Seremos nós moralistas do som ou estudiosos de fenômenos musicais?<div><br></div><div>abraços!</div><div><br><br><div class="gmail_quote">Em 10 de novembro de 2012 14:42, Gabriel Moreira <span dir="ltr"><<a href="mailto:gfmoreira@ymail.com" target="_blank">gfmoreira@ymail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Não me disponho a ler todos os comentários, li alguns... mas a assinatura do prof. Palombini é testemunhada por mim nesse momento; vizinhos que ouvem proibidão a todo volume. Dou-me o direito de cidadão de achar desrespeitoso tanto o volume assassino no que o escutam, quanto o conteúdo das letras, inclusive uma delas cantada por crianças de no máximo 10 anos, mandando chupar isso, chamando sicrano de filho da puta, evocando caralhos, enfim.<div>


Não hão de se escandalizar com a literalidade dos meus comentários, assim como não o fazem com a música que os emoldura na sua discursividade.</div><div>Boa tarde.<br><div><div><br></div></div></div><div class="gmail_extra">


<br clear="all"><font>Gabriel Ferrão Moreira</font><br style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><i><br></i><div><i><a href="http://www.youtube.com//sunraysmusic" target="_blank">Portal Sunrays Music</a><br></i></div>


<br>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 9 de novembro de 2012 18:32, Pedro Filho <span dir="ltr"><<a href="mailto:pedrofilhoamorim@gmail.com" target="_blank">pedrofilhoamorim@gmail.com</a>></span> escreveu:<div><div class="h5">
<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

Gente...<div><br></div><div>confesso que não tinha visto a matéria nem o site do Vincent Rosenblatt depois que li o primeiro email do Palombini. Mas depois de tanta polêmica - e algumas declarações abismáveis - resolvi dar uma olhada. Só serviu pra me apavorar com a ortodoxia, o puritanismo e a falta de tato com qualquer alteridade (o "outro", pois a gente sabe que prá maioria dos assinantes dessa lista o Funk é um "outro" quase alienígena). O pior é que, de fato: as fotos são belíssimas, a matéria é simples e inócua (quero dizer, não me soa como ofensiva a ninguém).</div>



<div><br></div><div>As reações exageradas falam por si.  </div><div><br></div><div>Para além disso, as acusações de Eurocentrismo e sei lá o quê, neste caso específico, me soam bastante ingênuas. Qual é o critério para se deixar colonizar? A matriz antropofágica brasileira não garantiria anticorpos?</div>



<div>E no mais, a visão/ação/intromissão até de um estrangeiro no Brasil vão ser agora reivindicadas? O que fez o moço Rosenblatt pra não ser tão bem aceito como um Pierre Verger, ou, mais no nosso metier, Koellreutter, ou um Smetak?</div>



<div><br></div><div>Imagino mil petições de princípio, sobretudo de princípios hierárquicos de mérito, por eu ter com parado o Rosenblatt com lendas da cultura brasileira (SIC!). Reitero o acima dito: as reações exageradas falam por si.</div>



<div><br></div><div>Eu não vi nada demais (no mau sentido), só um belo trabalho.</div><div><br></div><div>Abraços a todos! </div><br><div class="gmail_quote">Em 9 de novembro de 2012 02:35, Rafael Marin da Silva Garcia <span dir="ltr"><<a href="mailto:rafaelmarin7@hotmail.com" target="_blank">rafaelmarin7@hotmail.com</a>></span> escreveu:<br>



<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">


<div><div dir="ltr">
<span style="font-size:10pt">Prezado Luciano,</span><br><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><div><br></div><div>Acredito que a legitimidade do funk enquanto gênero musical representativo das classes associadas só possa ser dada por aqueles que compartilham entre si, com toda plenitude, as significações e os valores culturais e identitários que o gênero proporciona. Sendo um estrangeiro neste universo, t<span style="font-size:10pt">alvez nem mesmo o etnógrafo mais criterioso em seu trabalho científico e pesquisa de campo, ainda que </span><span style="font-size:10pt">imergido culturalmente em seus símbolos e significações, tenha o direito de conferir tal legitimidade, embora façamos isso o tempo todo na academia (e ainda que tal pensamento nos tire a função e os propósitos que acreditamos cumprir dentro da universidade).</span></div>



