Olá. Abriram hoje as inscrições do meu curso de extensão na SP Escola de Teatro, novas informações abaixo;<br><br>O curso é gratuito e terá18 encontros (seg-que-sex das 10h-13h) de 25/02 a 08/04 na sede da Praça Roosevelt, centro de São Paulo. Inscrições online até dia 13/02 pelo link <<a href="http://spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2013/07.php">http://spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2013/07.php</a>>. Resultado dos aprovados: 19/02, matrículas: 19-21/02.<div>
<br></div><div>Mais informações no evento do facebook <<a href="http://www.facebook.com/events/400418683375881">www.facebook.com/events/400418683375881</a>> ou no meu email (<a href="mailto:porres@gmail.com">porres@gmail.com</a>)</div>
<div><br></div><div>Obrigado</div><div><br></div><div>ps. segue atualização de programa/ementa/critérios de seleção/mini-bio (com informações que não constam no site).</div><div><br></div><div><br></div><div>--------------------------------------------------------------------------------------------------</div>
<div><div><font size="1">Programa:</font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">       </span>Sintaxe de programação em Pure Data</font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">     </span>Dispositivos de interação</font></div>
<div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Apresentação e discussão de trabalhos interativos em multimídia</font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre"> </span>Conceitos de Áudio e Vídeo Digital </font></div>
<div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Patches para manipulação sonora e audiovisual</font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">   </span>Construção de sequencers e samplers</font></div>
<div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Mixagem de fontes de video</font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Introdução GEM (ambiente de animação 3D) </font></div>
<div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Sistemas de análise de imagem (detecção de movimento) </font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">  </span>Processos de análise sonora</font></div>
<div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Protocolos de rede, MIDI e OSC</font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">  </span>Controladores e Arduino</font></div>
<div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Possibilidades de controle e interação entre diferentes mídias, por meio de interfaces ou análises sonora/visual</font></div><div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">        </span>Geração automática de dados e controle (Computação Generativa)</font></div>
<div><font size="1">-<span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre">      </span>Projetos avançados em novas mídias</font></div><div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1">Ementa:</font></div>
<div><font size="1">O curso foca em processos interativos no palco e na convergência de elementos multimídia, como, por exemplo, captação de movimento (motion track) para controle de animação/vídeo/luz ou manipulação sonora, assim como outras formas de troca de dados e interação entre diferentes mídias em geral.</font></div>
<div><font size="1">Para tal, a principal ferramenta de trabalho será o Pure Data (ou Pd), um ambiente de programação visual distribuído como software livre que tem sido extensivamente adotado em instalações, performances e espetáculos audiovisuais/multimídia interativas em tempo real. Desenvolvido inicialmente como um ambiente de criação e manipulação de música computacional, suas capacidades foram expandidas à novas mídias e possibilidades de interação por artistas, pesquisadores e programadores mundo afora, que colaboram no desenvolvimento do software graças ao fato do Pd ser de código aberto.</font></div>
<div><font size="1">Atualmente, o Pd roda em qualquer sistema operacional e em smartphones/tablets com sistema android. O software também possui módulos externos para se conectar com um arduino, um dispositivo muito usado em projetos de robótica que é, basicamente, um microcontrolador programável capaz de se conectar com qualquer tipo de sensor ou dispositivo eletrônico, sendo então uma poderosa interface interativa. No curso, veremos um básico de arduino em paralelo, mas os principais recursos de interface serão mais simples, como controladores MIDI.</font></div>
<div><font size="1">O principal material do curso é um tutorial extenso de Pd, escrito pelo professor, que cobre sua sintaxe e elementos principais, mas também funciona como um detalhado manual de referência, além de conter exemplos básicos de áudio e vídeo. </font></div>
<div><font size="1">Durante as aulas, focaremos em projetos práticos para melhor fixar e dominar o ambiente de programação com a assistência do professor. Alguns projetos serão dados durante o curso como exercícios, mas os alunos serão encorajados a propor projetos próprios para desenvolvimento em sala de aula. No final do curso, teremos apresentações práticas dos projetos desenvolvidos em sala.</font></div>
<div><font size="1">Não há pré-requisito de conhecimento em programação. Apesar do curso focar nesse aspecto técnico, o público alvo não são programadores e sim artistas. Portanto, trata-se de um curso de nível básico em relação à computação e robótica. Em todo caso, o critério de escolha dos alunos pode se valer de um prévio conhecimento de programação e, principalmente, na familiaridade com o ambiente tecnológico e noção das possibilidades de trabalho.</font></div>
<div><font size="1">Apesar do caráter técnico, o principal objetivo do curso é apresentar e discutir diversas possibilidades artísticas, sendo a parte computacional e de programação apenas uma fonte de ferramentas de produção e implementação.</font></div>
<div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1">Critérios do Processo Seletivo; </font></div><div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1">O maior critério deverá ser o quanto o curso realmente será útil para o trabalho que vocês já vêm desenvolvendo e buscando. </font></div>
<div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1">Por ser uma escola de teatro, há uma especial atenção às pessoas da área, mas busca-se uma turma bem homogênea, com pessoas de diferentes áreas, especialmente se possírem um perfil mais versátil, com interesse de trabalhar em diferentes mídias. Pessoas com formação híbrida e interdisciplinar são mais que bemvindas.</font></div>
<div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1">Não há grandes pré-requisitos além de ter noção do que busca e do que o curso pode oferecer. Ter noção de programação e computação pode ajudar. </font></div><div><font size="1"><br>
</font></div><div><font size="1">Professor: Alexandre Torres Porres</font></div><div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1">Mini-Bio:</font></div><div><font size="1"><br></font></div><div><font size="1">Doutor em Sonologia/Computação Musical pela USP e Mestre em Composição pela Unicamp, atua em diferentes meios de produção musical e multimídia. Áreas de interesse artístico e de pesquisa incluem: Composicão/Criação, Performance e improvisação em Música Contemporânea e multimídia; Música e Tecnologia (Produção Sonora, Computação Musical e Música Eletroacústica) com ênfase em Eletrônica ao Vivo (criação por meio de programação de aplicativos criativos interativos em tempo real); Percepção Sonora; Análise Sonora. </font></div>
<div><font size="1">Também trabalha com organização de eventos artísticos e festivais, tendo sido o principal organizador da Convenção Internacional de Pure Data no Brasil em 2009.</font></div></div>