<b>Universidade de Brasília<br><br>MÚSICA EM CONTEXTO<br>Revista do Programa de Pós-Graduação “Música em Contexto"<br><br>CHAMADA DE TRABALHOS<br><br>TEMÁTICA: MÚSICA E SIMETRIA</b><br><br><br>I – Linha editorial<br><br>
A Revista do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da Universidade de Brasília, MÚSICA EM CONTEXTO, é uma publicação impressa, com linha editorial independente, sendo um espaço aberto para todos aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos de pesquisa em música tenham oportunidade de divulgar suas produções. A Revista objetiva divulgar trabalhos inéditos nas diversas subáreas da música, orientados na visão da música como fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo com suas respectivas estruturas conceituais onde os fenômenos estudados são abordados sob uma ótica contextualizada.<br>
<br>Nesta chamada, a Revista tem interesse específico na publicação de trabalhos voltados para a seguinte temática:<br><br><br><b>MÚSICA E SIMETRIA</b><br><br>Esse tema norteará o escopo dos artigos, que poderão tratar da SIMETRIA nos vários aspectos da prática musical: composição, performance, análise musical, educação musical, comunicação musical, luteria, acústica, percepção, notação musical, estética etc.<br>
<br>A Revista pretende, nessa edição, ser uma coletânea de textos abrangendo todos os aspectos e fenômenos musicais que abordam: a simetria, a assimetria, a dissimetria, a antissimetria, a simetria rítmica, a estrutura simétrica, a simetria fraseológica, o equilíbrio, a proporção, o balanço, a reflexão, o espelho, a simetria rotacional, a simetria translacional, a simetria topológica, a similitude etc.<br>
<br><u>Algumas definições</u>:<br><i>Assimetria</i>: ausência de simetria.<br><i>Dissimetria</i>: o objeto observado é simétrico em suas principais características, mas essa simetria é levemente distorcida (exemplo: um arabesco).<br>
<i>Antissimetria</i>: o objeto observado é simétrico em uma de suas propriedades, mas pelo menos uma de suas outras propriedades muda para o seu oposto (exemplos: o tabuleiro de xadrez; a série das Variações op. 30 de Webern).<br>
<br>Para estimular e disseminar a produção do conhecimento em música, o próximo número da Revista MÚSICA EM CONTEXTO também publicará Resenhas de Livros editados no Brasil ou no exterior, sendo que esse tópico da Revista se desvincula do tema “Música e Simetria”.<br>
<br><br>II – Submissão de trabalhos<br><br>Serão aceitos trabalhos nos seguintes formatos:<br><br><b>Artigo</b>: Trabalho de pesquisa, segundo as diretrizes de construção científica do conhecimento, que apresente uma clara contribuição para o desenvolvimento do conhecimento em música e aborde temáticas de interesse da Revista. Tendo em vista essa finalidade, o artigo deve conter ampla revisão bibliográfica acerca da questão de pesquisa, referencial teórico-conceitual e metodológico adotado, resultados alcançados e contribuições do trabalho.<br>
<br><b>Resenha de Livro</b>: Resenha de livro recentemente publicado (em 2012 ou 2011), contendo: breve informação sobre o(s) autor(es); campo e abrangência de estudo da obra; as idéias principais e seus respectivos fundamentos e desenvolvimentos; e uma apreciação crítica mencionando as principais contribuições da obra para o campo de estudo.<br>
<br>Ao submeterem textos para publicação na Revista, os autores serão os responsáveis pelas opiniões que emitem, assim como serão legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui uma infração ao direito de autor, isentando a Revista de qualquer responsabilidade. Será também de exclusiva responsabilidade dos autores a exatidão das referências bibliográficas e as citações corretas ao longo do texto.<br>
<br>Os artigos e resenhas submetidos deverão ser inéditos e respeitar o termo de exclusividade para a Revista MÚSICA EM CONTEXTO por um período de, no mínimo, 01 (um) ano para a sua re-publicação em livros ou outros periódicos, no Brasil ou exterior.<br>
<br>A Revista MÚSICA EM CONTEXTO poderá publicar traduções de artigos e resenhas publicados anteriormente no exterior, respeitado o termo de compromisso estabelecido entre o autor e os editores originais do texto.<br><div>