<div><br></div></div><div><div><span style="font-size:10pt">Quanto a possibilidade de o funk ser uma licença dada pela classe dominante (uso o termo "classe dominante" por comodidade) para manutenção de estruturas sociais desiguais e estratificadas, acredito que as ressignificações que o gênero sofre dentro do grupo no qual está inserido para atender, entre outras coisas, propósitos coletivos de constituição da identidade, possui dimensões que a classe dominante nem sequer imagina. Como disse acima, tais significados dificilmente são capturados até mesmo por nós pesquisadores, pois mesmo inseridos no universo que pretendemos estudar estamos sendo mediados o tempo todo pela linguagem, pela subjetividade de nossos informantes, pelos conflitos entre valores culturais distintos etc., que dirá a classe dominante. </span></div>



<div><br></div></div><div><div>Sobre a apologia a certas culturas (tidas por marginalizadas), penso que ela pode realmente ter o "efeito ambíguo" que você menciona e as consequências que descreve, mas o tem principalmente se a posição em que estamos é exterior a essas culturas. Digo isso pois, pensando dessa forma, poderíamos inverter a lógica e dizer que a cultura funk igualmente nos é negada pela mesma classe dominante. Ao negar o livre acesso a outras expressões culturais (e é isso, ac<span style="font-size:10pt">ima de tudo, o que a estratificação social proporciona)</span><span style="font-size:10pt">, a classe dominante o nega tanto à parcela desfavorecida da população quanto à parcela favorecida. Ao afirmarmos que a cultura acadêmica, por exemplo, está sendo negada aos funkeiros, devemos afirmar que a cultura funk está igualmente nos sendo negada. </span></div>



<div><br></div></div><div>Por fim, numa tentativa de me retificar, gostaria de dizer que ao <span style="font-size:10pt">esclarecer que seu posicionamento intenta desestratificar as aparentes estruturas de poder exercida através da cultura, você deixa mais claro qual era sua real intenção no primeiro comentário. O esclarecimento que você agora nos dá certamente teria evitado a parte desagradável da discussão. Minha expectativa era que </span><span style="font-size:10pt">a matéria enviada inicialmente por Carlos Pombalini suscitasse discussões sobre o tema, e não comentários com juízos de valor depreciativos e em tom de deboche, como equivocadamente interpretei seu comentário.</span></div>



<div><span style="font-size:10pt">Peço-lhe, portanto, sinceras desculpas pelo sentimento de ofensa e pelos infelizes termos utilizados.</span></div><div>Espero que aceite.</div><div>Abraço</div><div><br></div><div>Rafael Marin</div>



</div></div></div></div></div></div></div></div><div><br></div><br><div><div></div><hr>Date: Thu, 8 Nov 2012 07:31:38 -0800<br>From: <a href="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank">lucianocesar78@yahoo.com.br</a><br>



To: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>; <a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a><br>Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fotógrafo francês traça a ‘geografia noturna’ dos bailes funk no Rio<div>



<div><br><br><table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0"><tbody><tr><td valign="top" style="font:inherit">

