Daniel, que bom que o cenário de São Luís tem progredido. A última vez em que estive aí foi há cinco anos, e não era nada bom. Embora minhas visitas tenham sido cada vez mais espaçadas, como tenho familiares no Maranhão tenho uma boa noção do estado. Meu pai nasceu num povoado do município de Mirador, e tenho parentes próximos vivendo nesse município, em Imperatriz, Colinas, Barra do Corda, e na capital maranhense.<br>
<br>Costumo discutir muito sobre esse assunto da profissionalização do músico. Tenho muitas dúvidas sobre a "obrigatoriedade" de virar acadêmico. Por exemplo, vejo alunos de instrumentos que não são de orquestra, e com sérias limitações de repertório, como o saxofone, entrarem na graduação e durante quatro a seis anos ter como foco da sua vida viver de performance musical. O resultado mais comum desse pessoal é, após meia década buscando viver de performance é viver de performance. Já cantores, pianistas, violonistas, entram no primeiro dia de aula de graduação se preocupando em ter um cargo de docência no ensino público. O resultado mais comum, após meia década querendo ser professor, é ter pessoas virando professores. Colhe-se o que se planta. Naturalmente estou excluindo quem fez graduação em farra e cerveja com especialização em música.<br>
<br>Penso também que há uma séria distorção no ensino no Brasil. A ideia é preparar os músicos para dominar um instrumento o suficiente pra viver de tocar, nunca oferecer o preparo de todas as habilidades que o mercado exige, na qual o domínio do instrumento é apenas uma das habilidades necessárias, frequentemente não a mais relevante. É de se questionar se isso é função dos cursos universitários, naturalmente, mas hoje a universidade brasileira cumpre essa função, queira ou não.<br>
<br>Acredito também que há uma falta de compreensão do próprio trabalho de performance em si. Um médico precisa estudar para continuar sendo um bom médico, mas o trabalho de um médico não é estudar, é atender pacientes e fazer cirurgias. Há uma infinidade de músicos que acham que seu trabalho é aprender repertório novo, ser o rei das escalas, e escrever um projeto pra edital é disperdiçar tempo de trabalho. Ora, é examente o contrário! Escrever projeto é trabalho, estudar repertório não é trabalho. O resultado inevitável de um músico que baseia sua carreira em se trancar num quarto escuro pra ser o virtuose do seu instrumento e nunca buscar trabalho é ser um cara que nunca vai ter trabalho, por mais virtuose que seja. Se ele ganhar um concurso internacional vai conseguir manter essa rotina de muito estudo e nenhuma busca por trabalho por um ou dois anos, mas o fato é que um dia até esse cara que ganha concursos internacionais vai ter de sentar num computador e escrever um projeto se quiser viver de música.<br>
<br>Em especial na música instrumental, que se vê como "superior", "sofisticada", "civilizatória" (e realmente se comparar com o que os meios de alienação de massa e a indústria do jabá nos manda gostar realmente é inevitável chegar a essa conclusão), há uma falta de compreensão que algo potencialmente belo feito de maneira desinteressante será visto como algo de pouco valor. Esperar que Beethoven mal tocado seja admirado apenas porque não é o hit da indústria do jabá é no mínimo ingênuo. Esperar que mesmo um recital muito bem tocado das mesmas músicas, na mesma ordem, tocado como no CD de Fulanostein, Beltranovisk ou Sicranomann atraia o interesse das pessoas que já tem o CD do Fulanostein é uma falha que impede carreiras promissoras de sair dos primeiros estágios. <br>
<br>Enfim, já está uma mensagem grande, e não quero dominar a discussão. Acho esse tema muito interessante, e gostaria também de conhecer o pensamento dos colegas. <br><br clear="all"><div>Abraços,<br>Alvaro Henrique<br><a href="http://www.alvarohenrique.com" target="_blank">www.alvarohenrique.com</a><br>
----<br><a href="http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU</a> <br></div>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 15 de março de 2013 00:10, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br>Caro Álvaro e demais colegas,<br><br>Muito obrigado pelo apoio de vocês. Porém, não sei se ser somente artista - ou ser um "artista acadêmico" - é de fato uma "opção". Cada vez está mais difícil ser artista sem o aporte de um emprego fixo, e dos empregos fixos que existem, são raríssimos aqueles cujo papel principal é poder seguir produzindo Arte. Por enquanto, estou me dedicando ao máximo para organizar o curso - rever Projetos Pedagógicos, iniciar projetos de Pesquisa e Extensão e, finalmente, aprovar o curso de Bacharelado. Quando este último estiver funcionando, vou dar uma "sumida", pois aí terei condições plenas de voltar à trabalhar com Arte. Inclusive muitos alunos e colegas professores esperam muito mais de mim nesse sentido, e por agora, infelizmente, vivo nesse conflito de "estar trabalhando mas não estar
 trabalhando"...<br><br>Sobre a situação aqui no Maranhão, de fato não é boa, mas também não é tão ruim quanto vocês devem imaginar. Temos uma Escola de Música estadual, outra Municipal (parada há dois anos por desinteresse político) só aqui na Capital. No interior, há algumas Escolas de Música municipais. A perspectiva é de crescimento.<br>
<br>Por último, gostaria só de acrescentar um ponto: a Universidade precisa de artistas nos cursos de Arte. E bons artistas. Porém, quando estes bons artistas ingressam no meio acadêmico, passam a ser o "elemento estranho". É algo deveras paradoxal, não acham?<br>
<br>Um abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira <br></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font>Coordenador de Música <br></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif">
<font>Coordenador do PIBID de Artes
 <br></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font>Membro da COPEVE <br></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font>Universidade Federal do Maranhão</font><font> (UFMA)</font> <br style="font-family:tahoma,new york,times,serif">
</p><font color="#000000"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br" target="_blank"><font style="font-weight:bold"><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font><font color="#000000"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br" target="_blank"><font style="font-weight:bold"><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif"></span></font></a></font></font><br>
<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span><br><br>--- Em <b>qua, 13/3/13, Alvaro Henrique <i><<a href="mailto:alvaroguitar@gmail.com" target="_blank">alvaroguitar@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px"><br>De: Alvaro Henrique <<a href="mailto:alvaroguitar@gmail.com" target="_blank">alvaroguitar@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?<br>
Para: <br>Cc: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Quarta-feira, 13 de Março de 2013, 18:52<br><br><div>Concordo com o Carlos Palombini e outros colegas que há um ônus a ser pago ao escolher ser "artista acadêmico" (ou artista pesquisador). Fazer apenas arte é privilégio de quem escolheu ser apenas artista. <br>
<br>
Mas vamos pensar no cenário de São Luís e em tantas outras cidades do nosso país. Talvez essa seja a única forma que o Daniel veja de fazer sua arte aonde ele mora. <br><br>Ainda acho que não é o correto, mas me solidarizo com o colega o suficiente pra tratá-lo com respeito e educação.<br>

