<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Olá prof. Jorge Antunes,<br><br>Compreendo teu ponto de vista, especialmente no que tange à questão do Nelson Freire. Realmente, o ponto não é pensar como ele seria diferente estando em uma Universidade, mas sim se ele <u>de fato iria querer estar nela</u>. Só me preocupa o fato da área de Música não possuir um mercado mais sólido e igualdades de oportunidade artística, para assim podermos realmente optar em seguir carreira musical ou acadêmica. Porém, enquanto não for dessa forma, muitos acabam indo para a academia por falta de oportunidade no mercado. Isso desvaloriza a carreira acadêmica, mas é uma fatalidade oriunda da necessidade de sobrevivência.<br><br>Grande abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira</font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times,
 serif;"><font size="2">Coordenador do Curso de Música</font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Coordenador do PIBID de Artes<br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Membro da Comissão Permanente de Vestibular</font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Universidade Federal do Maranhão</font><font size="2"> (UFMA)</font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font size="2"><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times,
 serif;"></span></font></a></font></font><br><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>dom, 3/2/13, Jorge Antunes <i><antunes@unb.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Jorge Antunes <antunes@unb.br><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Lucas Robatto sobre o Mestrado Profissional em Música da UFBA<br>Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos@yahoo.com.br><br>Cc: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Data: Domingo, 3 de Fevereiro de 2013, 12:41<br><br><div id="yiv951441481"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600" face="arial, helvetica, sans-serif">Olá, Daniel:</font><div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600" face="arial, helvetica, sans-serif"> </font></div><div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600" face="arial, helvetica, sans-serif">Creio que não devemos nos
 preocupar com o conteúdo destas suas frases:</font></div>
<div><i><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600" face="arial, helvetica, sans-serif">"... Nelson Freire é um dos pianistas mais importantes da história do país, mas se o mesmo fosse professor em uma Universidade brasileira, o reconhecimento de sua produção certamente seria bem menor."</font></i></div>
<div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600" face="arial, helvetica, sans-serif"><i>"... muitas dissertações visam a analisar o trabalho de músicos importantes, mas se estes mesmos músicos estivessem na academia, seu trabalho seria pouco valorizado."</i></font></div>
<div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600" face="arial, helvetica, sans-serif">Acho que se o Nelson Freire fosse professor de alguma Universidade brasileira, ele não seria apenas o grande músico e concertista que é, cativando plateias de todo o mundo. Certamente ele, além de ser o que é, e fazer o que faz, passaria também a destinar parte de seu tempo a uma importante produção acadêmica. Ele se atém àquela atividade, e não também a esta, porque não é professor universitário.</font></div>
<div><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600">Outra coisa que considero importante, é não se achar que todo mundo que é bom no que faz, deva ter título acadêmico ou equivalente.</font></span></div>
<div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600" face="arial, helvetica, sans-serif">Zeca Pagodinho é bom no que faz. Os rapazes do <i>Exalta Samba</i> também são muito bons naquilo que eles fazem.</font></div><div><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600">Quanto a mestrados e doutorados, é bom lembrar que, desde os anos 1980, graduados não mais buscam a pós-graduação porque têm ideias e projetos de tese acadêmica na cabeça ficando na busca de cursos onde possam desenvolver o trabalho de pesquisa. Ao contrário, desde os anos 1980 graduados buscam o mestrado e o doutorado para poderem ingressar na carreira acadêmica e/ou melhorar seus salários, muitas vezes sem qualquer ideia tética na cabeça. Muitos chegam ao ponto de trocarem totalmente de projeto de tese, após ingressarem na pós.</font></span></div>
<div><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600">Outra coisa, lembremo-nos de que muitos jovens músicos que concluem a graduação em instrumento, em Universidades brasileiras, têm, como etapa de vida seguinte, o ingresso em um Conservatório europeu, que são meros Conservatórios, sem qualquer atividade acadêmica.</font></span></div>
<div><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600">Pior, alguns acham que, em Conservatório europeu estará fazendo uma "espécie de mestrado".</font></span></div>
<div><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600">Aliás, conheço professores de universidade que conseguiram equivalência de mestrado, porque conseguiram um tradutor juramentado que traduzisse "master class" para "aula de mestrado".</font></span></div>
<div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600"><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;">Entendo que é um equívoco o uso da expressão "mestrado profissionalizante" ou "mestrado profissional". A nomenclatura correta seria: "curso de aperfeiçoamento" e/ou"curso de especialização"</span><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;">.</span></font></div>
<div><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600">Abraço,</font></span></div><div><span class="yiv951441481Apple-style-span" style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#006600">Jorge Antunes</font></span></div>
<div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><br></font></div><div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><br></font></div><div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><br>
</font></div><div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><br></font></div><div><font class="yiv951441481Apple-style-span" color="#222222" face="arial, sans-serif"><br></font><div class="yiv951441481gmail_quote">Em 2 de fevereiro de 2013 23:28, Alvaro Henrique <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:alvaroguitar@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=alvaroguitar@gmail.com">alvaroguitar@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="yiv951441481gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">Concordo especialmente com sua última frase, Daniel. Acho um equívoco essa noção "socialista" que a educação tem no Brasil. Acredito que cursos com propostas diferentes, em cidades diferentes, tendem a ser uma solução melhor que todo mundo ensinando o mesmo do mesmo jeito. <br>

