<META HTTP-EQUIV="Content-Type" CONTENT="text/html; charset=iso-8859-1">
<html xmlns:v="urn:schemas-microsoft-com:vml" xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:w="urn:schemas-microsoft-com:office:word" xmlns:m="http://schemas.microsoft.com/office/2004/12/omml" xmlns="http://www.w3.org/TR/REC-html40"><head><meta name=Generator content="Microsoft Word 12 (filtered medium)"><style><!--
/* Font Definitions */
@font-face
        {font-family:"Cambria Math";
        panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Calibri;
        panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Tahoma;
        panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;}
@font-face
        {font-family:Georgia;
        panose-1:2 4 5 2 5 4 5 2 3 3;}
/* Style Definitions */
p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:11.0pt;
        font-family:"Calibri","sans-serif";}
a:link, span.MsoHyperlink
        {mso-style-priority:99;
        color:blue;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {mso-style-priority:99;
        color:purple;
        text-decoration:underline;}
span.EstiloDeEmail17
        {mso-style-type:personal;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:windowtext;}
span.apple-converted-space
        {mso-style-name:apple-converted-space;}
span.EstiloDeEmail19
        {mso-style-type:personal;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:#1F497D;}
span.EstiloDeEmail20
        {mso-style-type:personal;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:#1F497D;}
span.EstiloDeEmail21
        {mso-style-type:personal-reply;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:#1F497D;}
.MsoChpDefault
        {mso-style-type:export-only;
        font-size:10.0pt;}
@page WordSection1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.WordSection1
        {page:WordSection1;}
--></style><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapedefaults v:ext="edit" spidmax="1026" />
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapelayout v:ext="edit">
<o:idmap v:ext="edit" data="1" />
</o:shapelayout></xml><![endif]--></head><body lang=PT-BR link=blue vlink=purple><div class=WordSection1><p class=MsoNormal><span style='color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><div><div style='border:none;border-top:solid #B5C4DF 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm'><p class=MsoNormal><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></p></div></div><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>O editorial desta data (26/12/2012)</span><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#1F497D;background:white'> </span><span style='font-family:"Georgia","serif";color:black;background:white'>OESP</span><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>, especificamente “Cotas nas universidades paulistas”, cita posição de colegiados e de ‘vários docentes’ das universidades estaduais paulistas de uma maneira que me causou estranhamento.  <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>Cito excerto: <i>“.../ Historicamente, os órgãos colegiados da USP, Unicamp e Unesp sempre foram contrários à adoção de políticas de cotas nos vestibulares, alegando que elas distorcem os resultados dos exames, comprometem o princípio de mérito e colocam em salas de aula alunos despreparados.</i></span><i> <span class=apple-converted-space> </span>Vários docentes receberam com reservas esse programa de inclusão social. Serão decisivas as reuniões das congregações das faculdades mais importantes, como as de Medicina, Direito e Engenharia. /...”<o:p></o:p></i></p><p class=MsoNormal><i><o:p> </o:p></i></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>Sou membro de vários colegiados em minha universidade, em vários niveis, e tenho claro em minha memória que em todas as oportunidades em que ocorreu a discussão a respeito de cotas para ingresso na universidade, o principal motivo de questionamento era o de estar implementando um procedimento para remediar um problema sem sanar sua causa. ‘Colocar alunos despreparados em salas de aula’ é uma das consequências disso, mas não algo a ser observado e tratado em si e de forma restrita, senão visto num contexto amplo diante de uma situação complexa. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>‘Comprometer o princípio de mérito’ e ‘distorcer os resultados do exame de vestibular’ são alegações que podem até ter ocorrido, mas são irrelevantes em relação ao eixo de pensamento, uma vez que o cerne da questão, sempre bem aceito por todos, era ‘buscar uma solução para combater uma desigualdade e uma injustiça’. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>Em todos os debates foi unânime a aprovação de que uma educação fortalecida pela revitalização das escolas públicas nos níveis fundamental e médio teria um impacto marcante e decisivo sobre essa exclusão que se busca combater. Sempre perguntamos onde está o compromisso do estado (em nível federal, estadual e municipal) que deveria cumprir as metas estabelecidas quanto ao percentual orçamentário dedicado à educação. Se fossem de fato cumpridos, de forma responsável e eficiente, a desigualdade não estaria na situação em que se encontra atualmente.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>O que os colegiados e os membros da comunidade acadêmica desejam, não é que a prova seletiva que elaboram seja aplicada exibindo sua elegância e a consistência de seus métodos. O que zelamos sempre em nosso método de trabalho é que antes de adotar e aplicar um procedimento, este deve ser suficiente e consistentemente testado e validado. Em políticas públicas esse rigor seria uma prevenção para que, com o tempo, grandes soluções anunciadas com alarde não se revelem ineficientes, senão inócuas.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>Se temos alunos na sala de aula com dois níveis de preparação distintos, isso poderia até ser trabalhado. Temos condições e potencial criativo para encontrar soluções. Mas não queremos sair precipitadamente empurrando o caminhão, antes de ter certeza de que o motor dele de fato não pode funcionar, ou que pelo menos o freio de mão seja solto. Queremos que, antes disso, as obrigações do estado (Federação, Estado e Município) sejam cumpridas. No costume dos índios, o cacique era o primeiro a se levantar e a realizar a tarefa árdua que ninguém queria fazer. Depois dele, todos se erguiam e se punham a trabalhar.  <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>Por outro lado, como docente e pesquisador, nunca ousaria dizer que uma área do conhecimento pudesse ser mais importante do que outra. Simplesmente porque o universo, com sua estrutura e seus fenômenos, segue seu curso normal, independentemente da taxonomia que os homens inventaram para vê- lo, entendê-lo e explicá-lo, da mesma forma como aves, mamíferos, anfíbios, insetos, plantas e demais formas de vida seguem vivendo, se reproduzindo e evoluindo à revelia das frequentes e rápidas variações das classificações que lhes aplicam. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif";color:#464646;background:white'>José Augusto Mannis (docente Instituto de Artes, Depto. de Música, Unicamp)<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal>_____________________________________<o:p></o:p></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><p class=MsoNormal>Prof. Dr. José Augusto Mannis<o:p></o:p></p><p class=MsoNormal>Universidade Estadual de Campinas - Unicamp<o:p></o:p></p><p class=MsoNormal>Instituto de Artes<o:p></o:p></p><p class=MsoNormal>Depto. de Música<o:p></o:p></p><p class=MsoNormal><a href="jamannis@uol.com.br">jamannis@uol.com.br</a><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal>+55 (19) 8116-3160 <o:p></o:p></p><p class=MsoNormal><span style='color:black'>RID: B-9522-2012<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='color:black'>ORCID: 0000-0002-9484-5674<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div></body></html>