Anexar um breve texto informativo sobre o autor do trabalho, incluindo formação, atividades profissionais e produção intelectual.<br><br><br>III - Critérios de avaliação<br><br>Os textos submetidos à publicação da Revista MÚSICA EM CONTEXTO serão inicialmente avaliados pela Comissão Editorial, que examinará a adequação do trabalho às Normas Técnicas da Revista; depois, cada trabalho será analisado por dois pareceristas, que desenvolvam trabalhos similares aos propostos, que levarão em conta os seguintes critérios:<br>
<br>a) relevância do texto para a difusão e o desenvolvimento do conhecimento em música, especificamente voltados às temáticas de interesse da Revista;<br><br>b) originalidade (contribuição significativa ou inovadora);<br>
<br>c) uso adequado das normas;<br><br>d) clareza conceitual e uso de referências atualizadas;<br><br>e) metodologia (adequação e profundidade na abordagem do assunto);<br><br>f) adequação à Linha Editorial da Revista.<br>
<br><br>É reservado aos pareceristas o direito de apresentar parecer favorável ou desfavorável. É-lhes reservado também o direito de sugerir modificações, desde que não altere as idéias do texto, para abreviar o processo de publicação; nesse caso, o Editor encaminhará as sugestões ao(s) autor(es), que deverá(ão) proceder às modificações no prazo determinado pelo Editor, observado o sigilo quanto ao nome dos respectivos pareceristas.<br>
Não serão aceitos artigos e resenhas que estiverem fora da Linha Editorial e das Normas Técnicas.<br><br><b>Envio dos trabalhos:</b><br><br>Todos os textos deverão ser enviados por e-mail até o dia 1º de maio de 2013 para:<br>
Revista MÚSICA EM CONTEXTO – Jorge Antunes, Editor<br>e-mail: <a href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</a><br><br>O resultado de seleção dos trabalhos será divulgado até o dia 1º de junho de 2013</div><div><br></div>
<div><br><br><b>NORMAS TÉCNICAS</b><br><br>A) Não serão aceitos artigos e resenhas que estiverem fora da Linha Editorial e das Normas Técnicas.<br><br>B) Os Artigos devem ter uma extensão entre 4.000 e 6.000 palavras (incluindo resumo, abstract e bibliografia).<br>
<br>C) As Resenhas devem conter cerca de 1.500 palavras e preferencialmente versar sobre títulos dos últimos 5 anos.<br><br>D) Serão aceitos Artigos e Resenhas no idioma português, espanhol e inglês.<br><br>E) A submissão de trabalhos dar-se-á pelo envio ao e-mail: <a href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</a><br>
<br>F) As normas técnicas exigidas correspondem ao estilo bibliográfico da Universidade de Chicago, 16a ed., versão aplicada às ciências humanas, disponível em:<br><br><a href="http://www.chicagomanualofstyle.org/16/contents.html">http://www.chicagomanualofstyle.org/16/contents.html</a><br>
<br>G) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente a partir do “Template para trabalhos escritos” (disponível na plataforma SEER) e digitados no programa Microsoft Word (ou equivalente) em formato DOC, ODT ou RTF (rich text format). O formato RTF é preferido. Usar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1.5, alinhamento à esquerda.<br>
<br>H) As palavras e expressões estrangeiras (diferentes do idioma do texto), assim como as citações em língua estrangeira (também em relação ao idioma principal) devem ser colocadas em estilo de fonte itálico.<br><br>I) As notas são em rodapé (e não em fim de texto (ou endnote). A formatação segue o estilo Chicago 16a ed. para “Notas e Bibliografia.” Evitar excesso no uso de notas de rodapé; para essas notas, usar fonte tamanho 10, espaço 1.0.<br>
<br>J) Citações de até três linhas devem ser inseridas no texto – colocadas entre aspas (“...”), seguida do sobrenome do autor e ano da edição citada, e página entre parêntesis – como no ex.: (Blacking 1987, 79). No caso de citação de livros/artigos em idioma diferente do texto, o(s) autor(es) deverá(ão) traduzir a citação para o idioma do texto, cabendo ao(s) mesmo(s) optar(em) por colocar ou não, a citação em idioma original em nota de rodapé.<br>
