<div>Fica chato não responder, portanto: Em Bandidos, que li por curiosidade apenas, Hobsbawn explica que esse pessoal - de Lampião em diante -, não se orienta por ideologias; são seres, diriamos, pragmáticos... Não sei se por ingenuidade, espero que o historiador - o acadêmico -, tenha razão.<br /> <br /><br /></div>
<div>Mas olha só o que disse a figura:</div>
<div><span style="color: #3d3d3d; font-family: Georgia, 'Times New Roman', Times, serif; font-size: 14px; font-style: italic; line-height: 18px;">Vocês intelectuais não falavam em luta de classes, em “seja marginal, seja herói”? Pois é: chegamos, somos nós! Ha, ha?</span></div>
<div> </div>
<div>Transformou em anedota o que seria um conceito verdadeiro. A risadinha no final é o melhor da coisa. É ele quem associa a favela à "falta de solução", isto é, iguala-a a questão da marginalidade. </div>
<div> </div>
<div>Mas você tem razão. A entrevista é impressionante, incluido o fato do jornalista pedir a ele que aponte a solução! </div>
<div> </div>
<div>Apareça,</div>
<div> </div>
<div>Abração,</div>
<div> </div>
<div>Marcos</div>
<div> </div>
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" />
<div>Em 10/11/2012 13:47, <strong>Ale Fenerich < fenerich@gmail.com ></strong> escreveu:<br />Mas Marcos,!</div>
<div> </div>
<div> </div>
<div>os acadêmicos são os culpados. Chavões mal-analisados reaparecem e pululam no seu discurso, como pulgas. São parasitas do seu pensamento e eles nem se dão conta. Que posso fazer?</div>
<div> </div>
<div> </div>
<div>Creio que a autocrítica irá nos salvar enquanto classe do risco de nossas ações e esforços serem completamente inócuos. Sim, talvez meu discurso soe maoísta. Não é: acabo de ler esta entrevista aqui:</div>
<div> </div>
<div><a href="http://acertodecontas.blog.br/atualidades/entrevista-com-o-lider-do-pcc-marcola/" target="_blank">http://acertodecontas.blog.br/atualidades/entrevista-com-o-lider-do-pcc-marcola/</a></div>
<div> </div>
<div> </div>
<div>abraço saudoso, Marcos!</div>
<div> </div>
<div> </div>
<div>Ale</div>
<div> </div>
<div> <br />
<div class="gmail_quote">Em 10 de novembro de 2012 11:16, Marcos Branda Lacerda <span dir="ltr"><<a href="../../../undefined//compose?to=mbl@uol.com.br" target="_blank">mbl@uol.com.br</a>></span> escreveu:<br />
<blockquote class="gmail_quote" style="margin: 0 0 0 .8ex; border-left: 1px #ccc solid; padding-left: 1ex;">
<div>Ê, dr. Alê,<br /> <br />Não acho  correto atribuir aos "acadêmicos" os tais chavões. Eles estão por aí, à procura de quem os quer e precisa usar, tipo produtores, personalidades midiáticas (como jornalistas), empresários, donas de casa, ferreiros, marceneiros, gregos, cipriotas, tecnólogos, cineastas etc etc...</div>
<div>Abraço,</div>
<div>Marcos</div>
<div> </div>
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" />
<div>Em 09/11/2012 10:57, <strong>Ale Fenerich < <a href="../../../undefined//compose?to=fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a> ></strong>escreveu:
<div class="im"><br />Me impressiona o fato de doutores em música não conseguirem ter um olhar minimamente isento de seu preconceito de classe diante das imagens apresentadas por Palombini, no site de Vincent Rosenblatt. O patético é que esse preconceito vem revestido de um discurso de esquerda dos anos 60, que só acentua o lugar de onde esses senhores falam.</div>
</div>
<div> </div>
<div>
<div class="im">O fotógrafo em questão realizou um trabalho de pesquisa guiado por uma expressão musical - o Funk no Rio de Janeiro. Este trabalho, pela extensão temporal e espacial, pela qualidade técnica (pois as imagens são impecáveis) e pela sua aguda inserção nas comunidades dificilmente é igualado por outros trabalhos realizados no âmbito acadêmico. Entretanto, só escutamos: alegoria de turismo sexual, dominação estrangeira, imperialismo, "não existe pecado ao sul do equador", música estrangeira... - ou seja, uma série de chavões acadêmicos. Me desculpem, mas isso tudo é muito pobre enquanto crítica. O trabalho de Vincent merece uma maior qualidade crítica.<br />
<div> </div>
<div> </div>
</div>
<div><br />
<div class="gmail_quote">
<div class="im">Em 8 de novembro de 2012 16:45, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a href="http://../../../undefined/compose?to=cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:</div>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin: 0 0 0 .8ex; border-left: 1px #ccc solid; padding-left: 1ex;">
<div class="im">Silvio<br /><br />Conheço Vincent pessoalmente. Ele é meu amigo e sei perfeitamente de que ponto de vista ele se coloca em relação ao que retrata. Creio que vc deveria se ater a discutir objetos dos quais tem conhecimento, para evitar expor-se ao ridículo.<br /> <br />cp<br /><br /></div>
<div class="gmail_quote">2012/11/8 silvio ferraz <span dir="ltr"><<a href="http://../../../undefined/compose?to=silvioferrazmello@gmail.com" target="_blank">silvioferrazmello@gmail.com</a>></span><br />
<blockquote class="gmail_quote" style="margin: 0 0 0 .8ex; border-left: 1px #ccc solid; padding-left: 1ex;">
<div style="word-wrap: break-word;">caros?€?
