<div dir="ltr">

<p class="" style="margin-bottom:6pt"><b><span style="font-size:14pt">Chamada
de Trabalhos para o </span></b></p>

<p class="" style="margin-bottom:12pt"><b><span style="font-size:14pt">V
ENCONTRO DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO</span></b></p>

<p class="" style="margin-bottom:12pt"><b style><span style="font-size:14pt">Tema:<span style></span></span></b></p>

<div style="border:1pt solid windowtext;padding:1pt 4pt">

<p class="" style="margin-bottom:12pt;text-align:center;border:medium none;padding:0cm" align="center"><b style><span style="font-size:16pt">Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro</span></b></p>

</div>

<p class=""><b><span style="font-size:11.5pt">Local: </span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class=""><span style="font-size:11.5pt">Faculdade de Filosofia, Ciências
e Letras de Ribeirão Preto.</span></p>

<p class="" style="margin-bottom:6pt"><span style="font-size:11.5pt">Auditório
do CIRP (Centro de Informática) da Universidade de São Paulo, campus de
Ribeirão Preto.</span></p>

<p class=""><b><span style="font-size:11.5pt">Data do evento: </span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class="" style="margin-bottom:6pt"><span style="font-size:11.5pt">De 14
a 16 de agosto de 2013</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b><span style="font-size:11.5pt">Outras
datas importantes: </span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b style><span style="font-size:11.5pt">15/06/2013: prazo limite para submissões
de trabalhos </span></b></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">30/06/2013:
divulgação para os autores das submissões aprovadas</span></p>

<p class="" style="margin-bottom:6pt"><span style="font-size:11.5pt;line-height:115%;font-family:"Times New Roman","serif"">20/08/2013: prazo para
os autores entregarem a versão final dos artigos para publicação nos anais</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b><span style="font-size:11.5pt">Submissão
de trabalhos: </span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- As
submissões, em arquivo de Word, devem ser enviadas por email para o endereço </span><a href="mailto:encontromusicologia@ffclrp.usp.br"><b style><span style="font-size:11.5pt">encontromusicologia@ffclrp.usp.br</span></b></a><span style="font-size:11.5pt"> e devem incluir o nome, a instituição e o email do(s)
autor(es).</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- Informações
adicionais poderão ser obtidas pelos telefones (16)3602-0102 e (16)3602-3136.</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt"> </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- <b style>As submissões devem conter:</b></span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b style><span style="font-size:11.5pt">a) Resumo com até 300 palavras, </span></b></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b style><span style="font-size:11.5pt">b) Currículo com até 150 palavras</span></b></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b style><span style="font-size:11.5pt">c) Até cinco referências bibliográficas
que fundamentam a proposta</span></b></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b style><span style="font-size:11.5pt"> </span></b></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- A
versão final dos artigos, para publicação nos anais, deve ter entre 6 e 12
páginas, incluindo referências, exemplos e gráficos. Utilizar a margem normal
do Word, fonte Roman 12, espaço simples. </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- A
identificação autoral será ocultada no processo de <i>double-blind review</i>. </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- Somente
serão publicados os artigos de que pelo menos um autor esteja inscrito para
apresentar o trabalho no Encontro.</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b><span style="font-size:11.5pt"> </span></b></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b><span style="font-size:11.5pt">Palestrantes
Internacionais Convidados (<i style>key-note
speakers</i> com presença confirmada):</span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Prof.
David Cranmer (Universidade Nova de Lisboa) </span></p>

<p class="" style="margin-bottom:6pt;text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Prof. Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de
Lisboa)</span></p>

<p class="" style="margin-bottom:6pt;text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt"> </span></p>

<p class="" style="margin-bottom:0.0001pt"><b><span style="font-size:11.5pt;line-height:115%;font-family:"Times New Roman","serif"">Objetivos:</span></b></p>

