<div><div>Desculpe, meu caro, mas o texto de Olavo de Carvalho é tao raso em argumentaçao quanto aquilo que ele supoe ser o pensamento que critica. Em primeiro lugar, simplifica este pensamento até a caricatura. Além disso, sua crítica à suposta deficiência cognitiva das geraçoes pós-Freire (para sintetizar sua crítica em um ícone) baseia-se, nao em contataçoes concretas, mas em generalizaçoes. Sua comparaçao do aprendizado da linguagem com o aprender a andar é patética (aprende-se a andar e a falar intuitivamente; nao há, porém, uma notaçao do andar...). <br>
</div><div>Nao gostaria de receber mais artigos de Olavo de Carvalho nesta lista (é um opinador homofóbico, grosseiro e tolo), mas como estamos numa democracia devo elevar meu espírito e aprender a ignorar os ignaros...</div>
<div> </div>Atenciosamente,<br></div><div class="gmail_quote">Em 15 de novembro de 2012 17:35, cristovam augusto de carvalho sobrinho augusto <span dir="ltr"><<a href="mailto:caviolao@yahoo.com.br" target="_blank">caviolao@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;padding-left:1ex;border-left-color:rgb(204,204,204);border-left-width:1px;border-left-style:solid" class="gmail_quote"><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><tbody><tr>
<td style="font:inherit;font-size-adjust:inherit;font-stretch:inherit" valign="top"><div><table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><tbody><tr><td style="line-height:inherit;font-family:arial;font-size:10pt;font-style:inherit;font-variant:inherit;font-weight:inherit;font-size-adjust:inherit;font-stretch:inherit">
<br>Gostaria de compartilhar o texto abaixo. <br><br>Att.<br><br><br><p align="center"><span style="font-size:x-large"><strong>O novo imbecil coletivo<br></strong></span></p>
<p align="center"><span style="color:rgb(153,0,0)">Olavo de Carvalho</span><br><em>Diário do Comércio</em><em>,</em> 30 de outubro de 2012</p>
<p><span lang="PT-BR"> Quando entre os anos 80 e 90 comecei a redigir as notas que viriam a compor <em>O Imbecil Coletivo</em>,
os personagens a que ali eu me referia eram indivíduos inteligentes,
razoavelmente cultos, apenas corrompidos pela auto-intoxicação
ideológica e por um corporativismo de partido que, alçando-os a posições
muito superiores aos seus méritos, deformavam completamente sua visão
do universo e de si mesmos. Foi por isso que os defini como “um grupo de
pessoas de inteligência normal ou mesmo superior que se reúnem com a
finalidade de imbecilizar-se umas às outras”.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> Essa definição já não se aplica aos novos tagarelas e opinadores, que atuam sobretudo através da <em>internet</em>e
que hoje estão entre os vinte e os quarenta anos de idade. Tal como
seus antecessores, são pessoas de inteligência normal ou superior
separadas do pleno uso de seus dons pela intervenção de forças sociais e
culturais. A diferença é que essas forças os atacaram numa idade mais
tenra e já não são bem as mesmas que lesaram os seus antecessores.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> Até os anos 70, os brasileiros recebiam
no primário e no ginásio uma educação normal, deficiente o quanto fosse.
