não acredito em magia na música, mas música na magia...<br><br><br>um abraço!<br><br><div class="gmail_quote">Em 12 de março de 2013 01:29, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br>Olá caro Estevão,<br>
<br>Obrigado pela contribuição. De fato, para pessoas de outras áreas, talvez não seja tão óbvio assim fundamentar por que tocar. Sim, há uma seção de justificativa, e no caso, enfatizo a necessidade deste tipo de projeto de extensão na UFMA, e não a prática musical em si.<br>
<br>Porém, não haverá dificuldade na fundamentação em si. O que gostaria de tornar evidente é que este excesso de sistematização tira toda a magia que cerca a Música - que é justamente a parte que resiste à Ciência e incomoda tanto os acadêmicos. Por que ouvimos Música? Por que tocamos? É como Religião: a maioria dos cientistas são ateus, mas nunca conseguirão explicar - e, por isso mesmo, preferem ignorar - por que bilhões de pessoas sentem necessidade de serem devotos, de acreditar que existe um ser supremo, criador de tudo que
 existe.<br><br>Um abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira <br></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font>Coordenador de Música <br>
</font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font>Coordenador do PIBID de Artes <br></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font>Membro da COPEVE <br></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif">
<font>Universidade Federal do Maranhão</font><font> (UFMA)</font> <br style="font-family:tahoma,new york,times,serif"></p><font color="#000000"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br" target="_blank"><font style="font-weight:bold"><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font><font color="#000000"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br" target="_blank"><font style="font-weight:bold"><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif"></span></font></a></font></font><br>
<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span><br><br>--- Em <b>seg, 11/3/13, Estevão Moreira <i><<a href="mailto:estevaomoreira@gmail.com" target="_blank">estevaomoreira@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px"><br>De: Estevão Moreira <<a href="mailto:estevaomoreira@gmail.com" target="_blank">estevaomoreira@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?<br>
Para: "Daniel Lemos" <<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>Cc: "ANPPOM" <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>
Data: Segunda-feira, 11 de Março de 2013, 23:12<div><div class="h5"><br><br><div><div dir="ltr">Olá Daniel,<div><br></div><div>Não acho bizarro ter que explicar o que nos seja óbvio -- até por que, se não conseguirmos explicar, não é tão óbvio assim. </div>
<div><br></div><div>Por exempo, ao invés de justificar a "importância da música" (entrando numa metafísica problemática, caso seu avaliador não partilhe dos mesmos pressupostos fundacionais), você poderia ressaltar nas "fundamentações teóricas" algo como</div>

<div><br></div><div><i>"..... a "importância" de se oferecer oportunidades da circulação da produção artística do departamento de música da UFMA, como parte integrante de um processo sistêmico, uma vez que os docentes e discentes tornam públicos os seus trabalhos contemplando uma dupla dimensão educacional: o processo educativo dos alunos de música, bem como a ação educativa de mostra de um repertório pouco veiculado pelo main stream... etc etc etc</i></div>

<div><br></div><div><i>"....O repertório caracterizado por obras de diferentes períodos...... os concertos serão realizados propondo alguma forma x de se relacionar interativamente com o público....." etc etc etc</i></div>

<div><br></div><div>São apenas exemplos de argumentos "tautológicos", isto é, que apenas descrevem alguns aspectos importantes para um projeto e que podem servir de critério de avaliação da realização do projeto. Escrevi os exemplos muito rapidamente, só pra ilustrar. Obviamente não precisam ser estes.<br>

</div><div><br></div><div>Mas fiquei pensando:</div><div>há somente "fundamentação teórica" ou há também o campo "justificativa"? Pois neste último vc precisa colocar, a <i>grosso modo</i>, duas linhas: (a) motivações e (b) condições favoráveis para a realização do projeto.</div>

<div><br></div><div>E sua pergunta "PARA QUÊ" é fundamental. Já que é um projeto, é preciso dizer o que os avaliadores querem ouvir -- não se trata de "agradar" aos pareceristas, mas de ressaltar os CRITÉRIOS relevantes para a análise.</div>

<div><br></div><div>Uma boa fundamentação teórica nos ajuda a saber o quanto estamos perto ou longe do objetivo que aspiramos e, mais ainda, explicitar de forma segura o que de fato se pretende, o que se espera alcançar, como, quando, onde, por que, para que, de quem, com quem, para quem (...), a qualquer pessoa para quem queiramos descrever o projeto.<br>

</div><div><br></div><div>Espero ter contribuído,</div><div><br></div><div><br></div><div>Um abraço,</div><div><br></div><div>-- <br><div dir="ltr"><div><b>Estevão Moreira</b></div>
<div><a rel="nofollow" href="http://estevaomoreira.wordpress.com/" style="font-size:x-small" target="_blank">estevaomoreira.com</a><br></div><div><br></div></div>
</div></div>
</div></div></div></blockquote></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>
<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>
<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>
<div><a href="http://www.ufjf.br/tecartes/" target="_blank">http://www.ufjf.br/tecartes/</a></div><div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div>
<br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div>