<br>K) Citações a partir de quatro linhas devem ser colocadas em destaque, sem aspas, fonte 11, espaço simples, alinhamento em 2 cm da margem à esquerda, justificado, seguida do sobrenome do autor e ano da edição citada, página, entre parêntesis – como no ex.: (Blacking 1987, 79). No caso de citação de livros/artigos em idioma diferente do texto, o(s) autor(es) deverá(ão) manter o idioma original na citação, colocando a tradução para o idioma do texto em nota de rodapé.<br>
<br>L) Gráficos, ilustrações, e figuras devem ser enviadas em separado, preferencialmente vetorizadas em Adobe Illustrator ou Corel Draw. Caso isto não seja possível, estas devem ser enviadas no formato TIFF ou JPEG, com resolução mínima de 300 dpi. Os mesmos devem ser acompanhados das devidas indicações de ordem numérica e legenda (ex.: Figura 1: descrição sintética com as devidas referências, etc.). Fotografias devem ser enviadas no formato TIFF ou JPEG, com resolução mínima de 300 dpi, e com as devidas referências. Gráficos, ilustrações, figuras, fotografias e/ou tabelas já publicadas ou protegidas por direito autoral, devem ser acompanhadas de uma autorização escrita da respectiva fonte.<br>
<br>M) Referências Bibliográficas: Devem ser colocadas ao final do Artigo, em espaço simples, com alinhamento apenas a esquerda (iniciando com o sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta), orientando-se pelas normas do estilo Chicago, versão aplicada às ciências humanas), espaçamento simples, e como exemplificadas no “Template...” e a seguir:<br>
<br><br><u><br>Livro com único autor ou editor</u><br><br>DeNora, Tia. After Adorno – rethinking music sociology. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.<br><br>Tia DeNora, After Adorno - rethinking music sociology (Cambridge: Cambridge University Press, 2003), 99-100.<br>
<br>DeNora, After Adorno…, 99.<br><br><br><u>Livro com dois autores ou editores</u><br><br>Philpott, Chris e Charles Plummeridge, eds. Issues in music teaching. London: Routledge, 2001.<br><br>Chris Philpott e Charles Plummeridge, eds., Issues in music teaching (London: Routledge, 2001).<br>
<br>Chris Philpott e Charles Plummeridge, eds., Issues in music teaching, 56.<br><br><br><u>Livro com três autores ou editores</u><br><br>Brook, Barry, Edward O. D. Downes, e Sherman Van Solkema, eds., Perspectives in Musicology. New York: W. W. Norton & Company Inc., 1972.<br>
<br>Barry Brook, , Edward O. D. Downes, e Sherman Van Solkema, eds. Perspectives in Musicology (New York: W. W. Norton & Company Inc., 1972).<br><br>Brook, Downes, e Solkema, Perspectives in Musicology..., 55.<br><br>
<br><u>Livro com autor e editor ou tradutor</u><br><br>Cook, Nicholas. Music: a very short introduction. Traduzido por Beatriz Magalhães Castro. Brasília: EdUnB, 2013.<br><br>Nicholas Cook, Music: a very short introduction. Traduzido por Beatriz Magalhães Castro (Brasília: EdUnB, 2013).<br>
<br>Cook, Music…, 35.<br><br><br><u>Capítulo de livro ou Verbete assinado em enciclopédia</u><br><br>Gould, Glenn. “Streisand as Schwarzkopf.” In The Glenn Gould Reader, edited by Tim Page, 308–11. New York: Vintage, 1984.<br>
<br>Glenn Gould, “Streisand as Schwarzkopf,” in The Glenn Gould Reader, ed. Tim Page (New York: Vintage, 1984), 310.<br><br>Gould, “Streisand as Schwarzkopf,” 309.<br><br><br><u>Artigo em Periódico</u><br><br>Piedade, Acácio Tadeu de Camargo. “Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades.” Opus, Ano 10, n.10 (2004): 113-123.<br>
<br>Acácio Tadeu de Camargo Piedade. “Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades.” Opus, Ano 10, n.10 (2004): 113-123.<br><br>Piedade. “Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades.” Opus, 120.<br><br><br><u>Entrevistas (autor é o entrevistado e não o entrevistador)</u><br>
<br>Bellour, Raymond. “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with Raymond Bellour.” By Janet Bergstrom. Camera Obscura, nos. 3–4 (Summer 1979): 89–94.<br><br>Raymond Bellour, “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with Raymond Bellour,” por Janet Bergstrom, Camera Obscura, nos. 3–4 (Summer 1979): 89–94.<br>
