<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Olá professor,<br><br>Como tu mesmo disseste, meus dois "ex"-professores trabalham arduamente por fora da Universidade para fazer Arte. Porém, a questão que desejo propor aqui é: por que a Universidade, ao assumir seu caráter plural e buscando se aproximar cada vez mais da prática de forma integrada com a teoria, não assume e reconhece as especificidades de cada área, ao invés de focar sempre na abordagem teórico-técnica? Por que a Universidade não pode incentivar, contribuir e valorizar a produção cultural e respeitar suas particularidades, da mesma forma que faz com a produção científica?<br><br>Precisamos urgentemente de mudanças, pois este mesmo cenário faz com que meus "ex-"professores tem de recorrer a mecanismos fora da Universidade, porque dentro dela, seu trabalho não está adequado aos padrões da academia, e - consequentemente
 - não é  devidamente valorizado.<br><br>Creio ser muito vago acreditar que a Universidade, só por estar vinculada ao Ministério da Educação, não possa contemplar também questões da Cultura. Ainda mais porque o Ministério da Cultura também não está preocupado com o artista, mas com o produto cultural, e não há políticas que garantam a sobrevivência do artista e - consequentemente - da arte. E falar em Ministério não significa ser subordinado a ele. Se pensarmos assim, voltamos à Ditadura.<br><br>Agora, fazer o mais "fácil" é justamente o que a maioria das pessoas fazem. Seria muito fácil produzir arte em outro lugar, e usar a Universidade só pra dar minha aulinha e ir embora. Seria muito mais fácil não me propor a dialogar sobre isso, ou não estar na Lista da ANPPOM nem "dar minha cara a tapa" expondo minhas ideias. E - lógico - seria muito mais fácil não propor nenhum projeto de Extensão, já que ele não supera as
 fronteiras da "Ciência sem Fronteiras". Mas ao vivenciar esse problema, prefiro falar, pois é por questões como essa que meus "ex-"professores - artistas de reputação internacional - acabam por buscar apoio fora da Universidade, devido aos problemas que a estrutura universitária possui no Brasil.<br><br>Então, estou disposto a buscar uma estrutura que contemple de fato a produção artística, pois ela constitui a essência e o diferencial de nossa área. Ela deve conviver - e não substituir ou ser equivalente - com a pesquisa. Mas que se assumam que são questões diferentes e enriquecedoras, cada uma com suas características, e que a Universidade deve ampliar sua visão "lógico-racional" (cuja restrição pode muito bem ser comparada ao "teocentrismo" da Idade Média e seus Feudos). Obviamente será um caminho longo e árduo, mas acredito que estamos dando os primeiros passos. E sei que muitos colegas também solidarizam com nossa
 posição.<br><br>Abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Coordenador de Música <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Coordenador do PIBID de Artes <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Membro da COPEVE <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2">Universidade Federal do Maranhão</font><font size="2"> (UFMA)</font> <br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></p><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font size="2"><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank"
 href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a></font></font><br><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>seg, 11/3/13, Carlos Palombini <i><cpalombini@gmail.com></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Carlos Palombini <cpalombini@gmail.com><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?<br>Para: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Data: Segunda-feira, 11 de Março de 2013, 22:59<br><br><div id="yiv507797997"><br clear="all">Daniel,<br><br>"Fundamentação teórica" não é e nunca foi "justificativa"; são dois sub-itens distintos de um projeto de pesquisa.<br><br>Se você acha que isso tudo é blablablá, é muito simples, seja honesto e não faça. Há tantos e tão bons artistas que não necessitam de verbas "de
 pesquisa" para fazer arte, e.g., dois de seus ex-professores de piano. O MEC, apesar do nome, é o Ministerio da Educação, e não da Cultura. <br>
<br>Os "artistas acadêmicos" precisam de blablablá exatamente por serem o que são.<br><br>Abraço,<br>Carlos<br><br><div class="yiv507797997gmail_quote">2013/3/11 Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span><br>
<blockquote class="yiv507797997gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>Prezados,<br><br>
Estou encaminhando um projeto de extensão na UFMA chamado "Grupo Musical". O projeto consiste em criar uma equipe de seis participantes de qualquer formação musical (instrumentistas/cantores, com a possibilidade de um compositor/arranjador), tratando-se de uma proposta bem flexível, cuja formação e repertório serão modificados e definidos no início de cada semestre. Seu objetivo central é apresentar o repertório trabalhado em no mínimo quatro recitais ao final do semestre, em espaços diferentes da UFMA. Trata-se de uma necessidade há muito mencionada por alunos, professores do curso e da comunidade acadêmica em geral (se somos músicos, por que não tocamos?).<br>
<br>Bem, ao (tentar) cadastrar este projeto no SIGProj - a plataforma do MEC para projetos - deparei-me com o tópico "Fundamentação Teórica". Obviamente, a
 plataforma está adaptada para projetos em geral, e não há nenhuma preocupação em oferecer uma plataforma específica para projetos artísticos e culturais - apesar do MEC acreditar que só por haver palavras-chave como "Cultura" e "Arte" já seria suficiente.<br>
<br>Assim, fica aqui a minha questão: se eu deixar em branco, corro o risco de ter o projeto reprovado. Agora, criar uma fundamentação teórica para justificar a "importância da Música" e da "Performance Musical" é um tanto quanto estúpido, bizarro e grotesco. <br>
<br>Obviamente, posso justificar que a Performance Musical é uma das práticas mais diversificadas da atividade humana, pois envolve Biologia/Fisiologia/Anatomia/Educação Física - o corpo, as técnicas instrumentais - Psicologia Cognitiva/Neurociência - a aquisição das habilidades e desenvolvimento do controle motor - História/Musicologia, Antropologia/Geografia - a Composição como elemento de construção da
 indentidade de um povo - Física/Acústica/Matemática, bla, bla... bla.... mas me digam:<br><br><b>Pra quê?</b><br><br>Será que os artistas acadêmcias agora tem sempre que ficar justificando porque a prática artística é importante?<br>
<br></td></tr></tbody></table></blockquote></div><br><div style="" id="yiv507797997__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div>
</div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div class="plainMail">________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></blockquote></td></tr></table>