<div><br />
<div>desculpe-nos carlos?€? mas uma hora a coisa passa da conta?€? e o limite entre dogma e temática de estudo passa a não ser tão tênue e assim.</div>
<div class="im">
<div>a matéria enviada ha uns dias é tão tosca qto a posição dos senhores coronéis da PM paulistana.</div>
<div>o olhar estrangeiro é mais que alegoria, é fato histórico não superado, daí o resultado:</div>
</div>
<div>aquela matéria é eurocentrista, bem ao estilo "não existe pecado ao sul do equador"?€? aquele besteirol que vem se desenrolando desde as épocas do descobrimento?€? bem ao estilo:</div>
<div class="im">
<div>"le brésil c'est cool"</div>
</div>
<div>"oh là là, il manque des fête punk au brésil a cause des UPPs?€? tu c'est qu'est-ce-que une UPP? ?€? ah! ce sont des choses que sont réguliÃ?res en france?€? mais au brésil..."</div>
<div> </div>
<div>desculpem-me mas o artigo não passa de manifestação de turismo sexual barato?€? de um cara que é dono de agencia de fotografia e que deve de encher o rabo vendendo rabo fotografado?€?.</div>
<div class="im">
<div>ou de um fulano que realmente está por aqui mais é pra traçar do que realmente pra contribuir em alguma coisa.</div>
<div> </div>
<div>abs</div>
<div>silvio</div>
</div>
<div>
<div>
<div>
<div>
<div><br />
<div>
<div class="im">
<div>On Nov 8, 2012, at 1:31 PM, luciano cesar wrote:</div>
</div>
<blockquote>
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td style="font: inherit;" valign="top">
<div class="im">
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Prezados senhores da lista, <br /></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR"> </span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">A ligeireza com que tratei o assunto a que se refere o título desta mensagem facilitou julgamentos – esses sim, <em>ad hominem – </em>a minha pessoa, diretamente. Não reclamo da divergência de opiniões, mas me senti ofendido e humilhado por ser associado a uma lente de olhar “curioso”, “preconceituoso”, “elitista” do senso “comum”, </span><span lang="PT-BR">“devoto e escravo dos ditames senhoriais”</span><span lang="PT-BR"> e por ter minha opinião sendo classificada como irrelevante, apesar de ter merecido a atenção dos senhores a partir de julgamentos que atingem a minha pessoa e não a opinião que emito a respeito de um gênero musical. Mas não recebi nenhum argumento.</span></p>
</div>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Há dois pontos que levantei em meu comentário que, pela leveza até irresponsável do meu tratamento, foram ignorados. Primeiro, a questão de se o funk é (entre muitas coisas diferentes que caracterizam o objeto social) um gênero musical legítimo como representação das classes populares associadas a ele, ou licença, dada pela classe dominante, para manutenção de estruturas sociais desiguais e estratificadas. O segundo ponto é, no caso de se considerar o funk como manutenção de estruturas estratificadas de poder, se o olhar estrangeiro laudatório não facilitaria a celebração dessa manutenção dominante. As questões são claras, e podem ser perfeitamente discutidas sem juízo do interlocutor e a partir de uma argumentação científica. Pode ser que frequentar e fotografar bailes realmente qualifique um fotógrafo a se dizer conhecedor “por dentro e de perto”, como afirma o sr. Rafael M
  arin. Mas trabalhar em projetos sociais – como é o meu caso – talvez também ajude a alimentar um olhar mais aproximado sobre a representatividade que os moradores de comunidades de periferia efetivamente conferem a esse gênero musical.</span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Não entendo como a crítica feita a partir desses dois pontos (estratificação de estruturas de poder e apologia a uma cultura isolada, uma reforçando a outra) seja a de uma “mentalidade colonizada”, até porque não aleguei em momento nenhum, comparação com qualquer manifestação cultural de “elite”. Sequer falei da relação de belo-não belo. Esse preconceito, provavelmente, está na cabeça de quem leu. A defesa que faço - em minha vida privada e acadêmica - da política das cotas, por exemplo, leva em conta exatamente a intenção de desestratificar essas estruturas de poder exercido através da cultura. A meu ver, a apologia da cultura das classes subjugadas tem esse efeito ambíguo: por um lado celebra a vida cultural de uma comunidade, mas por outro, oculta a negação do livre acesso de outras expressões culturais a uma parcela desfavorecida da população num movimento de dominaç
