<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;">     Caro Bruno, <br>    Acho que você está muito preocupado com o conceito "especulativo", que está mal explicado... E trunca a compreensão da oposição que estamos levantando entre atuação profissional e o papel da universidade em formar (também, nos níveis de bacharelado) para o mercado, mas mantendo outra instância de pensamento para abrigar inclusive a crítica e a mudança de rumo que não é permitida por esse mercado. Essa oposição é saudável, uma não exclui a outra, mas creio que deveriam se manter em instâncias distintas.<br><br>   Não há espaço nos mercados a que você se refere para abrigar o desenvolvimento das artes. De nenhuma delas. Todas, da dramaturgia, cinema, novelas até a música de consumo (gêneros que estão em perfeito estado no relacionamento através de venda no atual
 sistema de produção, ou seja, elas tem mercado) reproduzem velhas fórmulas desgastadas que dizem muito para as pessoas que as fruem. Nada contra isso, mas pensar que esse tem mesmo que ser o único caminho a ser seguido pela universidade é restringir a visão do que pode ser a arte, submetendo-a ao que ela "é". Hoje. Mas sem perspectiva, que é a pesquisa livre que dá.<br>   O que chamamos de arte especulativa é essa mesmo que aponta pesquisas e caminhos que podem ser assimilados pela música comercial, de consumo, o caso dos recursos desenvolvidos pela música eletrônica é um exemplo. Mas essa arte não se desenvolveria a mercê das exigências do mercado, que não são artísticas.<br>   Sei que parece meio marxista demais, mas a experiência tem demonstrado que algum território de pesquisa é importante para que a arte caminhe. Esse território tem sido cumprido pelas Universidades onde os pesquisadores não só
 desenvolvem, mas também compartilham suas pesquisas e, dessa maneira, elas são espraiadas pelas diversas atividades possíveis de serem desenvolvidas por músicos que passam por seus bacharelados. Fábio Zanon e Arnaldo Cohen são nomes que me vêm à cabeça sem precisa pensar muito, que exemplificam pessoas altamente competentes (difundido em algum grau inclusive música que não seria agraciada pelo mercado, como Shoenberg e Alexandre de Faria) que se formaram na Universidade (Cohen em piano e violino no Rio, Zanon em violão na USP) mas não seguiram carreira acadêmica. Eles abrem caminho para novos mercados, atuam nas estruturas de consumo e produção da música de concerto, mas não estão na Universidade produzindo pesquisa. Qual é o problema? Nenhum. O problema é pensar nas consequencias possíveis de a Universidade de repente começar a se responsabilizar por uma estruturação de atividades compatível com o mercado, coisa que ela já
 faz. Mas não de maneira endêmica, como o mestrado profissionalizante sugere.<br>   Não estou condenando o MP da UFBA. Só estou, com o Silivio e outros, tentando manter abertas questões que considero importantes.<br><br>Será que o mestrado profissionalizante não é consequencia do sucateamento constante e progressivo que o ensino tem sofrido? O bacharelado não deveria ser profissionalizante o suficiente?<br><br>Um abraço!<br><br>Luciano<br><br><br>--- Em <b>dom, 3/2/13, Bruno Angelo <i><bmangelo@yahoo.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Bruno Angelo <bmangelo@yahoo.com.br><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Lucas Robatto sobre o Mestrado Profissional em Música da UFBA<br>Para: "lista ANPPOM" <anppom-l@iar.unicamp.br><br>Data: Domingo, 3 de Fevereiro de 2013, 12:21<br><br><div id="yiv1453885709"><div><div
 style="color:#000;background-color:#fff;font-family:bookman old style, new york, times, serif;font-size:12pt;"><div><br>Creio que a ideia de música e pesquisa especulativas ameaçadas pelo mercado ou indústria cultural é uma distorção insistente que prejudica o desenvolvimento de nossa profissão, principalmente no tocante ao que chamamos "música de concerto". Creio que justamente o que se necessita no Brasil é a formação de mais mercados (novas formas de produção e consumo, novos públicos) para esse tipo de arte, e que apostar no financiamento eterno do Estado como um direito intocável pelo simples fato de ser "especulativo" é uma posição demasiado acomodada. Que o digam os alunos "especulativos", que, em geral, se não quiserem seguir carreira na academia devem deixar de especular ou sair do país (não será semelhante o caso de Nelson Freire?)</div><div style="color:rgb(0, 0, 0);font-size:16px;
font-family:bookman old style, new york, times, serif;background-color:transparent;font-style:normal;"><br></div><div style="color:rgb(0, 0, 0);font-size:16px;font-family:bookman old style, new york, times, serif;background-color:transparent;font-style:normal;">Abraços <br></div><div>Bruno Angelo</div><div><b><span style="font-weight:bold;"><br></span></b></div><div style="color:rgb(0, 0, 0);font-size:16px;font-family:bookman old style, new york, times, serif;background-color:transparent;font-style:normal;font-weight:bold;"><b><span style="font-weight:bold;"><br></span></b></div><div style="color:rgb(0, 0, 0);font-size:16px;font-family:bookman old style, new york, times, serif;background-color:transparent;font-style:normal;font-weight:bold;"><b><span style="font-weight:bold;"><br></span></b></div><div style="color:rgb(0, 0, 0);font-size:16px;font-family:bookman old style, new york, times, serif;background-color:transparent;
