<html>
<head>
<style><!--
.hmmessage P
{
margin:0px;
padding:0px
}
body.hmmessage
{
font-size: 12pt;
font-family:Calibri
}
--></style></head>
<body class='hmmessage'><div dir='ltr'>Eu gostaria de contribuir para esta discussão, a título pessoal, mas à luz da minha experiência como responsável na Universidade Nova de Lisboa pelos alunos que chegam de outros países ao Departamento de Ciências Musicais, quer europeus (no programa Erasmus), quer brasileiros, no programa agora suspenso. Até agora recebemos dois alunos brasileiros desta maneira. Acho que ganharam bastante pela experiência, sem dúvida. Por outro lado, tiveram dificuldades porque a bibliografia de quase todas as nossas disciplinas depende de conhecimentos adequados de línguas estrangeiras (sobretudo inglês, mas tambêm francês) - pois estes textos, que são absolutamente centrais para as disciplinas em questão, não existem em língua portuguesa. Outros alunos brasileiros que chegam ao nosso Departamento de outras maneiras têm o mesmo problema, de uma forma absolutamente sistemática - não têm conhecimentos adequados de línguas estrangeiras essenciais para o estudo da música/musicologia a nível superior, o que os impede de aproveitar tanto como seria desejável a oportunidade de estudar numa universidade portuguesa, e os põe logo em desvantagem em relação à maior parte dos colegas portugueses (apesar das muitas fraquezas geralmente reconhecidas no sistema educativo em Portugal). <BR> <BR>Agora, pode-se levantar questões legítimas sobre se a resposta certa para este problema no Brasil é a suspensão do programa para Portugal, mas é uma resposta (certa ou não) para um problema muito real, a falta muito generalizada de conhecimentos de línguas estrangeiras, de tal maneira que até em Portugal, os alunos brasileiros não chegam a aproveitar tanto como poderiam se os seus conhecimentos fossem melhores. <BR> <BR>David Cranmer<br> <BR><div><div id="SkyDrivePlaceholder"></div><hr id="stopSpelling">From: jamannis@uol.com.br<br>To: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Date: Thu, 25 Apr 2013 11:38:32 -0300<br>Subject: [ANPPOM-Lista] RES: Governo brasileiro suspende bolsas de estudo     para Portugal<br><br><style><!--
.ExternalClass p.ecxMsoNormal, .ExternalClass li.ecxMsoNormal, .ExternalClass div.ecxMsoNormal {
font-size:12.0pt;
font-family:"Times New Roman","serif";
}

.ExternalClass h1 {
font-size:24.0pt;
font-family:"Times New Roman","serif";
font-weight:bold;
}

.ExternalClass a:link, .ExternalClass span.ecxMsoHyperlink {
color:blue;
text-decoration:underline;
}

.ExternalClass span.ecxMsoHyperlinkFollowed {
color:purple;
text-decoration:underline;
}

.ExternalClass p {
font-size:12.0pt;
font-family:"Times New Roman","serif";
}

.ExternalClass span.ecxTtulo1Char {
font-family:"Cambria","serif";
color:#365F91;
font-weight:bold;
}

.ExternalClass span.ecxEstiloDeEmail20 {
font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D;
}

.ExternalClass .ecxMsoChpDefault {
}

.ExternalClass div.ecxWordSection1 {
}

--></style><div class="ecxWordSection1"><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Essa notícia mostra mais uma vez como a denominação do programa é frágil.</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Inicialmente apresentou incoerências quanto ao conceito de CIÊNCIA: o recorte dado no programa é muito menor que o conceito amplo do termo.</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Agora apresenta incoerência quanto ao conceito de FRONTEIRA, como sendo um separador de idiomas.</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Em principio, se um pesquisador (docente, funcionário ou aluno) é incentivado a desenvolver atividades no exterior buscando se aperfeiçoar seria principalmente para se confrontar com outras metodologias, outras maneiras de pensar, outras abordagens praticas, outras realidade culturais.</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Nesse aspecto, reduzir a prioridade unicamente para uma pratica de língua estrangeira me parece injustificado. Então o nome do programa deveria ser outro: como Aperfeiçoamento em Língua Estrangeira para Pesquisadores </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Se os processos e métodos encontrados e aplicados em Portugal não são necessariamente os mesmos que aqui se usam, é valido que esse país integre o programa.</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>A forte tendência a valorizar a introdução da padronização de idiomas na academia tende a centrar a pratica cientifica em um grupo de culturas dominantes reduzido.</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Se a estrutura e a conformação de um idioma se refletem na maneira de pensar, de cognecer e analisar, ela interfere também nas sínteses. </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Há vantagens em ter pesquisadores poliglotas da mesma forma como é importante a manutenção de uma reflexão cientifica também no idioma de sua cultura original.</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'>Mannis</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style='color: rgb(31, 73, 125); font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt;'> </span></p><div style="border-width: 1pt medium medium; border-style: solid none none; border-color: rgb(181, 196, 223) currentColor currentColor; padding: 3pt 0cm 0cm;"><p class="ecxMsoNormal"><b><span style='font-family: "Tahoma","sans-serif"; font-size: 10pt;'>Enviada em:</span></b><span style='font-family: "Tahoma","sans-serif"; font-size: 10pt;'> quinta-feira, 25 de abril de 2013 00:15<br><b>Para:</b> anppom-l@iar.unicamp.br<br><b>Assunto:</b> [ANPPOM-Lista] Governo brasileiro suspende bolsas de estudo para Portugal</span></p></div><div><div><div><h1>Governo brasileiro suspende bolsas de estudo para Portugal</h1></div></div></div><span style="color: rgb(31, 73, 125);">...</span> a intenção é que os candidatos aperfeiçoem ou aprendam uma segunda língua. "Os estudantes têm que enfrentar o desafio da segunda língua. Por isso todos foram convidados a migrar para outros países".<BR><p class="ecxMsoNormal"> </p></div><br>________________________________________________
Lista de discuss�es ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________</div>                                      </div></body>
</html>