Você deseja realmente que eu faça a exegese desse <i>opus magnum</i>?<br><br>Para começar, parece que quem o escreveu tem problemas de autodefinição: o manifesto não é nem da Anppom nem contra ela, tampouco é de membros da Associação ou de seus dissidentes, mas "da comunidade acadêmica ligada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música – ANPPOM – Artes e Humanidades". E ainda é necessário reforçar "Artes e Humanidades", para deixar bem claro que, sim, "estamos ligados ao grupo que está ligado ao CNPq".<br>
<br>Para terminar, se quem o escreveu não sabe muito bem de onde fala, se o documento é porta-voz dos que "estão ligados aos que estão ligados", fica claro também que não se sabe a quem se dirige, ao que tudo indica, ele vai de si para si: "ao












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        {page:WordSec</style> jornal OESP, à Comunidade: ANPPOM, professores, estudantes de artes, filosofia e a quem mais possa interessar." O que vem depois dos dois pontos é para especificar a "comunidade" a quem se dirige? Ou é para especificar de onde ele vem? E no segundo caso, ele vem da Anppom e de "quem mais possa interessar"? E se é este o caso, por que eu, que não contribuí uma linha sequer e a quem ele não interessa, sou constrangido a ter meu nome incluído entre seus autores, como sou constrangido a explicar o que quero dizer com o óbvio, do mesmo modo que a diretoria da Anppom é constrangida a assiná-lo?<br>
<br>O primeiro parágrafo já deixa bem claro seu caráter de pseudo-pesquisa: ele parte de um texto mais que secundário, um editorial de grande mídia, cita a palavra de um ministro na voz de um órgão manifestamente oposto a seu partido, e cita decisões judiciais de fonte secundária ou terciária. Claramente, não é para levar a sério.<br>
<br>O segundo parágrafo contém a frase célebre: "se a ciência começa com a percepção sensorial, observações, medições, experimentações e hipóteses, e termina no conhecimento intelectual como um todo." A frase está evidentemente mal construída, pois esse "se" faz esperar uma consequência que não vem. Mas não é este o problema, o problema é uma frase de estudante de escola primária sobre a ciência experimental utilizada para propor a expansão do conceito de ciência, e dar um jeito de inserir a música ali, seja no lugar onde a ciência começa, seja no lugar onde ela termina. <br>
<br>O terceiro parágrafo está ali para substituir qualquer argumento efetivo em prol da inclusão da música no programa. Se os autores não sabem quem são nem a quem se dirigem, fica claro também que não são capazes de citar um único trabalho dos colegas aos quais estão "ligados" que lhes sirva de argumento. O quinto parágrafo dá um jeito nisso: a música é importante e é ciência porque nunca se sabe a importância que possa ter tido para dois ou três cientistas. Pela mesma lógica, se poderia justificar o caráter filosófico do peido de Wittgenstein.<br>
<br>Sem mais, saudações cordiais<br><br>carlos palombini<br><div><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br><span>"Ici je ne tiens à charmer personne." (Paul Valéry)</span><br>
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