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Prezados senhores da lista, <br></span></p><p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR"><br></span></p><p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">A ligeireza com
que tratei o assunto a que se refere o título desta mensagem facilitou julgamentos – esses sim, <i>ad hominem – </i>a minha pessoa, diretamente. Não reclamo da
divergência de opiniões, mas me senti ofendido e humilhado por ser associado a
uma lente de olhar “curioso”, “preconceituoso”, “elitista” do senso “comum”, </span><span lang="PT-BR">“devoto e escravo dos ditames
senhoriais”</span><span lang="PT-BR"> e por ter minha opinião sendo classificada
como irrelevante, apesar de ter merecido a atenção dos senhores a partir de
julgamentos que atingem a minha pessoa e não a opinião que emito a respeito de
um gênero musical. Mas não recebi nenhum argumento.</span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Há dois pontos
que levantei em meu comentário que, pela leveza até irresponsável do meu
tratamento, foram ignorados. Primeiro, a questão de se o funk é (entre muitas
coisas diferentes que caracterizam o objeto social) um gênero musical legítimo como
representação das classes populares associadas a ele, ou licença, dada pela
classe dominante, para manutenção de estruturas sociais desiguais e
estratificadas. O segundo ponto é, no caso de se considerar o funk como
manutenção de estruturas estratificadas de poder, se o olhar estrangeiro
laudatório não facilitaria a celebração dessa manutenção dominante. As questões
são claras, e podem ser perfeitamente discutidas sem juízo do interlocutor e a
partir de uma argumentação científica. Pode ser que frequentar e fotografar bailes
realmente qualifique um fotógrafo a se dizer conhecedor “por dentro e de perto”,
como afirma o sr. Rafael Marin. Mas trabalhar em projetos sociais – como é o
meu caso – talvez também ajude a alimentar um olhar mais aproximado sobre a
representatividade que os moradores de comunidades de periferia efetivamente conferem
a esse gênero musical.</span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Não entendo como
a crítica feita a partir desses dois pontos (estratificação de estruturas de
poder e apologia a uma cultura isolada, uma reforçando a outra) seja a de uma “mentalidade
colonizada”, até porque não aleguei em momento nenhum, comparação com qualquer
manifestação cultural de “elite”. Sequer falei da relação de belo-não belo. Esse
preconceito, provavelmente, está na cabeça de quem leu. A defesa que faço - em
minha vida privada e acadêmica - da política das cotas, por exemplo, leva em
conta exatamente a intenção de desestratificar essas estruturas de poder exercido
através da cultura. A meu ver, a apologia da cultura das classes subjugadas tem
esse efeito ambíguo: por um lado celebra a vida cultural de uma comunidade, mas
por outro, oculta a negação do livre acesso de outras expressões culturais a
uma parcela desfavorecida da população num movimento de dominação implícita. </span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Isso não é fruto
de uma pesquisa científica, mas uma opinião (embasada) a que tenho direito, com
toda a probabilidade de ser refutada por convencimento da parte de pesquisadores
comprometidos com a questão. O que eu não gostaria é de me ver enredado em
ofensas pessoais por defender tal opinião, mesmo que tenha que discutir e reconhecer
o erro de meu ponto de vista.</span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Embaso essa discussão
não só em minha opinião mas, entre outras experiências, na ação pública do escritor,
cantor e artista Ferrez (<a href="http://ferrez.blogspot.com.br/p/autor.html" target="_blank">http://ferrez.blogspot.com.br/p/autor.html</a>), a quem
tive oportunidade de ouvir renegando os bailes funk como representativos da
cultura de periferia (palestra dada ao programa Guri Santa Marcelina em
08/02/2012). Não sei se Ferrez concordaria com minha mensagem, mas com certeza
discutiria a questão em outros termos. Sou levado a pensar que talvez ele
discutisse a questão e não a minha pessoa. E talvez, mesmo que concordasse
comigo do ponto de vista da crítica, apreciaria a qualidade artística das fotos,
como eu também apreciei.</span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">No entanto, o sr Carlos Palombini e o sr. Rafael Marin responderam como se se
quisessem pareceristas de um artigo acadêmico ao que deveria ter sido a
expressão livre de uma opinião. Ou seja, cientificizaram o rechaçamento de
minha pessoa, de minha capacidade de raciocínio (“O restante do raciocínio, se
é correto empregar este termo aqui”), rejeitaram minha experiência possível e
subestimaram minha capacidade de compreender argumentos contrários que,
acredito sinceramente, os senhores são perfeitamente capazes de proferir. Nesses
“pareceres”, um verniz cientificista deslocado trouxe a luz uma leitura rasa
que atribui à minha pessoa posições que absolutamente não defendo, além de me
acusarem de ignorante sem sequer conhecer a experiência que tenho como
professor de projetos sociais. Nenhum dos dois me conhece pessoalmente para
justificar o seu juízo. </span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Pergunto aos
senhores onde está o argumento <i>ad hominem
</i>na minha mensagem, já que não mencionei pessoas: o termo “francês ver”, de
minha primeira frase, alegoriza um olhar estrangeiro, tradicionalmente
deslumbrável pelo exótico com que reveste o diferente, às vezes para mostrar a
beleza, mas às vezes para negar a injustiça social imanente ao fenômeno social
que observa. Nas respostas, entretanto, faculdades cognitivas foram
mencionadas. Fui acusado, além de elitista e ignorante, também de falacioso no
“abraço” com que sempre assino minhas mensagens escritas a comunidade acadêmica
de que faço parte, que amo e defendo, mesmo discordando, exercendo minha
liberdade de expressão e confiança de que minhas opiniões possam ser acolhidas,
compreendidas e refutadas sempre que necessário.</span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Se falei uma
imensa bobagem, peço sinceras desculpas e me disponho a pesquisar melhor os
dados. Como acabo de dizer, manifestei uma opinião e estou realmente aberto a argumentos
que enriqueçam essa opinião, desde que haja discussão dos pontos levantados.
Mas eu, sinceramente, esperava uma reação melhor dos senhores.</span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Grato pela
atenção, </span></p>

