<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Olá caro Estevão,<br><br>Obrigado pela contribuição. De fato, para pessoas de outras áreas, talvez não seja tão óbvio assim fundamentar por que tocar. Sim, há uma seção de justificativa, e no caso, enfatizo a necessidade deste tipo de projeto de extensão na UFMA, e não a prática musical em si.<br><br>Porém, não haverá dificuldade na fundamentação em si. O que gostaria de tornar evidente é que este excesso de sistematização tira toda a magia que cerca a Música - que é justamente a parte que resiste à Ciência e incomoda tanto os acadêmicos. Por que ouvimos Música? Por que tocamos? É como Religião: a maioria dos cientistas são ateus, mas nunca conseguirão explicar - e, por isso mesmo, preferem ignorar - por que bilhões de pessoas sentem necessidade de serem devotos, de acreditar que existe um ser supremo, criador de tudo que
 existe.<br><br>Um abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Coordenador de Música <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Coordenador do PIBID de Artes <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Membro da COPEVE <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Universidade Federal do Maranhão</font><font size="2"> (UFMA)</font> <br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font size="2"><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank"
 href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a></font></font><br><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>seg, 11/3/13, Estevão Moreira <i><estevaomoreira@gmail.com></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Estevão Moreira <estevaomoreira@gmail.com><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?<br>Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos@yahoo.com.br><br>Cc: "ANPPOM" <anppom-l@iar.unicamp.br><br>Data: Segunda-feira, 11 de Março de 2013, 23:12<br><br><div id="yiv1320008639"><div dir="ltr">Olá Daniel,<div><br></div><div style="">Não acho bizarro ter que explicar o que nos seja óbvio -- até por que, se não conseguirmos explicar, não é tão óbvio assim. </div><div style=""><br></div><div
 style="">Por exempo, ao invés de justificar a "importância da música" (entrando numa metafísica problemática, caso seu avaliador não partilhe dos mesmos pressupostos fundacionais), você poderia ressaltar nas "fundamentações teóricas" algo como</div>
<div style=""><br></div><div style=""><i>"..... a "importância" de se oferecer oportunidades da circulação da produção artística do departamento de música da UFMA, como parte integrante de um processo sistêmico, uma vez que os docentes e discentes tornam públicos os seus trabalhos contemplando uma dupla dimensão educacional: o processo educativo dos alunos de música, bem como a ação educativa de mostra de um repertório pouco veiculado pelo main stream... etc etc etc</i></div>
<div style=""><br></div><div style=""><i>"....O repertório caracterizado por obras de diferentes períodos...... os concertos serão realizados propondo alguma forma x de se relacionar interativamente com o público....." etc etc etc</i></div>
<div style=""><br></div><div style="">São apenas exemplos de argumentos "tautológicos", isto é, que apenas descrevem alguns aspectos importantes para um projeto e que podem servir de critério de avaliação da realização do projeto. Escrevi os exemplos muito rapidamente, só pra ilustrar. Obviamente não precisam ser estes.<br>
</div><div style=""><br></div><div style="">Mas fiquei pensando:</div><div style="">há somente "fundamentação teórica" ou há também o campo "justificativa"? Pois neste último vc precisa colocar, a <i>grosso modo</i>, duas linhas: (a) motivações e (b) condições favoráveis para a realização do projeto.</div>
<div style=""><br></div><div style="">E sua pergunta "PARA QUÊ" é fundamental. Já que é um projeto, é preciso dizer o que os avaliadores querem ouvir -- não se trata de "agradar" aos pareceristas, mas de ressaltar os CRITÉRIOS relevantes para a análise.</div>
<div style=""><br></div><div style="">Uma boa fundamentação teórica nos ajuda a saber o quanto estamos perto ou longe do objetivo que aspiramos e, mais ainda, explicitar de forma segura o que de fato se pretende, o que se espera alcançar, como, quando, onde, por que, para que, de quem, com quem, para quem (...), a qualquer pessoa para quem queiramos descrever o projeto.<br>
</div><div style=""><br></div><div style="">Espero ter contribuído,</div><div style=""><br></div><div style=""><br></div><div style="">Um abraço,</div><div style=""><br></div><div class="yiv1320008639gmail_extra">-- <br><div dir="ltr"><div><b>Estevão Moreira</b></div>
<div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://estevaomoreira.wordpress.com/" style="font-size:x-small;">estevaomoreira.com</a><br></div><div><br></div></div>
</div></div>
</div></blockquote></td></tr></table>