A REM estava num endereço institucional. Se a iniciativa foi individual, e não me parece que fosse, já que envolveu muitas pessoas, nem todas da UFPR, duas não mais na UFPR, o projeto era institucional. A REM nunca foi a revista de X, Y ou Z, embora me pareça que sempre tenha havido uma pessoa ou outra sobre a qual recaiu a parte maior do trabalho. Veja o caso da <i>Critical Musicology</i>: ela era sustentada por um pós-doutorando, se não me engano, ou um membro do corpo docente que se desvinculou do departamento em Leeds. Ele se foi e a revista continuou onde sempre esteve, embora congelada.<br>
<br><div class="gmail_quote">2012/10/1 Damián Keller <span dir="ltr"><<a href="mailto:musicoyargentino@gmail.com" target="_blank">musicoyargentino@gmail.com</a>></span><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
Oi Carlos,<br>
<br>
> Vários artigos da REM estão citados em publicações importantes de autores<br>
importantes fora do Brasil (e.g. Susan McClary e Timothy Taylor), e se<br>
tornaram de súbito inacessíveis, sem maiores explicações.<br>
<br>
Concordo totalmente. Acho que aqui tem dois problemas que vão além do<br>
caso da REM:<br>
1. disponibilidade das publicações<br>
2. apoio institucional para viabilizar a continuidade dos projetos<br>
<br>
Em relação a (1), além da questão que você levantou tem o problema do<br>
acesso por parte de alunos e colegas. Todo o sistema de referências<br>
desmorona se os artigos ou as obras não têm um endereço fixo.<br>
<br>
O assunto (2) é ainda mais complicado. Como parte dos projetos<br>
editoriais surge de iniciativas individuais, quando o proponente sai<br>
de cena o projeto desaparece. Outra parte está vinculada a programas<br>
de pós-graduação. Essas publicações tentam atender a demanda interna e<br>
isso força uma abrangência que as vezes é prejudicial.<br>
<br>
Acho que a <autonomia universitária> no caso das revistas trabalha contra nós.<br>
</blockquote></div><div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div>