<html xmlns:v="urn:schemas-microsoft-com:vml" xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:w="urn:schemas-microsoft-com:office:word" xmlns:m="http://schemas.microsoft.com/office/2004/12/omml" xmlns="http://www.w3.org/TR/REC-html40"><head><meta http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1"><meta name=Generator content="Microsoft Word 12 (filtered medium)"><style><!--
/* Font Definitions */
@font-face
        {font-family:"Cambria Math";
        panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Calibri;
        panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Tahoma;
        panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;}
/* Style Definitions */
p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";}
a:link, span.MsoHyperlink
        {mso-style-priority:99;
        color:blue;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {mso-style-priority:99;
        color:purple;
        text-decoration:underline;}
p
        {mso-style-priority:99;
        mso-margin-top-alt:auto;
        margin-right:0cm;
        mso-margin-bottom-alt:auto;
        margin-left:0cm;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";}
span.hoenzb
        {mso-style-name:hoenzb;}
span.EstiloDeEmail19
        {mso-style-type:personal-reply;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:#1F497D;}
.MsoChpDefault
        {mso-style-type:export-only;}
@page WordSection1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.WordSection1
        {page:WordSection1;}
--></style><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapedefaults v:ext="edit" spidmax="1026" />
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<o:shapelayout v:ext="edit">
<o:idmap v:ext="edit" data="1" />
</o:shapelayout></xml><![endif]--></head><body lang=PT-BR link=blue vlink=purple><div class=WordSection1><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Caro Fernando, <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Agradeço pela sua atuação junto ao CNPq e pela maneira como conduziu os trabalhos.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Seus textos e pronunciamentos foram sempre ponderados, embasados e tiveram o cuidado de prever impactos futuros, desdobramentos e efeitos multiplicadores.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Sei também o quanto Vc. buscou se mobilizar para mudar o estado das coisas, em direção de estruturas e procedimentos mais justos. E em diversos contatos compartilhei o quanto<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>é difícil ter consciência daquilo que deve ser feito mas não ter diante de si os meios e as situações propícias para implementá-los.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Tanto do lado de cá quanto do lado de lá, o jogo é duro e exige muita resistência. Do lado de cá temos que exigir sempre mais recursos, mais abertura, aprimorar e implementar procedimentos e métodos mais justos que atendam aos desenvolvimentos recentes e à transformação da sociedade. Do lado de lá manter o controle de uma ‘caixa preta’ que lida com duas pressões opostas: uma das lideranças e da máquina administrativa e política do Estado, por vezes imprevisível, incompreensível ou simplesmente surpreendente, e outra da sociedade, por parte dos pesquisadores e de grupos de pesquisadores. Sinto que é muito difícil gerenciar a compliância necessária para articular esses dois extremos. É preciso não só de uma cintura muito flexível, mas também de uma visão e uma capacidade de antecipação grande. <o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Aproveito esta oportunidade para agradecer pelo seu empenho e pelo trabalho que realizou tentando fazer o que estava ao seu alcance para mudar as coisas.<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Abraços<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Mannis<o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p><div style='border:none;border-top:solid #B5C4DF 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm'><p class=MsoNormal><b><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"'>De:</span></b><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"'> sonologia-l [mailto:sonologia-l-bounces@listas.unicamp.br] <b>Em nome de </b>Fernando Iazzetta<br><b>Enviada em:</b> terça-feira, 14 de maio de 2013 20:14<br><b>Para:</b> Pesquisadores em Sonologia (Música)<br><b>Cc:</b> etnomusicologiabr; ANPPOM<br><b>Assunto:</b> Re: [Sonologia-l] avaliação qualitativa<o:p></o:p></span></p></div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p><div><p class=MsoNormal>Carlos e Colegas, <o:p></o:p></p><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>Pego carona neste e-mail do Carlos Palombini para expor algumas questões a respeito da avaliação. Tenho me envolvido de maneira mais ou menos direta com alguns processos de avaliação, inclusive de agências de fomento como CAPES, CNPq e Fapesp. Se em princípio todos eles me parecem problemáticos do ponto de vista do pesquisador, tenho que admitir que quando estive outro lado (ou seja, nas agências de fomento), tentando discutir metodologias de avaliação pelo menos mais aceitáveis, me surpreendi com a dificuldade da tarefa. <o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>As questões a serem enfrentadas são intermináveis: a relação entre quantidade e qualidade, a disparidade entre áreas e sub-áreas, a necessidade de se poder comparar o funcionamento de áreas diferentes a partir de parâmetros comuns, a quantidade enorme de produção a ser avaliada frente a um número pequeno de avaliadores, a falta de consenso entre os avaliadores a respeito do que deve ser avaliado, e por aí segue a lista.