  £o implícita. </span></p>
<div class="im">
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Isso não é fruto de uma pesquisa científica, mas uma opinião (embasada) a que tenho direito, com toda a probabilidade de ser refutada por convencimento da parte de pesquisadores comprometidos com a questão. O que eu não gostaria é de me ver enredado em ofensas pessoais por defender tal opinião, mesmo que tenha que discutir e reconhecer o erro de meu ponto de vista.</span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Embaso essa discussão não só em minha opinião mas, entre outras experiências, na ação pública do escritor, cantor e artista Ferrez (<a href="http://ferrez.blogspot.com.br/p/autor.html" target="_blank">http://ferrez.blogspot.com.br/p/autor.html</a>), a quem tive oportunidade de ouvir renegando os bailes funk como representativos da cultura de periferia (palestra dada ao programa Guri Santa Marcelina em 08/02/2012). Não sei se Ferrez concordaria com minha mensagem, mas com certeza discutiria a questão em outros termos. Sou levado a pensar que talvez ele discutisse a questão e não a minha pessoa. E talvez, mesmo que concordasse comigo do ponto de vista da crítica, apreciaria a qualidade artística das fotos, como eu também apreciei.</span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">No entanto, o sr Carlos Palombini e o sr. Rafael Marin responderam como se se quisessem pareceristas de um artigo acadêmico ao que deveria ter sido a expressão livre de uma opinião. Ou seja, cientificizaram o rechaçamento de minha pessoa, de minha capacidade de raciocínio (“O restante do raciocínio, se é correto empregar este termo aqui”), rejeitaram minha experiência possível e subestimaram minha capacidade de compreender argumentos contrários que, acredito sinceramente, os senhores são perfeitamente capazes de proferir. Nesses “pareceres”, um verniz cientificista deslocado trouxe a luz uma leitura rasa que atribui à minha pessoa posições que absolutamente não defendo, além de me acusarem de ignorante sem sequer conhecer a experiência que tenho como professor de projetos sociais. Nenhum dos dois me conhece pessoalmente para justificar o seu juízo. </span></p>
</div>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Pergunto aos senhores onde está o argumento <em>ad hominem </em>na minha mensagem, já que não mencionei pessoas: o termo “francês ver”, de minha primeira frase, alegoriza um olhar estrangeiro, tradicionalmente deslumbrável pelo exótico com que reveste o diferente, às vezes para mostrar a beleza, mas às vezes para negar a injustiça social imanente ao fenÃ?meno social que observa. Nas respostas, entretanto, faculdades cognitivas foram mencionadas. Fui acusado, além de elitista e ignorante, também de falacioso no “abraço” com que sempre assino minhas mensagens escritas a comunidade acadêmica de que faço parte, que amo e defendo, mesmo discordando, exercendo minha liberdade de expressão e confiança de que minhas opiniões possam ser acolhidas, compreendidas e refutadas sempre que necessário.</span></p>
<div>
<div class="h5">
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Se falei uma imensa bobagem, peço sinceras desculpas e me disponho a pesquisar melhor os dados. Como acabo de dizer, manifestei uma opinião e estou realmente aberto a argumentos que enriqueçam essa opinião, desde que haja discussão dos pontos levantados. Mas eu, sinceramente, esperava uma reação melhor dos senhores.</span></p>
<div style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR"> </span></div>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Grato pela atenção, </span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span lang="PT-BR">Um abraço a quem aceitar.</span></p>
             <span style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">Luciano Morais<br /></span><br /><br /><br /><br />--- Em <strong>ter, 6/11/12, Carlos Palombini <em><<a href="http://../../../undefined/compose?to=cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></em></strong> escreveu:<br />
<blockquote style="border-left: 2px solid #1010ff; margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br />De: Carlos Palombini <<a href="http://../../../undefined/compose?to=cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>><br /> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fotógrafo francês traça a ‘geografia noturna’ dos bailes funk no Rio<br /> Para: <a href="http://../../../undefined/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br /> Data: Terça-feira, 6 de Novembro de 2012, 14:41<br /><br />
