<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Caros colegas,<br><br>O prof. José Mannis tocou em outro assunto muito importante para discussão: a valorização de áreas do conhecimento específicas dentro da Universidade.<br><br>Já basta a supervalorização que a sociedade brasileira dá pra áreas como Medicina, Engenharia e Direito; a Universidade tem (ou deveria ter) o papel transformador de reforçar a importância de cada área e dar o exemplo à sociedade. Mas ao invés disso, vê-se que ela é na verdade uma mera reprodução das práticas que já existem.<br><br>As áreas de Artes então, estas são sempre o "patinho feio": só dão gastos e sua produção não visa à aplicação imediata em massa. Não existe nenhum tipo de incentivo à produção artística se ela não estiver vinculada ou adequada a projetos de pesquisa ou extensão (creio que deveria haver um tipo de projeto
 específico voltado à produção artística, legalmente institucionalizado). E fora da Universidade, a produção artística tem que se adequar aos padrões de mercado, com nossas geniais "Leis de <b>Incentivo</b>" (ou seja: os artistas não merecem uma política cultural digna; tem de viver de "incentivo" ou caridade das empresas). Se não houver resistência, daqui a 50 anos o país será feito de Micheis Teló e de "estudiosos acadêmicos da Música".<br><br> Tem um ditado que um de nossos alunos criou, sabiamente: "a sociedade pensa que o músico é uma prostituta: tem que viver para dar prazer aos outros".<br><br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Cerqueira</font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times,
 serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a><font size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a><br></font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>qua, 26/12/12, jamannis@uol.com.br <i><jamannis@uol.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: jamannis@uol.com.br <jamannis@uol.com.br><br>Assunto: [ANPPOM-Lista] Posição de docentes quanto às politicas de cotas<br>Para: "'ANPPOM'" <anppom-l@iar.unicamp.br><br>Data: Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2012, 15:26<br><br><div id="yiv1850465250">
<style><!--
#yiv1850465250  
 _filtered #yiv1850465250 {font-family:"Cambria Math";panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;}
 _filtered #yiv1850465250 {font-family:Calibri;panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;}
 _filtered #yiv1850465250 {font-family:Tahoma;panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;}
 _filtered #yiv1850465250 {font-family:Georgia;panose-1:2 4 5 2 5 4 5 2 3 3;}
#yiv1850465250  
#yiv1850465250 p.yiv1850465250MsoNormal, #yiv1850465250 li.yiv1850465250MsoNormal, #yiv1850465250 div.yiv1850465250MsoNormal
        {margin:0cm;margin-bottom:.0001pt;font-size:11.0pt;font-family:"Calibri", "sans-serif";}
#yiv1850465250 a:link, #yiv1850465250 span.yiv1850465250MsoHyperlink
        {color:blue;text-decoration:underline;}
#yiv1850465250 a:visited, #yiv1850465250 span.yiv1850465250MsoHyperlinkFollowed
        {color:purple;text-decoration:underline;}
#yiv1850465250 span.yiv1850465250EstiloDeEmail17
        {font-family:"Calibri", "sans-serif";color:windowtext;}
#yiv1850465250 span.yiv1850465250apple-converted-space
        {}
#yiv1850465250 span.yiv1850465250EstiloDeEmail19
        {font-family:"Calibri", "sans-serif";color:#1F497D;}
#yiv1850465250 span.yiv1850465250EstiloDeEmail20
        {font-family:"Calibri", "sans-serif";color:#1F497D;}
#yiv1850465250 span.yiv1850465250EstiloDeEmail21
        {font-family:"Calibri", "sans-serif";color:#1F497D;}
#yiv1850465250 .yiv1850465250MsoChpDefault
        {font-size:10.0pt;}
 _filtered #yiv1850465250 {margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
#yiv1850465250 div.yiv1850465250WordSection1
        {}
--></style><div><div class="yiv1850465250WordSection1"><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="color:#1F497D;">  </span></p><div><div style="border:none;border-top:solid #B5C4DF 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm;"><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma", "sans-serif";">  </span></p></div></div><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">O editorial desta data (26/12/2012)</span><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#1F497D;background:white;"> </span><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:black;background:white;">OESP</span><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">, especificamente “Cotas nas universidades paulistas”, cita posição de colegiados e de ‘vários
 docentes’ das universidades estaduais paulistas de uma maneira que me causou estranhamento.  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">Cito excerto: <i>“.../ Historicamente, os órgãos colegiados da USP, Unicamp e Unesp sempre foram contrários à adoção de políticas de cotas nos vestibulares, alegando que elas distorcem os resultados dos exames, comprometem o princípio de mérito e colocam em salas de aula alunos despreparados.</i></span><i> <span class="yiv1850465250apple-converted-space"> </span>Vários docentes receberam com reservas esse programa de inclusão social. Serão decisivas as reuniões das congregações das faculdades mais importantes, como as de Medicina, Direito e