<o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>Não quero defender as instituições de fomento, mas devo dizer que elas estão preocupadas com a avaliação e com a ineficiência dos métodos de avaliação. Estou falando da avaliação em termos institucionais e não de casos específicos de avaliadores ou de comitês desta ou daquela área (e acho que é aí que residem os problemas mais sérios). <o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>Para dar alguns exemplos: <o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>- a Fapesp faz reuniões periódicas (pelo menos 2 ou 3 por ano) com todos os seus coordenadores (imagino que são uns 150) a respeito da política da agência e da política de avaliação. Com menos frequência, a agência faz reuniões com os assessores para instituir políticas de avaliação dos projetos. Por exemplo, na última reunião, foi colocado claramente que se queremos fazer pesquisa de verdade temos que abandonar o velho hábito dar prioridade a projetos cujos resultados são previsíveis e controlados. Ou seja, os projetos mais sofisticados e ousados e, consequentemente, aqueles que podem pleitear mais recursos, são aqueles que implicam em risco, pois é nestes casos que ocorrem os saltos significativos na geração de conhecimento.<o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>- a CAPES tem diversos comitês em cada área do conhecimento para discutir as formas de avaliação em diversos níveis, de programas de pós-graduação à produção artística. Isso demonstra o empenho e a preocupação da agência com a questão. Eu mesmo tenho sido muito crítico em relação aos métodos usados em alguns desses comitês e tenho colaborado nas discussões sempre que possível, mas reconheço mais uma vez que estamos longe de soluções realmente equilibradas e eficientes. Lembro também que em outubro passado a coordenação da área de artes da Capes promoveu um evento em Natal em que um dos debates era a "pesquisa em artes". Eu escutei ideias muito interessantes no encontro e espero que elas reverberem numa publicação que está sendo preparada.<o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>- O CNPq também tem dado sinais de que está incomodado com a questão da avaliação e tem realizado algumas ações a esse respeito. Por exemplo, no último mês de março chamou todos os assessores para re-avaliar todas as bolsas PQ em andamento (imagino que sejam umas 12.000 bolsas). Antes da avaliação os coordenadores participaram de um seminário de 2 dias a respeito do tema, com diversos palestrantes, inclusive estrangeiros. O seminário foi muito elucidativo e mostrou que o problema é generalizado para as diversas áreas (embora com suas especificidades) e que mesmo em países em que a pesquisa está mais consolidada as distorções e falhas dos modelos de avaliação são um fantasma constante. Nesse seminário tivemos palestras sobre a avaliação em diversas áreas. O sociólogo Sergio Adorno, da USP, fez uma apresentação brilhante sobre a questão da avaliação  nas ciências humanas (aliás, fica aí uma sugestão de convite para a uma eventual palestra na Anppom).<o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>Ou seja, as agências estão preocupadas, mas nem sempre o debate avança como esperávamos. Acho que é aí que está o problema. Localmente estamos muito preocupados com o próximo processo de avaliação, com o prazo para entrega do próximo relatório, com a quantidade absurda de pareceres que temos que fazer e tudo isso esvazia um debate e uma reflexão mais consistente. Lamento dizer que  estou expondo um problema sem saber qual a melhor solução. Mas acho que temos que mudar as nossa estratégias. À medida em que a área de artes se consolida em termos de pesquisa é preciso ampliar o debate a respeito da avaliação. Tenho a impressão que a área de música tem sido timida a esse respeito e tem perdido a liderança na discussão desses assuntos, especialmente para os campos mais teóricos e investigativos das artes visuais. Ou seja, acho que devemos nos re-articular nesse sentido e ter uma atitude pró-ativa de discussão dessas questões.