<div>Interessante como os ataques à matéria mostram uma forte propensão ao <em>argumentum ad hominem</em>, isto é, atacam o oponente, e não seus argumentos. Trata-se de uma falácia lógica ou, mais precisamente, de uma irrelevância. O restante do raciocínio, se é correto empregar este termo aqui, é tautológico. Não há qualquer sombra de elaboração teórica ou de experiência reveladora do que quer que não seja preconceito de classe, isto é, ignorância. Agradeço a gentileza dos "abraços", que não posso aceitar, por falaciosos.<br /> <br />cp<br /><br />Mensagem de Rafael Marin:<br /><br />Ao invés de uma celebração pela etnografia fotográfica que o olhar - de perto e de dentro - de Vicent Rosenblatt nos traz (trabalho este que deveria levar<span style="font-size: 10pt;">, em primeiro lugar, a uma discussão acerca das </span><span style="font-size: 10pt;">pesquisas etnomusicológicas que têm como campo e objeto de pesquisa </span><span>os espaços d
 o funk carioca e suas implicações sócio-culturais), </span><span style="font-size: 10pt;">o que tivemos foi, lamentavelmente, um infeliz comentário que reflete um olhar - de fora e de longe - ingênuo (cientificamente falando), </span><span style="font-size: 10pt;">preconceituoso e elitista de um devoto e escravo dos ditames senhoriais que ainda insistem em se proclamar, através de seus porta-vozes, detentores dos critérios que distinguem o belo do não-belo, o artístico do não-artístico, o estético do não-estético, quando n</span><span style="font-size: 10pt;">a verdade a única distinção que fazem é entre ciência e senso comum, entre pesquisador e curioso.</span>
<div>Rafael Marin</div>
<br /><br /> <br />
<div>2012/11/6 <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" target="_blank">lcm@usp.br</a>></span><br />
<blockquote style="margin: 0 0 0 .8ex; border-left: 1px #ccc solid; padding-left: 1ex;">
<div>
<div style="font-size: 12pt; font-family: times new roman,new york,times,serif;">    Cultura pra francês ver. Às "elites" interessa exatamente isso: alienação, ignorância, superficialidade da classe popular. O funk não é uma insurreição contra nenhuma estrutura social, pelo contrário. Até defendo o o funk como expressão social e cultural de uma classe oprimida, mas a apologia e a esteticização disso me parece a mesma coisa que elogiar a pujança e a beleza das senzalas. <br /> Abraço,</div>
</div>
</blockquote>
</div>
<div> </div>
</div>
<br />-----Anexo incorporado-----<br /><br />
<div>________________________________________________<br />Lista de discussões ANPPOM<br /><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br /> ________________________________________________</div>
</blockquote>
</div>
</div>
</td>
</tr>
</tbody>
</table>
<div>
<div class="h5">________________________________________________<br />Lista de discussões ANPPOM<br /><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br /> ________________________________________________</div>
</div>
</blockquote>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</div>
</blockquote>
</div>
<div>
<div class="h5"><span><span><span style="color: #888888;"><br /><br /><br />-- <br /></span></span></span>
<div>carlos palombini</div>
<span><span><span style="color: #888888;"><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a><br /></span></span></span>
<div> </div>
<br />________________________________________________<br /> Lista de discussões ANPPOM<br /> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br /> ________________________________________________</div>
</div>
</blockquote>
</div>
<div>
<div class="h5"><br /><br />
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Alexandre Sperandéo Fenerich
<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
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<div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div>
<div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>
<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div>
<div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div>
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<div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div>
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<div>(55 32) 8481-8277</div>
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Alexandre Sperandéo Fenerich
<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
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