<br clear="all"><div>Abraços,<br>Alvaro Henrique<br><a rel="nofollow" href="http://www.alvarohenrique.com" target="_blank">www.alvarohenrique.com</a><br>----<br><a rel="nofollow" href="http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU</a> <br>

</div>
<br><br><div>Em 12 de março de 2013 23:12, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<br>Ia me esquecendo, não esqueça de salpicar generosas doses de "novos paradigmas", "novas tecnologias", "pelos viéses", "a nível de", "ferramentas computacionais", enfim, essas expressões que fazem a gente parecer inteligente. E se quiser dar um ar "etno", não pode faltar bastante "saberes tradicionais", "músicas de tradição oral", "o Outro" (sempre com maiúscula!), "a alteridade", e outras novidades desse tipo.<div>

<div><br clear="all">
<div><br></div>
<br>2013/3/12 Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span><br><br><div><blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">


<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top">Porém, não haverá dificuldade na fundamentação em si. O que gostaria de tornar evidente é que este excesso de sistematização tira toda a magia que cerca a Música - que é justamente a parte que resiste à Ciência e incomoda tanto os acadêmicos. Por que ouvimos Música? Por que tocamos? É como Religião: a maioria dos cientistas são ateus, mas nunca conseguirão explicar - e, por isso mesmo, preferem ignorar - por que bilhões de pessoas sentem necessidade de serem devotos, de acreditar que existe um ser supremo, criador de tudo que
 existe.<br><br></td></tr></tbody></table></blockquote></div><br><div></div>
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Lista de discussões ANPPOM<br>
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________________________________________________</div></blockquote></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
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