Só vinham a corromper-se quando chegavam à universidade e, em vez de
uma abertura efetiva para o mundo da alta cultura, recebiam doses
maciças de doutrinação comunista, oferecida sob o pretexto, àquela
altura bastante verossímil, da luta pela restauração das liberdades
democráticas. A pressão do ambiente, a imposição do vocabulário e o
controle altamente seletivo dos temas e da bibliografia faziam com que a
aquisição do <em>status</em> de brasileiro culto se identificasse, na
mente de cada estudante, com a absorção do estilo esquerdista de pensar,
de sentir e de ser – na verdade, nada mais que um conjunto de cacoetes
mentais.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> O trabalho dos professores-doutrinadores
era complementado pela grande mídia, que, então já amplamente dominada
por ativistas e simpatizantes de esquerda, envolvia os intelectuais e
artistas de sua preferência ideológica numa aura de prestígio sublime,
ao mesmo tempo que jogava na lata de lixo do esquecimento os escritores e
pensadores considerados inconvenientes, exceto quando podia explorá-los
como exceções que por sua própria raridade e exotismo confirmavam a
regra.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> Criada e mantida pelas universidades,
pelo movimento editorial e pela mídia impressa, a atmosfera de
imbecilização ideológica era, por assim dizer, um produto de luxo, só
acessível às classes média e alta, deixando intacta a massa popular.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> A partir dos anos 80, a elite
esquerdista tomou posse da educação pública, aí introduzindo o sistema
de alfabetização “socioconstrutivista”, concebido por pedagogos
esquerdistas como Emilia Ferrero, Lev Vigotsky e Paulo Freire para
implantar na mente infantil as estruturas cognitivas aptas a preparar o
desenvolvimento mais ou menos espontâneo de uma cosmovisão socialista,
praticamente sem necessidade de “doutrinação” explícita.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> Do ponto de vista do aprendizado, do
rendimento escolar dos alunos, e sobretudo da alfabetização, os
resultados foram catastróficos.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> Não há espaço aqui para explicar a coisa
toda, mas, em resumidas contas, é o seguinte. Todo idioma compõe-se de
uma parte mais ou menos fechada, estável e mecânica – o alfabeto, a
ortografia, a lista de fonemas e suas combinações, as regras básicas da
morfologia e da sintaxe -- e de uma parte aberta, movente e fluida: o
universo inteiro dos significados, dos valores, das nuances e das
intenções de discurso. A primeira aprende-se eminentemente por
memorização e exercícios repetitivos. A segunda, pelo
auto-enriquecimento intelectual permanente, pelo acesso aos bens de alta
cultura, pelo uso da inteligência comparativa, crítica e analítica e, <em>last not least</em>,
pelo exercício das habilidades pessoais de comunicação e expressão. Sem
o domínio adequado da primeira parte, é impossível orientar-se na
segunda. Seria como saltar e dançar antes de ter aprendido a andar. É
exatamente essa inversão que o socio
construtivismo impõe aos alunos, pretendendo que participem ativamente –
e até criativamente – do “universo da cultura” antes de ter os
instrumentos de base necessários à articulação verbal de seus
pensamentos, percepções e estados interiores.</span></p>
<p><span lang="PT-BR"> O socioconstrutivismo mistura a
alfabetização com a aquisição de conteúdos, com a socialização e até com
o exercício da reflexão crítica, tornando o processo enormemente
complicado e, no caminho, negligenciando a aquisição das habilidades
fonético-silábicas elementares sem as quais ninguém pode chegar a um
domínio suficiente da linguagem. </span></p>
<p><span lang="PT-BR"> O produto dessa monstruosidade
pedagógica são estudantes que chegam ao mestrado e ao doutorado sem
conhecimentos mínimos de ortografia e com uma reduzida capacidade de
articular experiência e linguagem. Na universidade aprendem a macaquear o
jargão de uma ou várias especialidades acadêmicas que, na falta de um
domínio razoável da língua geral e literária, compreendem de maneira
coisificada, quase fetichista, permanecendo quase sempre insensíveis às
nuances de sentido e incapazes de apreender, na prática, a diferença
entre um conceito e uma figura de linguagem. Em geral não têm sequer o
senso da “forma”, seja no que lêem, seja no que escrevem.</span></p>
<span lang="PT-BR"> Aplicado em escala nacional, o
socioconstrutivismo resultou numa espetacular democratização da inépcia,
que hoje se distribui mais ou menos equitativamente entre todos os
jovens brasileiros estudantes ou diplomados, sem distinções de credo ou
de ideologia. O novo imbecil coletivo, ao contrário do antigo, não tem
carteirinha de partido. </span><br><font style="font-style:italic"><span style="font-family:times new roman,new york,times,serif"><br></span></font><br><br></td></tr></tbody></table></div></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>
<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>
<div><a href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div>
<br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><br>