<br clear="all"><div>Abraços,<br>Alvaro Henrique<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.alvarohenrique.com">www.alvarohenrique.com</a><br>----<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU">http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU</a> <br>

</div>
<br><br><div class="yiv951441481gmail_quote">Em 1 de fevereiro de 2013 14:27, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="yiv951441481gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">

<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>Prezados,<br><br>A discussão está interessante, permitam-me adicionar um ponto de vista.<br><br>Se a criação do mestrado profissionalizante na UFBA desperta boas perspectivas com sua criação, ocorre também porque o formato de mestrado acadêmico vigente falhou em termos de consolidar de forma satisfatória a prática musical como parte constituinte da produção essencial de Música. Se isto tivesse ocorrido de fato, não seria necessário propor um modelo profissionalizante de Mestrado. Um exemplo bizarro disso é que muitas dissertações visam a analisar o trabalho de músicos importantes, mas se estes mesmos músicos estivessem na academia, seu trabalho seria pouco valorizado. Por exemplo: Nelson Freire é um dos pianistas mais importantes da história do país, mas se o mesmo fosse professor em uma Universidade brasileira, o reconhecimento
 de
 sua produção certamente seria bem menor.<br><br>Segundo ponto: o distanciamento entre teoria e prática não advém necessariamente da existência de dois tipos de pós-graduação, mas de como <b>nós enquanto professores, alunos e indivíduos em exercício musical aplicamos de fato em nossas atividades musicais</b>. Há pesquisas de mestrado acadêmico de forte caráter prático, e isso não se deve à proposta do programa em si, mas à atitude de um determinado orientador e seu orientando frente ao modelo institucionalizado. Assim, este distanciamento ocorre porque muitas pessoas ainda falham em conduzir pesquisas e outros tipos de atividade que equilibrem estas duas dimensões do conhecimento musical.<br>

<br>Por último, reforço que é importante diversificar as opções de formação existentes. Se há mestrados profissionais e acadêmicos, será um grande ganho para a área de Música como um todo. Agora, é importante conceber que um não é
 melhor que o outro: eles apenas possuem propostas diferentes, assim como ocorre entre Licenciatura e Bacharelado.<br><br>Abraços,<div><br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira</font></p>

<p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font>Coordenador do Curso de Música</font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font>Coordenador do PIBID de Artes<br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">

<font>Membro da Comissão Permanente de Vestibular</font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font>Universidade Federal do Maranhão</font><font> (UFMA)</font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">

</p><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a></font></font><br>

<span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br></div>--- Em <b>qua, 30/1/13, luciano cesar <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=lucianocesar78@yahoo.com.br">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>></i></b> escreveu:<br>

<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: luciano cesar <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=lucianocesar78@yahoo.com.br">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Lucas Robatto sobre o Mestrado Profissional em Música da UFBA<br>

Para: "“anppomlist“" <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com">professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com</a>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a><br>

Data: Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013, 18:31<br><br><div><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top">Caros Lucas, Silvio e colegas/professores, <br><br>  Eu estava pensando há dias nesse assunto. <br>

  Confraternizo-me com as questões levantadas. Partamos da consideração de que 1) Um dos problemas da performance artística (e da composição experimental de vanguarda) é ter um espaço para resguardo das exigências profissionais de mercado e instituições promotoras de concertos para desenvolver pesquisa especulativa e 2) Que esse espaço tem sido suprido em parte pela pesquisa na universidade nos seus modelos que melhor reconhecem a produção artística... <br>