 Engenharia. /...”</i></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><i>  </i></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">Sou membro de vários colegiados em minha universidade, em vários niveis, e tenho claro em minha memória que em todas as oportunidades em que ocorreu a discussão a respeito de cotas para ingresso na universidade, o principal motivo de questionamento era o de estar implementando um procedimento para remediar um problema sem sanar sua causa. ‘Colocar alunos despreparados em salas de aula’ é uma das consequências disso, mas não algo a ser observado e tratado em si e de forma restrita, senão visto num contexto amplo diante de uma situação complexa. </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">  </span></p><p
 class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">‘Comprometer o princípio de mérito’ e ‘distorcer os resultados do exame de vestibular’ são alegações que podem até ter ocorrido, mas são irrelevantes em relação ao eixo de pensamento, uma vez que o cerne da questão, sempre bem aceito por todos, era ‘buscar uma solução para combater uma desigualdade e uma injustiça’. </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">Em todos os debates foi unânime a aprovação de que uma educação fortalecida pela revitalização das escolas públicas nos níveis fundamental e médio teria um impacto marcante e decisivo sobre essa
 exclusão que se busca combater. Sempre perguntamos onde está o compromisso do estado (em nível federal, estadual e municipal) que deveria cumprir as metas estabelecidas quanto ao percentual orçamentário dedicado à educação. Se fossem de fato cumpridos, de forma responsável e eficiente, a desigualdade não estaria na situação em que se encontra atualmente.</span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">O que os colegiados e os membros da comunidade acadêmica desejam, não é que a prova seletiva que elaboram seja aplicada exibindo sua elegância e a consistência de seus métodos. O que zelamos sempre em nosso método de trabalho é que antes de adotar e aplicar um procedimento, este deve ser suficiente
 e consistentemente testado e validado. Em políticas públicas esse rigor seria uma prevenção para que, com o tempo, grandes soluções anunciadas com alarde não se revelem ineficientes, senão inócuas.</span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">Se temos alunos na sala de aula com dois níveis de preparação distintos, isso poderia até ser trabalhado. Temos condições e potencial criativo para encontrar soluções. Mas não queremos sair precipitadamente empurrando o caminhão, antes de ter certeza de que o motor dele de fato não pode funcionar, ou que pelo menos o freio de mão seja solto. Queremos que, antes disso, as obrigações do estado (Federação, Estado e Município) sejam cumpridas. No
 costume dos índios, o cacique era o primeiro a se levantar e a realizar a tarefa árdua que ninguém queria fazer. Depois dele, todos se erguiam e se punham a trabalhar.  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">Por outro lado, como docente e pesquisador, nunca ousaria dizer que uma área do conhecimento pudesse ser mais importante do que outra. Simplesmente porque o universo, com sua estrutura e seus fenômenos, segue seu curso normal, independentemente da taxonomia que os homens inventaram para vê- lo, entendê-lo e explicá-lo, da mesma forma como aves, mamíferos, anfíbios, insetos, plantas e demais formas de vida seguem vivendo, se reproduzindo e evoluindo à revelia das frequentes e rápidas
 variações das classificações que lhes aplicam. </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">  </span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="font-family:"Georgia", "serif";color:#464646;background:white;">José Augusto Mannis (docente Instituto de Artes, Depto. de Música, Unicamp)</span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal">  </p><p class="yiv1850465250MsoNormal">  </p><p class="yiv1850465250MsoNormal">  </p><p class="yiv1850465250MsoNormal">  </p><p class="yiv1850465250MsoNormal">  </p><p class="yiv1850465250MsoNormal">_____________________________________</p><p class="yiv1850465250MsoNormal">  </p><p class="yiv1850465250MsoNormal">Prof. Dr. José Augusto Mannis</p><p class="yiv1850465250MsoNormal">Universidade Estadual de Campinas - Unicamp</p><p class="yiv1850465250MsoNormal">Instituto
 de Artes</p><p class="yiv1850465250MsoNormal">Depto. de Música</p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><a rel="nofollow">jamannis@uol.com.br</a></p><p class="yiv1850465250MsoNormal">+55 (19) 8116-3160 </p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="color:black;">RID: B-9522-2012</span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal"><span style="color:black;">ORCID: 0000-0002-9484-5674</span></p><p class="yiv1850465250MsoNormal">  </p></div></div></div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div class="plainMail">________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></blockquote></td></tr></table>