<br>Nesse caso, é muito simples, use (no sentido literal), "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", de Walter Benjamin (um ar de Escola de Frankfurt, seja lá o que seja, sempre cai bem, principalmente entre os exorcistas da "indústria cultural"). Diga que você vai "regatar a aura perdida", pois o o uso do verbo "resgatar" "é mister" (outro <i>must</i>) em projetos de "artistas acadêmicos". Construa uma genealogia: Schoenberg, em "National Music (2)" (1931), e Boulez, em "Tendances



de la musique récente" (1957), oferecem excelentes exemplos disso. Você não precisa, evidentemente, ler nenhum desses textos: já está tudo resumido num artigo --- surpresa! --- meu: <<a href="http://www.eunomios.org/contrib/palombini1/palombini1.html">www.eunomios.org/contrib/palombini1/palombini1.html</a>>. Citar tudo de fontes secundárias (e em péssimas traduções) "é mister" também em projetos de "artistas acadêmicos". Em resumo, você vai dizer que descende de Beethoven, e, por isso mesmo, é "genial" (mas a palavra não deve aparecer, isso, "é mister", deve ficar subentendido). Se o projeto for em música popular, não se assuste, é só trocar os nomes: "tia Ciata", "a modinha e o lundu", e "Pelo Telefone" não podem ficar de fora. Trata-se então, numa época em que o "artista acadêmico" não tem mais função nenhuma (você acha isso em Benjamin, com um pouco de imaginação), de retroceder cem anos e "resgatar" (essa palavra deve aparecer muitas vezes) o culto da arte pela arte, do qual (subentendida, mas muito claramente), você será o sumo pontífice. Os cientistas ficarão horrorizados, e os artistas também. Mas você tem boas chances de ser aprovado. Boa sorte!<br>
<br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top">
.Porém, não haverá dificuldade na fundamentação em si. O que gostaria de tornar evidente é que este excesso de sistematização tira toda a magia que cerca a Música - que é justamente a parte que resiste à Ciência e incomoda tanto os acadêmicos. Por que ouvimos Música? Por que tocamos? É como Religião: a maioria dos cientistas são ateus, mas nunca conseguirão explicar - e, por isso mesmo, preferem ignorar - por que bilhões de pessoas sentem necessidade de serem devotos, de acreditar que existe um ser supremo, criador de tudo que
 existe.<br></td></tr></tbody></table></blockquote></div><br><div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div>