Ale,<br><br>Há uma disputa em torno de Otto [Maria Carpeaux/]Karpfen, originalmente baseada, por um lado, em suas ligações com o Partido Social Cristão austríaco, e, por outro, em seu engajamento contra a ditadura brasileira. Em artigo publicado nos <i>Anais do Vigésimo Sexto Simpósio Nacional de História</i>, no ano passado, Eduardo Gomes Silva escreve:<br>
<br><blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex" class="gmail_quote"><font size="1">[...] se não tivesse vivido os anos subsequentes ao Golpe de 1964, Carpeaux possivelmente levaria o epíteto de reacionário túmulo adentro, até porque ocuparia por muitos anos o posto de um dos principais redatores do matutino carioca <i>Correio da Manhã</i>, sendo mesmo apontado como autor, ou um dos autores, dos famosos editoriais “Basta!” e “Fora!” (de 31 de março e 1º de abril de 1964, respectivamente), através dos quais aquele diário, conhecido por sua identificação com a tradição liberal e com a peculiar (para não dizer própria) concepção de democracia nutrida por esta tradição, juntava-se em definitivo ao coro golpista.</font><br>
<br><font size="1">Todavia, seu ativo papel de oposição aos governos militares o tornaria conhecido, já no final da vida, como um intelectual definitivamente ligado ao espectro esquerdista no cenário político nacional.</font><br>
</blockquote><br>Gomes Silva analisa a seguir o "resgate" (LOL!) de Otto Karpfen por Olavo de Carvalho:<br><br><blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex" class="gmail_quote">
<font size="1">À medida que os anos passavam, ele [Carpeaux] se permitiu cada vez mais ser afetado por uma atualidade política mesquinha, deixando dissolver-se em parte, no ambiente de imediatismo brasileiro, a soberana concentração espiritual que lhe permitira sair ileso das mais deprimentes experiências europeias. (Carvalho apud Gomes Silva)</font><br>
</blockquote><br>Enfim, este artigo permite saber quem seja a figura em questão, <i>videlicet</i> Olavo de Carvalho, sem sujar a sola do sapato, isto é, sem lê-lo.<br><br>Quanto a Carpeaux, li, há décadas, <i>Uma nova história da música</i>, de 1958. Recordo ainda, e jamais esquecerei, os epítetos irritantes: a primeira Balada de Chopin é "autobiográfica"; a terceira, "mais brilhante que profunda".<br>
<br>Não sei se vc viu, mas há uma página das Olavettes no Facebook, e entre elas se contam inclusive músicos (<i>surprise</i>, <i>surprise</i>!) Infelizmente, essas meninas, que vendem camisetas com o mote <span class="userContent translationEligibleUserMessage">"O histérico acha que a intensidade do seu ódio prova a veracidade da sua crença", </span>não estão à altura do homenageado, e não conhecem sequer conjugação verbal, eis que a página tem por distintivo: "enfureça os pentelhos, imbecis e puxa-sacos" (já ouvimos esse tipo de linguagem aqui, não?). As meninas falam como faveladas: "Olavettes é nóis!"<br>
<br>Abraço,<br>cvp<br><br>Olavo de Carvalho enlista <br><br><div class="gmail_quote">2012/11/17 Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span><br><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Perto de Olavo Carpeaux é um Machado. Ou um Thomas Mann.<br>
</blockquote></div><div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div>