, ou o funk, ou o pagodão "não são música", igualzinho ao que os sinhozinhos diziam do lundu outrora. Eugenia musical mal fundamentada. Que preguiça....<br>


<br><br><div>Em 12 de agosto de 2012 19:37, Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">


E não é? <div><br></div><div>Webern, o Pai de Todos Nós, no fim estava compondo com 3 notinhas apenas... mas ele tem a péssima mania de transpor, é um sujeito impaciente...</div><div><br></div><div><br><br><div>

Em 12 de agosto de 2012 14:02, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">


<div><div>
até que não está tão ruim: todo o "nosso" cânone foi criado com 12! E são centenas de anos de música... Conclui-se que as 4 notas para 11 músicas em uns poucos aninhos representam um significativo avanço. Sim, isto é ciência.<div>



<div><br>
<br><div>2012/8/12 Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span><br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">




mais ciência...<div><br></div><div><br></div><div><a rel="nofollow" href="http://colunas.revistaepoca.globo.com/bombounaweb/2012/08/11/11-musicas-de-micareta-criadas-com-as-mesmas-quatro-notas-musicais/" target="_blank">http://colunas.revistaepoca.globo.com/bombounaweb/2012/08/11/11-musicas-de-micareta-criadas-com-as-mesmas-quatro-notas-musicais/</a><br>





</div></blockquote></div>
</div></div><br></div></div><div>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></div></blockquote></div><div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>
prof. Adjunto IAD - UFJF - <a rel="nofollow" href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
<div><br></div><div><a rel="nofollow" href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a rel="nofollow" href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>



<div><a rel="nofollow" href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a rel="nofollow" href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a rel="nofollow" href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>



<div><a rel="nofollow" href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a rel="nofollow" href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div>

<div>

<br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><br>
</div></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><span><font color="#888888"><div><br></div>-- <br>Pedro Filho Amorim<br><a rel="nofollow" href="http://www.myspace.com/pedrofilho" target="_blank">http://www.myspace.com/pedrofilho</a><br>


<a rel="nofollow" href="http://peofilho.wordpress.com/" target="_blank">http://peofilho.wordpress.com/</a><br><a href="tel:%2871%298830-7287" value="+17188307287" target="_blank">(71)8830-7287</a><br>
</font></span></div><span><font color="#888888">
</font></span></div><span><font color="#888888"><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

________________________________________________</div></font></span></blockquote></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br>
</div></div></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>
<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>
<div><a href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div>
<br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><br>
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