<p style="text-indent:35.4pt"><span lang="PT-BR">Um abraço a quem
aceitar.</span></p>            

<font face="arial,helvetica,sans-serif">Luciano Morais<br></font><br><br><br><br>--- Em <b>ter, 6/11/12, Carlos Palombini <i><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br>



<blockquote style="margin-left:5px;padding-left:5px"><br>De: Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fotógrafo francês traça a ‘geografia noturna’ dos bailes funk no Rio<br>



Para: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Terça-feira, 6 de Novembro de 2012, 14:41<br><br><div>Interessante como os ataques à matéria mostram uma forte propensão ao <i>argumentum ad hominem</i>, isto é, atacam o oponente, e não seus argumentos. Trata-se de uma falácia lógica ou, mais precisamente, de uma irrelevância. O restante do raciocínio, se é correto empregar este termo aqui, é tautológico. Não há qualquer sombra de elaboração teórica ou de experiência reveladora do que quer que não seja preconceito de classe, isto é, ignorância.
 Agradeço a gentileza dos "abraços", que não posso aceitar, por falaciosos.<br>
<br>cp<br><br>Mensagem de Rafael Marin:<br><br>Ao invés de uma celebração pela etnografia fotográfica que o olhar - de 
perto e de dentro - de Vicent Rosenblatt nos traz (trabalho este que 
deveria levar<span style="font-size:10pt">, em primeiro lugar, a uma discussão acerca das </span><span style="font-size:10pt">pesquisas etnomusicológicas que têm como campo e objeto de pesquisa </span><span style="font-size:10pt">os espaços do funk carioca e suas implicações sócio-culturais), </span><span style="font-size:10pt">o
 que tivemos foi, lamentavelmente, um infeliz comentário que reflete um 
olhar - de fora e de longe - ingênuo (cientificamente falando), </span><span style="font-size:10pt">preconceituoso
 e elitista de um devoto e escravo dos ditames senhoriais que ainda 
insistem em se proclamar, através de seus porta-vozes, detentores dos 
critérios que distinguem o belo do não-belo, o artístico do 
não-artístico, o estético do não-estético, quando n</span><span style="font-size:10pt">a verdade a única distinção que fazem é entre ciência e senso comum, entre pesquisador e curioso.</span><div>Rafael Marin</div><br><br>



<br><div>2012/11/6  <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http:///mc/compose?to=lcm%40usp.br" target="_blank">lcm@usp.br</a>></span><br><blockquote style="border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<div><div style="font-size:12pt;font-family:times new roman,new york,times,serif">    Cultura pra francês ver. Às "elites" interessa exatamente isso: alienação, ignorância, superficialidade  da classe popular. O funk não é uma insurreição contra nenhuma estrutura social, pelo contrário. Até defendo o o funk como expressão social e cultural de uma classe oprimida, mas a apologia e a esteticização disso me parece a mesma coisa que elogiar a pujança e a beleza das senzalas. <br>




Abraço, <br>
</div></div></blockquote></div><div></div>
</div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>



________________________________________________</div></blockquote></td></tr></tbody></table><br></div></div>________________________________________________
Lista de discuss�es ANPPOM
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
________________________________________________</div>                                      </div></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<span><font color="#888888"><br></font></span></blockquote></div><span><font color="#888888"><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br>Pedro Filho Amorim<div>

<br><div><a href="http://soundcloud.com/peofilho" target="_blank">http://soundcloud.com/peofilho</a><br>
<a href="http://www.myspace.com/pedrofilho" target="_blank">http://www.myspace.com/pedrofilho</a><br><a href="http://peofilho.wordpress.com/" target="_blank">http://peofilho.wordpress.com/</a><br><a href="tel:%2831%297502-3005" value="+553175023005" target="_blank">(31)7502-3005</a></div>


</div>
<br>
</font></span><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>
<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>
<div><a href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div>
<br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><br>
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