font-style:normal;font-weight:bold;"><b><span style="font-weight:bold;"><br></span></b></div><div style="color:rgb(0, 0, 0);font-size:16px;font-family:bookman old style, new york, times, serif;background-color:transparent;font-style:normal;font-weight:bold;"><b><span style="font-weight:bold;"><br></span></b></div><div style="color:rgb(0, 0, 0);font-size:16px;font-family:bookman old style, new york, times, serif;background-color:transparent;font-style:normal;font-weight:bold;"><b><span style="font-weight:bold;">De:</span></b> Alvaro Henrique <alvaroguitar@gmail.com><br></div><div style="font-family:bookman old style, new york, times, serif;font-size:12pt;"><div style="font-family:times new roman, new york, times, serif;font-size:12pt;"><div dir="ltr"><font face="Arial" size="2"> <b><span style="font-weight:bold;">Para:</span></b> Daniel Lemos <dal_lemos@yahoo.com.br> <br><b><span style="font-weight:bold;">Cc:</span></b>
 anppom-l@iar.unicamp.br <br> <b><span style="font-weight:bold;">Enviadas:</span></b> Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 22:28<br> <b><span style="font-weight:bold;">Assunto:</span></b> Re: [ANPPOM-Lista] Lucas Robatto sobre o Mestrado Profissional em Música da UFBA<br> </font> </div> <br><div id="yiv1453885709">Concordo especialmente com sua última frase, Daniel. Acho um equívoco essa noção "socialista" que a educação tem no Brasil. Acredito que cursos com propostas diferentes, em cidades diferentes, tendem a ser uma solução melhor que todo mundo ensinando o mesmo do mesmo jeito. <br>
<br clear="all"><div>Abraços,<br>Alvaro Henrique<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.alvarohenrique.com/">www.alvarohenrique.com</a><br>----<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU">http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU</a> <br>
</div>
<br><br><div class="yiv1453885709gmail_quote">Em 1 de fevereiro de 2013 14:27, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="yiv1453885709gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>Prezados,<br><br>A discussão está interessante, permitam-me adicionar um ponto de vista.<br><br>Se a criação do mestrado profissionalizante na UFBA desperta boas perspectivas com sua criação, ocorre também porque o formato de mestrado acadêmico vigente falhou em termos de consolidar de forma satisfatória a prática musical como parte constituinte da produção essencial de Música. Se isto tivesse ocorrido de fato, não seria necessário propor um modelo profissionalizante de Mestrado. Um exemplo bizarro disso é que muitas dissertações visam a analisar o trabalho de músicos importantes, mas se estes mesmos músicos estivessem na academia, seu trabalho seria pouco valorizado. Por exemplo: Nelson Freire é um dos pianistas mais importantes da história do país, mas se o mesmo fosse professor em uma Universidade brasileira, o reconhecimento
 de
 sua produção certamente seria bem menor.<br><br>Segundo ponto: o distanciamento entre teoria e prática não advém necessariamente da existência de dois tipos de pós-graduação, mas de como <b>nós enquanto professores, alunos e indivíduos em exercício musical aplicamos de fato em nossas atividades musicais</b>. Há pesquisas de mestrado acadêmico de forte caráter prático, e isso não se deve à proposta do programa em si, mas à atitude de um determinado orientador e seu orientando frente ao modelo institucionalizado. Assim, este distanciamento ocorre porque muitas pessoas ainda falham em conduzir pesquisas e outros tipos de atividade que equilibrem estas duas dimensões do conhecimento musical.<br>
<br>Por último, reforço que é importante diversificar as opções de formação existentes. Se há mestrados profissionais e acadêmicos, será um grande ganho para a área de Música como um todo. Agora, é importante conceber que um não é
 melhor que o outro: eles apenas possuem propostas diferentes, assim como ocorre entre Licenciatura e Bacharelado.<br><br>Abraços,<div class="yiv1453885709im"><br><br><div style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira</font></div>
<div style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font>Coordenador do Curso de Música</font></div><div style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font>Coordenador do PIBID de Artes<br></font></div><div style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">
<font>Membro da Comissão Permanente de Vestibular</font></div><div style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font>Universidade Federal do Maranhão</font><font> (UFMA)</font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">
</div><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/"><font style="font-weight:bold;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/"><font style="font-weight:bold;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a></font></font><br>
<span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br></div>--- Em <b>qua, 30/1/13, luciano cesar <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=lucianocesar78@yahoo.com.br">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>></i></b> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: luciano cesar <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=lucianocesar78@yahoo.com.br">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Lucas Robatto sobre o Mestrado Profissional em Música da UFBA<br>
Para: "“anppomlist“" <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com">professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com</a>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a><br>
Data: Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013, 18:31<br><br><div><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top">Caros Lucas, Silvio e colegas/professores, <br><br>  Eu estava pensando há dias nesse assunto. <br>
