<br><div class="gmail_quote"> <br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr">
<div dir="ltr"><div dir="ltr"><div>Acredito que a legitimidade do funk enquanto gênero musical representativo das classes associadas só possa ser dada por aqueles que compartilham entre si, com toda plenitude, as significações e os valores culturais e identitários que o gênero proporciona. Sendo um estrangeiro neste universo, t<span style="font-size:10pt">alvez nem mesmo o etnógrafo mais criterioso em seu trabalho científico e pesquisa de campo, ainda que </span><span style="font-size:10pt">imergido culturalmente em seus símbolos e significações, tenha o direito de conferir tal legitimidade, embora façamos isso o tempo todo na academia (e ainda que tal pensamento nos tire a função e os propósitos que acreditamos cumprir dentro da universidade).</span></div>
</div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></blockquote><div><br>A ideia de discutir a legitimidade de uma cultura musical me parece um caso de autoritarismo levado ao absurdo. O fato de que isso se faça rotineiramente em nosso meio revela a incapacidade de conceber o próprio futuro da Universidade, para não falar do presente. Em outros termos, seu papel na manutenção da exploração de classe.<br>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr">
<div dir="ltr"><div><span style="font-size:10pt">Quanto a possibilidade de o funk ser uma licença dada pela classe dominante (uso o termo "classe dominante" por comodidade) para manutenção de estruturas sociais desiguais e estratificadas, acredito que as ressignificações que o gênero sofre dentro do grupo no qual está inserido para atender, entre outras coisas, propósitos coletivos de constituição da identidade, possui dimensões que a classe dominante nem sequer imagina. Como disse acima, tais significados dificilmente são capturados até mesmo por nós pesquisadores, pois mesmo inseridos no universo que pretendemos estudar estamos sendo mediados o tempo todo pela linguagem, pela subjetividade de nossos informantes, pelos conflitos entre valores culturais distintos etc., que dirá a classe dominante.</span></div>
</div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></blockquote><div><br>Ressignificação e intertertualidade são de fato palavras chave na constituição da linguagem musical do funk carioca, e têm diversas origens: na tradição afro-americana do <i>signifyin(g)</i> (Henry Louis Gates, <i>The Signifying Monkey</i>, 1988); na musicalidade potencial do aparato de gravação e reprodução do som (Pierre Schaeffer, "Introduction à la musique concrète", 1950); na própria história do hip-hop, do qual o funk carioca é parte, com suas origens no dub jamaicano. Ela se expressa não apenas na música, mas também na linguagem, através de expressões como "cria", "viado", "dar o desenrole", "tô bandida!" etc.<br>
<br>Os estereótipos sexuais da Putaria, de modo análogo, são matrizes para ressignifcações sucessivas. Por exemplo "A casa das primas", original machista, dá ensejo a "Casa dos machos", feminista, e finalmente, a uma versão gay: "A casa das tias".<br>
<br><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr">
<div dir="ltr"><div>Sobre a apologia a certas culturas (tidas por marginalizadas), penso que ela pode realmente ter o "efeito ambíguo" que você menciona e as consequências que descreve, mas o tem principalmente se a posição em que estamos é exterior a essas culturas. Digo isso pois, pensando dessa forma, poderíamos inverter a lógica e dizer que a cultura funk igualmente nos é negada pela mesma classe dominante. Ao negar o livre acesso a outras expressões culturais (e é isso, ac<span style="font-size:10pt">ima de tudo, o que a estratificação social proporciona)</span><span style="font-size:10pt">, a classe dominante o nega tanto à parcela desfavorecida da população quanto à parcela favorecida. Ao afirmarmos que a cultura acadêmica, por exemplo, está sendo negada aos funkeiros, devemos afirmar que a cultura funk está igualmente nos sendo negada.</span></div>
</div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></blockquote><div><br>Não é a cultura acadêmica que está sendo negada aos funkeiros, mas a própria educação básica, para não falar nas garantias individuais, cláusulas pétreas de nossa Constituição de 1988, aquelas mesmas que só poderiam ser modificadas ou revogadas por uma revolução, cotidiana e repetidamente desrespeitadas. O funk não está sendo negado a classe alguma: ele anda por aí, circulando onde não se quer ouvi-lo, a todo o volume.<br>
 </div>cp<br>
</div><div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div>