<br>Bellour, “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with Raymond Bellour,” Camera Obscura, 89–94.<br><br><br><u>Dissertações ou Teses</u><br><br>Scarpa, Paulo Cesar Almeida. “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência Extrema no Cinema.” Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, 2007.<br>
<br>Paulo Cesar Almeida Scarpa, “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência Extrema no Cinema” (Dissertação de Mestrado, UFPR, 2007), 65.<br><br>Scarpa, “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência Extrema no Cinema,” 65-66.<br>
<br><br><u>Trabalho publicado em Anais de Evento (tratado como capítulo de livro)</u><br><br>Souza, Jusamara. “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da Educação Musical.” In Anais do X Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre, 2001: 85-92.<br>
<br>Jusamara Souza, “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da Educação Musical,” (Comunicação In Anais do X Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre, 2001: 85-92.<br><br>Jusamara Souza, “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da Educação Musical,” 85-92.<br>
<br><br><u>Trabalho apresentado em eventos</u><br><br>Teplin, Linda A., Gary M. McClelland, Karen M. Abram, and Jason J. Washburn. “Early Violent Death in Delinquent Youth: A Prospective Longitudinal Study.” Paper presented at the Annual Meeting of the American Psychology-Law Society, La Jolla, CA, March 2005.<br>
<br>Linda A. Teplin, et al, “Early Violent Death in Delinquent Youth: A Prospective Longitudinal Study” (paper, Annual Meeting of the American Psychology-Law Society, La Jolla, CA, March 2005).<br><br>Linda A. Teplin, et al, “Early Violent Death in Delinquent Youth: A Prospective Longitudinal Study,” 55.<br>
<br><br><u>Pôsteres apresentados em eventos</u><br><br>Rohde, Hannah, Roger Levy, and Andrew Kehler. “Implicit Causality Biases Influence Relative Clause Attachment.” Poster presented at the 21st CUNY Conference on Human Sentence Processing, Chapel Hill, NC, March 2008.<br>
<br>Hannah Rohde, Roger Levy, and Andrew Kehler. “Implicit Causality Biases Influence Relative Clause Attachment” (Poster, 21st CUNY Conference on Human Sentence Processing, Chapel Hill, NC, March 2008).<br><br>[não se aplica já que poster não tem páginas múltiplas]<br>
<br><br><u>Conteúdo web (inclui dados sobre data de revisão e modificação quando disponíveis)</u><br><br>Microsoft Corporation. “WD2000: Visual Basic Macro to Assign Clipboard Text to a String Variable.” Revision 1.3. Microsoft Help and Support. Last modified November 23, 2006. <a href="http://support.microsoft.com/kb/212730">http://support.microsoft.com/kb/212730</a>.<br>
<br><u><br>Partitura publicada</u><br><br>Mozart, Wolfgang Amadeus. Sonatas and Fantasies for the Piano. Prepared from the autographs and earliest printed sources by Nathan Broder. Rev. ed. Bryn Mawr, PA: Theodore Presser, 1960.<br>
<br>Wolfgang Amadeus Mozart, Sonatas and Fantasies for the Piano. Prepared from the autographs and earliest printed sources by Nathan Broder. Rev. ed. (Bryn Mawr, PA: Theodore Presser, 1960).<br><br>Mozart, Sonatas and Fantasies for the Piano, 32.<br>
<br>Verdi, Giuseppe. Il corsaro (melodramma tragico in three acts). Libretto de Francesco Maria Piave. Elizabeth Hudson, ed. 2 vols. In The Works of Giuseppe Verdi, ser. 1, Operas. Chicago: University of Chicago Press; Milan: G. Ricordi, 1998.<br>
<br>Giuseppe Verdi, Il corsaro (melodramma tragico in three acts), libretto by Francesco Maria Piave, ed. Elizabeth Hudson, 2 vols., The Works of Giuseppe Verdi, ser. 1, Operas (Chicago: University of Chicago Press; Milan: G. Ricordi, 1998).<br>
<br>Verdi, Il corsaro (melodramma tragico in three acts), 55-56.<br><br><br><u>Partitura não publicada (manuscritos)</u><br><br>Shapey, Ralph. “Partita for Violin and Thirteen Players,” score, 1966, Special Collections, Joseph Regenstein Library, University of Chicago.<br>