<p class=""><span style="font-size:11.5pt;line-height:115%;font-family:"Times New Roman","serif"">O tema do V Encontro de Musicologia de Ribeirão
Preto parte da ideia da natureza idiossincrática do espírito iluminista e sua
relação com as transformações no sentido da música, tanto nas estruturas de
linguagem como nos processos de sua recepção. Nesse complexo campo, que não se
consubstancia em estrutura filosófica, sem regras ou protocolos, o discurso de
transformação crítica impulsiona questionamentos e transforma a arte numa
ferramenta pedagógica de seu propósito de esclarecimento para a tomada de
consciência do mundo vivido. Foi assim na segunda metade do século XVIII,
quando o Iluminismo regeu os projetos políticos do Despotismo Esclarecido
português. No Brasil, o impacto dessa atitude também arquitetou projetos e
posturas que afetaram frontalmente a organização do exercício da música e seus
processos comunicacionais. Como atitude, o Iluminismo também se projeta no
tempo e se traduz em outros movimentos musicais. Do esnobismo burguês do século
XIX à música politicamente engajada dos movimentos de vanguarda, a ideia de
transformação crítica pelo controle do discurso artístico também se revela como
possibilidade de análise pela plataforma iluminista. O objetivo central da
discussão é </span><span style="font-size:11.5pt;line-height:115%;font-family:"Times New Roman","serif"" lang="PT">demonstrar como a
atitude iluminista atua no campo estético, retroagindo com distintas
configurações na </span><span style="font-size:11.5pt;line-height:115%;font-family:"Times New Roman","serif"">disputa de poder dentro das esferas
sociais e suas relações com o espetáculo do poder </span><span style="font-size:11.5pt;line-height:115%;font-family:"Times New Roman","serif"" lang="PT">para operacionalizar</span><span style="font-size:11.5pt;line-height:115%;font-family:"Times New Roman","serif""> a afirmação de
estruturas ideológicas.<span style>  </span>O V Encontro de
Musicologia de Ribeirão Preto convida, então, especialistas para discutirem
qual a amplitude desse impacto iluminista na música, principalmente focada no
espaço lusófono. Abre-se a perspectiva para o estudo crítico do discurso, tanto
nas estruturas básicas da linguagem musical, como das formas de socialização
através e pela música.</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><u><span style="font-size:11.5pt">Tópicos
de pesquisa sugeridos: </span></u></p>



<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- O
Iluminismo e o seu impacto no discurso musical</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- A
música como “mestra dos costumes”</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">-
Territorialidades do discurso iluminista</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- Os
usos da ópera em ambientes iluministas lusófonos </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- Os
problemas da música religiosa nos ambientes iluministas lusófonos</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- A
música popular e o discurso do esclarecimento no Brasil e em Portugal</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">-
Festas no espaço público, sobre a égide do Iluminismo</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">-
Antigos x Modernos: da teoria à prática</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">-
Editores de música, críticos musicais e concertos públicos: um espaço de
observação dos discursos iluministas</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">-
Viajantes, cronistas e jornaleiros: a música na perspectiva da crítica social </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- Os
trânsitos dos discursos iluministas nos domínios lusófonos</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- A
música e cotidiano nos projetos de transformação crítica do espaço público.</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- O
modelo analítico-histórico lusófono, na perspectiva do discurso iluminista</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">- Os
problemas de uma Teoria Crítica para a análise musical</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">-
Estudos Críticos do Discurso na relação da música e as estruturas de poder</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">-
Perspectivas de uma Análise Crítica do Discurso através da linguagem musical </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt"> </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b><span style="font-size:11.5pt">Comissão
Organizadora: </span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Diósnio
Machado Neto (presidente)</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Rodolfo
Coelho de Souza</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Ozório
Bimbato Christovam </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Mítia
Ganade D’Acol</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt"> </span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><b><span style="font-size:11.5pt">Comissão
Científica: </span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Diósnio
Machado Neto (Universidade de São Paulo)</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Ricardo
Bernardes (Núcleo Caravelas)</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">David
Cranmer (Universidade Nova de Lisboa)</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Cristina
Fernandes (Núcleo Caravelas)</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Mário
Marques Trilha (Núcleo Caravleas)</span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Alberto
Pacheco (Núcleo Caravelas)</span></p><br><p class="" style="text-align:justify"><b><span style="font-size:11.5pt">Línguas
Oficiais do Encontro: </span></b><span style="font-size:11.5pt"></span></p>

<p class="" style="text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt">Português,
inglês e espanhol.</span></p>

<p class="" style="margin-bottom:6pt;text-align:justify"><span style="font-size:11.5pt"> </span></p>

<br clear="all"><br>-- <br>Prof. Dr. Diósnio Machado Neto<div>Laboratório de Musicologia (LAMUS)<br><div>Departamento de Música - FFCLRP/USP</div></div>
</div>