    Então quais as consequencias de um mestrado profissionalizante que, se entendi bem, propõe retirar a ênfase da reflexão teórica, resguardada para professores de cátedra e pesquisadores, e enfatizar a prática como aplicação das teorias? Ou seja, separar teoria
 de prática exatamente num momento em que cresce um movimento de integração entre essas instâncias?<br>   Me parece que o que está em questão aqui não é nem reduzir a importância e a presença da teoria e da reflexão, que renova e retira o gesso das práticas tecnológicamente aplicadas (frequentemente irrefletidas, que seguem se reproduzindo por que "sempre se fez assim", por que "assim funciona"), mas da manutenção do modelo de separação entre teoria e prática. Ora, as artes são justamente o território em que as duas coisas se mesclam de maneira mais exemplar! São o terreno em que a investigação histórica e a pesquisa tem maiores consequencias no desenvolvimento e aprofundamento das produções... um mestrado profissionalizante não seria a instauração de um preceito questionavel, o de que na música se dividem as pessoas entre os que pensam e ensinam e os que fazem e praticam? <br>

    Outro ponto é a
 vinculação da pesquisa academica a instituições de interesse. Esse modelo já solapou muitas pesquisas especulativas que não despertam interesse do mercado, mas que nem por isso são menos importantes ou tem menos consequencias para o que se faz nas diversas áreas. Me parece que a academia acaba reconhecendo o seu lugar como patrocinadora e vincula esse patrocínio a um setor de estudo, dividindo o que deveria estar integrado. Ou seja, a universidade pública casa-se com o mercado profissional no nível da pos-graduação.<br>

    Em todo o caso, essa crítica não diminui o reconhecimento da importância da iniciativa e a torcida para que as coisas aconteçam da melhor maneira possivel. Se os professores da UFBA estão encontrando esse caminho, com certeza é por bons motivos. Só torço para que o diálogo de ideias das diversas áreas permaneça mais fluido ainda, já que estão se separando quase que
 institucionalmente.<br><br>Abraços, <br><br>Luciano Morais<br><br><br>--- Em <b>qua, 30/1/13, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a> <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a>></i></b> escreveu:<br>

<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: <a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a> <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a>><br>

Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Lucas Robatto sobre o Mestrado Profissional em Música da UFBA<br>Para: "“anppomlist“" <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com">professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com</a><br>

Data: Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013, 11:04<br><br><div><div><br>Caros Lucas e colegas,<br><br>A proposta da UFBA é bastante interessante, e tem de ser parabenizada.<br>Porém ela dá a volta sem resolver um problema fundamental: a contínua separação entre performance, criação e reflexão conceitual (ou teórica).<br>

Tanto a produção composicional e de performance devem
 ser
 consideradas produções acadêmicas (aquelas que se dão na academia), não se distinguindo da conceitual, nem sendo complementares umas às outras.<br>Uma tese em matemática pode ter 10 linhas introdutórias e 100 páginas de cálculo, que apenas os matemáticos entendem, por que uma tese em música não pode ter 10 linhas introdutórias e 100 páginas de partitura ou 2 horas de gravação, que só os músicos entendem?<br>

Por que a música, pelo seu flerte com as ciências humanas, tem de se submeter a mecanismos intelectuais do século XIX?<br><br>Por que não podemos assumir a posição de uma ciência a parte, um real estética (ciência do sensível) e com isto reservar lugar digno para a produção do musicólogo (esta conceitual ou história) e para a produção musical (em teses e dissertações focadas em suas práticas, nas quais os textos não necessariamente se constituam em trabalhos conceituais ou teóricos).<br>

Claro que o texto
 clarifica uma proposta, ele introduz, apresenta uma proposta composicional ou de performance, mas ele não pode ser o único resultado esperado deixando à prática o lugar de campo de experimentação.<br><br>Mas de qq maneira, parabenizo a iniciativa, pois já coloca a prática em algum lugar na produção acadêmica.<br>

Apenas pergunto se já não estaria na hora de assumirmos nossas produções musicais em sua íntegra.<br></div><div>Se não formos nós a fazer tal mudança, sem dúvida ela não será feita pelo departamento de engenharia elétrica.<br>

<br>abs<br>Silvio Ferraz<br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

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