  Confraternizo-me com as questões levantadas. Partamos da consideração de que 1) Um dos problemas da performance artística (e da composição experimental de vanguarda) é ter um espaço para resguardo das exigências profissionais de mercado e instituições promotoras de concertos para desenvolver pesquisa especulativa e 2) Que esse espaço tem sido suprido em parte pela pesquisa na universidade nos seus modelos que melhor reconhecem a produção artística... <br>
    Então quais as consequencias de um mestrado profissionalizante que, se entendi bem, propõe retirar a ênfase da reflexão teórica, resguardada para professores de cátedra e pesquisadores, e enfatizar a prática como aplicação das teorias? Ou seja, separar teoria
 de prática exatamente num momento em que cresce um movimento de integração entre essas instâncias?<br>   Me parece que o que está em questão aqui não é nem reduzir a importância e a presença da teoria e da reflexão, que renova e retira o gesso das práticas tecnológicamente aplicadas (frequentemente irrefletidas, que seguem se reproduzindo por que "sempre se fez assim", por que "assim funciona"), mas da manutenção do modelo de separação entre teoria e prática. Ora, as artes são justamente o território em que as duas coisas se mesclam de maneira mais exemplar! São o terreno em que a investigação histórica e a pesquisa tem maiores consequencias no desenvolvimento e aprofundamento das produções... um mestrado profissionalizante não seria a instauração de um preceito questionavel, o de que na música se dividem as pessoas entre os que pensam e ensinam e os que fazem e praticam? <br>
    Outro ponto é a
 vinculação da pesquisa academica a instituições de interesse. Esse modelo já solapou muitas pesquisas especulativas que não despertam interesse do mercado, mas que nem por isso são menos importantes ou tem menos consequencias para o que se faz nas diversas áreas. Me parece que a academia acaba reconhecendo o seu lugar como patrocinadora e vincula esse patrocínio a um setor de estudo, dividindo o que deveria estar integrado. Ou seja, a universidade pública casa-se com o mercado profissional no nível da pos-graduação.<br>
    Em todo o caso, essa crítica não diminui o reconhecimento da importância da iniciativa e a torcida para que as coisas aconteçam da melhor maneira possivel. Se os professores da UFBA estão encontrando esse caminho, com certeza é por bons motivos. Só torço para que o diálogo de ideias das diversas áreas permaneça mais fluido ainda, já que estão se separando quase que
 institucionalmente.<br><br>Abraços, <br><br>Luciano Morais<br><br><br>--- Em <b>qua, 30/1/13, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a> <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a>></i></b> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: <a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a> <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a>><br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Lucas Robatto sobre o Mestrado Profissional em Música da UFBA<br>Para: "“anppomlist“" <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com">professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com</a><br>
Data: Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013, 11:04<br><br><div><div class="yiv1453885709im"><br>Caros Lucas e colegas,<br><br>A proposta da UFBA é bastante interessante, e tem de ser parabenizada.<br>Porém ela dá a volta sem resolver um problema fundamental: a contínua separação entre performance, criação e reflexão conceitual (ou teórica).<br>
Tanto a produção composicional e de performance devem
 ser
 consideradas produções acadêmicas (aquelas que se dão na academia), não se distinguindo da conceitual, nem sendo complementares umas às outras.<br>Uma tese em matemática pode ter 10 linhas introdutórias e 100 páginas de cálculo, que apenas os matemáticos entendem, por que uma tese em música não pode ter 10 linhas introdutórias e 100 páginas de partitura ou 2 horas de gravação, que só os músicos entendem?<br>
Por que a música, pelo seu flerte com as ciências humanas, tem de se submeter a mecanismos intelectuais do século XIX?<br><br>Por que não podemos assumir a posição de uma ciência a parte, um real estética (ciência do sensível) e com isto reservar lugar digno para a produção do musicólogo (esta conceitual ou história) e para a produção musical (em teses e dissertações focadas em suas práticas, nas quais os textos não necessariamente se constituam em trabalhos conceituais ou teóricos).<br>
Claro que o texto
 clarifica uma proposta, ele introduz, apresenta uma proposta composicional ou de performance, mas ele não pode ser o único resultado esperado deixando à prática o lugar de campo de experimentação.<br><br>Mas de qq maneira, parabenizo a iniciativa, pois já coloca a prática em algum lugar na produção acadêmica.<br>
Apenas pergunto se já não estaria na hora de assumirmos nossas produções musicais em sua íntegra.<br></div><div class="yiv1453885709im">Se não formos nós a fazer tal mudança, sem dúvida ela não será feita pelo departamento de engenharia elétrica.<br>
<br>abs<br>Silvio Ferraz<br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></div></div></blockquote></td></tr></tbody></table></div><br>-----Anexo incorporado-----<div class="yiv1453885709im"><br><br><div>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></div></blockquote>
</td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br>
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