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penhar o papel que a caridade desempenha em nossa economia (vide a esse respeito Slavoj Zizek)<br><br><a href="http://youtu.be/hpAMbpQ8J7g">http://youtu.be/hpAMbpQ8J7g</a><br><br>é dizer que, conosco, tudo vai bem, obrigado.<br><br>Na verdade, não é que não seja bem isso: não é nada disso. Tenho razão para acreditar que não seja a universidade quem esteja "instrumentando e capacitando" para aproveitar isso ou aquilo. Tanto quanto posso julgar pelo grosso da pesquisa em música, a universidade está "instrumentando e capacitando" para as linguagens empoladas, ainda que gramaticalmente incorretas, em estrita obediência a uma entidade que, de pesquisa, não entende patavinas: a ABNT.<br><br>Em resumo, já não é mais que "a massa um dia comerá o biscoito fino que fabrico", e muito menos que "a massa não está preparada para comer o biscoito fino que fabrico", mas sim que "o biscoito é outro".<br><br>abraços<br>cvp<o:p></o:p></p><div><p class=MsoNormal>2013/1/17 <<a href="mailto:jamannis@uol.com.br" target="_blank">jamannis@uol.com.br</a>><o:p></o:p></p><div><div><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>A iniciativa é louvável. Ela será muito útil para quem está instrumentado e capacitado para aproveitar isso. </span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'> </span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Mas para quem não está estruturado para conduzir seu auto-aprendizado (ter aprendido a aprender as coisas = apreender criticamente o mundo) são petiscos de intelectualidade que não terão como ser assimilados de forma eficiente para esses indivíduos. </span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'> </span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Volto a insistir (em prosseguimento à política de cotas) que o buraco está mais embaixo: o ensino fundamental e médio tem que ser aprimorado. E acredito que as universidades podem iniciar esse processo, estendendo suas ações para a formação técnica de 2º grau junto ao ensino médio dentro da suas áreas de excelência.</span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'> </span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Mannis </span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'> </span><o:p></o:p></p><div style='border:none;border-top:solid #B5C4DF 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm'><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><b><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"'>De:</span></b><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"'> <a href="mailto:sonologia-l-bounces@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l-bounces@listas.unicamp.br</a> [mailto:<a href="mailto:sonologia-l-bounces@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l-bounces@listas.unicamp.br</a>] <b>Em nome de </b>Carlos Palombini<br><b>Enviada em:</b> quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 19:17<br><b>Para:</b> <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>; Pesquisadores em Sonologia (Música)<br><b>Assunto:</b> [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades</span><o:p></o:p></p></div><div><div><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'> <o:p></o:p></p><h1>Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades<o:p></o:p></h1><div><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'>16/01/2013 - 18h49 <o:p></o:p></p></div><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><br>Yara Aquino<br><i>Repórter da Agência Brasil</i> <o:p></o:p></p><p><a href="http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-16/ministerio-da-educacao-estuda-oferecer-na-internet-videos-com-aulas-de-universidades" target="_blank">http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-16/ministerio-da-educacao-estuda-oferecer-na-internet-videos-com-aulas-de-universidades</a><o:p></o:p></p><p>Brasília – O Ministério da Educação estuda disponibilizar na internet vídeos com palestras e aulas de universidades públicas federais. O projeto, chamado Universidade Livre, visa distribuir o conteúdo ao público em geral. A expectativa é que comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano, de acordo com ministro da Educação, Aloizio Mercadante.<o:p></o:p></p><p>“Desta forma, você poderá assistir a aula de qualquer professor em qualquer universidade do Brasil. Se quer um tema específico, entra lá e assiste a palestra. Serve para complementar o curso que está fazendo e isso vai multiplicar a capacidade pedagógica de aprendizagem. A iniciativa não substitui a universidade, não substitui a certificação que é o diploma, mas ajuda a reforçar o processo de aprendizagem”, explicou o ministro.<o:p></o:p></p><p>Mercadante explicou que as universidades terão autonomia para decidir se querem participar do projeto. O assunto, segundo ele, já foi discutido com reitores e foi recebido com “simpatia”.<o:p></o:p></p><p style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt'>O ministério promoveu hoje seminário sobre educação digital, que teve a participação do professor norte-americano Salman Khan, autor de mais de 3,8 mil videoaulas na internet, com 200 milhões de acessos. No evento, Khan defendeu o uso da educação digital como forma de democratizar o acesso ao ensino de qualidade. “O conteúdo ao qual o filho dos mais ricos tem acesso pode ser dado aos menos servidos de educação. Queremos tornar a educação, não em algo escasso, mas em um direito humano que todas as pessoas possam ter”, disse.<o:p></o:p></p><p style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt'>Graduado pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, sigla em inglês) e com MBA pela Universidade de Harvard, Khan trabalhou no mercado financeiro antes de se tornar conhecido no mundo virtual por postar aulas sobre matemática, física, biologia, química e outras disciplinas, o que o levou a criar uma organização acadêmica. Na avaliação de Khan, ferramentas tecnológicas otimizam o tempo dos professores e contribuem para ampliar o contato entre aluno e professor e estimulam o aprendizado individualizado.<o:p></o:p></p><p style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt'>Cerca de 400 aulas do professor foram traduzidas para o português pela Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos. O material deverá integrar o conteúdo dos <i>tablets</i> a serem distribuídos, este ano, pelo Ministério da Educação (MEC) aos professores do ensino médio, informou Mercadante. As aulas podem ser acessadas gratuitamente na internet.<o:p></o:p></p><p style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt'>“É mais uma opção que o professor tem para ver boas aulas, práticas didáticas exitosas e isso vai enriquecer o repertório dele. Se o professor e a rede municipal ou estadual tiverem interesse de utilizar de uma forma mais intensa, o MEC está disposto a apoiar, não só essa plataforma, mas outras similares”, explicou o ministro.<o:p></o:p></p><p><i>Edição: Carolina Pimentel</i><o:p></o:p></p><p><i>Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à <b>Agência Brasil</b></i><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><br clear=all><br>-- <o:p></o:p></p><div><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'>carlos palombini<o:p></o:p></p></div><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto'><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a> <o:p></o:p></p></div></div></div></div><p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><br>_______________________________________________<br>sonologia-l mailing list<br><a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br">sonologia-l@listas.unicamp.br</a><br><a href="https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l" target="_blank">https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l</a><o:p></o:p></p></div><p class=MsoNormal><br><br clear=all><br>-- <o:p></o:p></p><div><p class=MsoNormal>carlos palombini<o:p></o:p></p></div><p class=MsoNormal><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a> <o:p></o:p></p></div></body></html>