<br><br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top">
<p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Há dois pontos
que levantei em meu comentário que, pela leveza até irresponsável do meu
tratamento, foram ignorados. Primeiro, a questão de se o funk é (entre muitas
coisas diferentes que caracterizam o objeto social) um gênero musical legítimo como
representação das classes populares associadas a ele, ou licença, dada pela
classe dominante, para manutenção de estruturas sociais desiguais e
estratificadas. </span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br>O funk como "licença, dada pela classe dominante" é um absurdo que mostra um desconhecimento total das relações entre funk e classe dominante, representada pelo Estado. Além disso, de que posição você discute a legitimidade de um gênero enquanto autorepresentação coletiva?<br>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt">
<span lang="PT-BR">Mas trabalhar em projetos sociais – como é o
meu caso – talvez também ajude a alimentar um olhar mais aproximado sobre a
representatividade que os moradores de comunidades de periferia efetivamente conferem
a esse gênero musical.</span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br>É evidente que o funk carioca não é o representante de comunidades e favelas. Tampouco se propõe sê-lo. Quem se apresenta como tal são os MCs do hip-hop.<br>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top">

<p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Não entendo como
a crítica feita a partir desses dois pontos (estratificação de estruturas de
poder e apologia a uma cultura isolada, uma reforçando a outra) seja a de uma “mentalidade
colonizada”, até porque não aleguei em momento nenhum, comparação com qualquer
manifestação cultural de “elite”.</span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br>Em primeiro lugar, o termo "apologia", extraído de uma legislação inconstitucional, já desqualifica seu texto, e mostra exatamente o lugar de onde vc fala. Em segundo, falar de "estratificação de estruturas de poder" em relação a subgêneros como o Proibidão ou a Putaria é desconhecê-los enquanto linguagem musical.<br>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt">
<span lang="PT-BR">Sequer falei da relação de belo-não belo. Esse
preconceito, provavelmente, está na cabeça de quem leu. </span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br>Falou sim: falou de "estetização" da "expressão social e cultural de uma classe oprimida", como se, por ser de uma classe oprimida, não fosse arte, e necessitasse ser "estetizada" por um estrangeiro pervertido.<br>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br><p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt">
<span lang="PT-BR">Embaso essa discussão
não só em minha opinião mas, entre outras experiências, na ação pública do escritor,
cantor e artista Ferrez (<a href="http://ferrez.blogspot.com.br/p/autor.html" target="_blank">http://ferrez.blogspot.com.br/p/autor.html</a>), a quem
tive oportunidade de ouvir renegando os bailes funk como representativos da
cultura de periferia (palestra dada ao programa Guri Santa Marcelina em
08/02/2012). </span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br>Não me parece muito interessante discutir aqui a opinião de Ferréz a partir de uma súmula genérica. Autor do <i>manual prático do ódio</i> (objetiva, 2003), Ferréz entende perfeitamente a problemática social na qual se insere boa parte da música funk carioca, aquela parte que me interessa, precisamente. Ele está ligado, no entanto, ao universo do hip-hop, o qual, como já disse em outra mensagem, se apresenta como o legítimo porta-voz do meio. (E, como tal, é aceito pelos funkeiros).<br>
<br> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br><p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt">
<span lang="PT-BR">Nesses
“pareceres”, um verniz cientificista deslocado trouxe a luz uma leitura rasa
que atribui à minha pessoa posições que absolutamente não defendo, além de me
acusarem de ignorante sem sequer conhecer a experiência que tenho como
professor de projetos sociais. </span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br>Precisamente, o científico ali era apenas um verniz, uma figura de retórica.<br><br> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br><p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Pergunto aos
senhores onde está o argumento <i>ad hominem
</i>na minha mensagem, já que não mencionei pessoas: o termo “francês ver”, de
minha primeira frase, alegoriza um olhar estrangeiro, tradicionalmente
deslumbrável pelo exótico com que reveste o diferente, às vezes para mostrar a
beleza, mas às vezes para negar a injustiça social imanente ao fenômeno social
que observa. </span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br><br>"Para francês ver" não pode deixar de evocar "para inglês ver", isto é, "para enganar", e não resta nenhuma dúvida, dada a autoria das fotos, quanto a de qual francês se trata. <br>
 </div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><p class="MsoNormal" style="text-indent:35.4pt">
<span lang="PT-BR">Como acabo de dizer, manifestei uma opinião e estou realmente aberto a argumentos
que enriqueçam essa opinião, desde que haja discussão dos pontos levantados.
</span></p></td></tr></tbody></table></blockquote><div><br>Ei-la.<br><br></div></div><br>
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