<o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal>abraços, Fernando<o:p></o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div><div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div></div><div><p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><o:p> </o:p></p><div><p class=MsoNormal>Em 11 de maio de 2013 16:51, Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>> escreveu:<o:p></o:p></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><br clear=all>Muito se tem falado, com mais ou menos propriedade, contra as avaliações quantitavivas. A avaliação qualitativa, por outro lado, só tem sido discutida nos termos de queixumes contra o qualis. O qualis certamente apresenta problemas. Em resumo, não vejo ali nada de qualitativo. Todos os seus oito estratos, exceto o C, de peso 0, começam com a mais infeliz das frases: "Publicações reconhecidas pela área, seriadas e arbitradas e dirigidas à comunidade acadêmico-científica, que atendam às normas da ABNT ou equivalente (no exterior) [...]" Eu diria, ao ler isso, que os melhores textos tenham as melhores chances de estar em periódicos de peso 0 ou no exterior, onde nada de equivalente existe para publicações científicas. Nas publicações anglo-saxãs, quem determina aquilo acerca do qual, no Brasil, a ABNT legisla, é precisamente cada periódico e cada editora. Como essas sabem bem que diferentes tipos de pesquisa (numa mesma área, inclusive) se apresentam melhor através de sistemas de referência distintos, elas imprimem manuais tão precisos que se dão ao trabalho de oferecer um conjunto de modelos de referência associados aos tipos de pesquisa que via de regra lhes correspondem. E me parece evidente que uma das responsabilidades do pesquisador é definir o sistema que se coaduna com sua pesquisa. Só há uma maneira de avaliar a qualidade de um periódico: lê-lo.<br><br>Numa entrevista recente, contudo, meu colega Vitor Haase, do departamento de Psicologia da UFMG, apresentou o problema sob outro ponto de vista: o de uma psicopatologia coletiva. O texto integral encontra-se aqui:<br><br><a href="http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/03/psicologia-brazuca-vitor-haase-e-a-neuropsicologia/" target="_blank">http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/03/psicologia-brazuca-vitor-haase-e-a-neuropsicologia/</a><br><br>Refiro-me diretamente a este excerto:<o:p></o:p></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:7.5pt'>Vou encerrar a resposta a esta pergunta comentando sobre um paradoxo e contrastando o ambiente intelectual brasileiro com o ambiente intelectual em outros países. </span><o:p></o:p></p><p style='text-align:justify'><span style='font-size:7.5pt'>O paradoxo é o seguinte: Os mesmos grupos e correntes que argumentam em favor da transformação da realidade, da aceitação e convivência com as diferenças, pela diversidade etc. e tal, são justamente aqueles que na academia tentam eliminar as formas rivais de pensamento de maneiras por vezes abjetas, incluindo perseguições, humilhações e desmoralização de colegas, como tantas vezes já tive oportunidade de testemunhar. O paradoxo aparente é o fato de as mesmas pessoas que argumentam contra o preconceito e pela diversidade comportarem-se de forma hegemônica em relação aos que divergem do seu pensamento. Parece que eles propugnam um tipo bem específico de diversidade, uma diversidade enviesada, abrangendo apenas um segmento do espectro de opções possíveis. Isto leva a uma forma de pensamento dicotômico, de nós contra eles, de luta da forças do bem e do “progresso” contra as forças da reação, do mal. Mas o paradoxo é apenas aparente, desaparecendo quando lembramos que somos todos seres humanos e que as associações entre conspecíficos são reguladas de modos bastante típicos, os quais são extensivamente investigados pela psicologia social.</span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal><span style='font-size:7.5pt'>A última questão diz respeito à comparação do panorama intelectual brasileiro e internacional. O nível dos debates no Brasil é muito baixo, muito ideologizado, contrastando com o que se observa em congressos internacionais e em instituições universitárias de outros países.</span><o:p></o:p></p><p class=MsoNormal><span style='color:#888888'><br><span class=hoenzb>cp</span><br><span class=hoenzb>-- <o:p></o:p></span></span></p><div><p class=MsoNormal><span style='color:#888888'>carlos palombini<br>pesquisador visitante, centro de letras e artes, unirio</span><o:p></o:p></p></div><p class=MsoNormal><span class=hoenzb><span style='color:#888888'><a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a></span><o:p></o:p></span></p><p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><br>_______________________________________________<br>sonologia-l mailing list<br><a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br">sonologia-l@listas.unicamp.br</a><br><a href="https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l" target="_blank">https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l</a><o:p></o:p></p></div><p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p></div></div></body></html>