<br>Ralph Shapey, “Partita for Violin and Thirteen Players,” score, 1966, Special Collections, Joseph Regenstein Library, University of Chicago.<br><br>[usar forma abreviada se necessário, apenas incluindo número da páginas ou páginas]<br>
<br><br><u>Gravação em CD (alguns exemplos)</u><br><br>Mozart, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Orchestra and Chorus of the Royal Opera House, Covent Garden. Sir Colin Davis. With Ingvar Wixell, Luigi Roni, Martina Arroyo, Stuart Burrows, Kiri Te Kanawa, et al. Recorded May 1973. Philips 422 541-2, 1991, 3 compact discs.<br>
<br>Pink Floyd. Atom Heart Mother. Capitol CDP 7 46381 2, 1990, compact disc. Originally released in 1970.<br><br>Rubinstein, Artur. The Chopin Collection. RCA Victor/BMG 60822-2-RG, 1991, 11 compact discs. Recorded 1946, 1958–67.<br>
<br>Weingartner, Felix von (conductor). 150 Jahre Wiener Philharmoniker. Preiser Records, PR90113 (mono), 1992, compact disc. Recorded in 1936. Includes Beethoven’s Symphony no. 3 in E-flat Major and Symphony no. 8 in F Major.<br>
<br>The Fireside Treasury of Folk Songs, vol. 1, orchestra and chorus dir. Mitch Miller, Golden Record A198:17A–B, 1958, 33⅓ rpm.<br><br>New York Trumpet Ensemble, with Edward Carroll (trumpet) and Edward Brewer (organ), Art of the Trumpet, recorded at the Madeira Festival, June 1–2, 1981, Vox/Turnabout, PVT 7183, 1982, compact disc.<br>
<br>Richard Strauss, Don Quixote, with Emanuel Feuermann (violoncello) and the Philadelphia Orchestra, conducted by Eugene Ormandy, recorded February 24, 1940, Biddulph LAB 042, 1991, compact disc.<br><br>Billie Holiday, vocal performance of “I’m a Fool to Want You,” by Joel Herron, Frank Sinatra, and Jack Wolf, recorded February 20, 1958, with Ray Ellis, on Lady in Satin, Columbia CL 1157, 33⅓ rpm.<br>
<br><br><u>Video (imagem em movimento)<br><br>Slides e filmes (curtas e longas)</u><br><br>The Greek and Roman World. Chicago: Society for Visual Education, 1977. Filmstrip, 44 min.<br><br>Louis J. Mihalyi, Landscapes of Zambia, Central Africa (Santa Barbara, CA: Visual Education, 1975), 35 mm slides, 40 frames.<br>
<br><u>DVDs e videocassettes</u><br><br>Cleese, John, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, and Michael Palin. “Commentaries.” Disc 2. Monty Python and the Holy Grail, special ed. DVD. Directed by Terry Gilliam and Terry Jones. Culver City, CA: Columbia Tristar Home Entertainment, 2001.<br>
<br>Handel, George Friederic. Messiah. Atlanta Symphony Orchestra and Chamber Chorus, Robert Shaw. Performed December 19, 1987. Ansonia Station, NY: Video Artists International, 1988. Videocassette (VHS), 141 min.<br><br>
Michael Curtis and Gregory S. Malins, “The One with the Princess Leia Fantasy,” Friends, season 3, episode 1, directed by Gail Mancuso, aired September 19, 1996 (Burbank, CA: Warner Home Video, 2003), DVD.<br><br>“Crop Duster Attack,” North by Northwest, directed by Alfred Hitchcock (1959; Burbank, CA: Warner Home Video, 2000), DVD.<br>
<br><u><br>Video em meio eletrônico:</u><br><br>Harwood, John. “The Pros and Cons of Biden.” New York Times video, 2:00. August 23, 2008. <a href="http://video.on.nytimes.com/?fr_story=a425c9aca92f51bd19f2a621fd93b5e266507191">http://video.on.nytimes.com/?fr_story=a425c9aca92f51bd19f2a621fd93b5e266507191</a>.<br>
<br>Pollan, Michael. “Michael Pollan Gives a Plant’s-Eye View.” Filmed March 2007. TED video, 17:31. Posted February 2008. <a href="http://www.ted.com/index.php/talks/michael_pollan_gives_a_plant_s_eye_view.html">http://www.ted.com/index.php/talks/michael_pollan_gives_a_plant_s_eye_view.html</a>.<br>
<br>A. E. Weed, At the Foot of the Flatiron (American Mutoscope and Biograph Co., 1903), 35 mm film, from Library of Congress, The Life of a City: Early Films of New York, 1898–1906, MPEG video, 2:19, <a href="http://lcweb2.loc.gov/ammem/papr/nychome.html">http://lcweb2.loc.gov/ammem/papr/nychome.html</a>.<br>
<br>“HOROWITZ AT CARNEGIE HALL 2-Chopin Nocturne in Fm Op.55,” YouTube video, 5:53, from a performance televised by CBS on September 22, 1968, posted by “hubanj,” January 9, 2009, <a href="http://www.youtube.com/watch?v=cDVBtuWkMS8">http://www.youtube.com/watch?v=cDVBtuWkMS8</a>.<br>
<br></div>