<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>E assim voltamos ao fordismo musical. Compositor é compositor, intérprete é intérprete, compositor só compõe, intérprete só toca. Os Departamentos viram Feudos, o ensino superior ignora o ensino básico e as Associações se limitam funcionalmente. Cada um no seu quadrado.<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font size="2"><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york,
 times, serif;"></span></font></a></font></font></p><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>ter, 21/5/13, Didier Guigue <i><didierguigue@gmail.com></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Didier Guigue <didierguigue@gmail.com><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música<br>Para: "Zoltan Paulinyi" <paulinyi@yahoo.com><br>Cc: "ANPPOM" <anppom-l@iar.unicamp.br><br>Data: Terça-feira, 21 de Maio de 2013, 7:20<br><br><div id="yiv626703749"><div><div><div><span style="">A existência de uma PHE em música é uma excrescência institucional e é compreensível que alguns gestores a questionam, em nome da igualdade de acesso ao ensino superior . </span></div><div><span style="">Ela apenas se justifica porque, em determinado momento da história recente, o governo (
 militar) resolveu fundir numa entidade só, e ambígua, os conceitos de " Escola de Música" e de  " Departamento de Música" , potencializando, destarte, conflitos de objetivos e perfis. Um genuíno departamento universitário de música não deveria precisar de PHE. Por sua vez, a formação técnico- artística do músico seria finalidade de uma genuína escola de música. </span></div><div><span style="">Este debate é velho, mas ressoa ainda, creio, no caso discutido aí.</span></div><div><span style=""><br></span></div><div><span style="">Finalmente, ao pedir manifestação formal da ANPPOM sobre o tema, alguns membros me dão a impressão de confundir as finalidades desta Associação, que é, alguém aí precisou lembrar oportunamente, pesquisa e pós graduação. Essas duas atividades não dependem intrinsecamente de PHE. Ao contrário: esta não raro prejudica, ao inibir vocações ou projetos que prescindem de habilitação
 técnica. </span></div><div><span style=""><br></span></div><div><span style=""><br></span></div><span style="outline:none;"><div style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/hmc/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=15" style="text-decoration:none;">Didier Guigue</a><br>UFPB--Departamento de Música</div><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/hmc/" style="text-decoration:none;">História da Música Contemporânea</a></div><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/ppgm" style="text-decoration:none;">Programa de Pós-Graduação em Musica</a><br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/mus3"
 style="text-decoration:none;">MUS3--Musicologia, Sonologia e Computação</a><br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/compomus" style="text-decoration:none;">COMPOMUS</a><br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.harmattan.fr/index.asp?navig=auteurs&obj=artiste&no=17542" style="text-decoration:none;">Didier Guigue chez l'Editeur Harmattan</a></div></div></span></div></span></div></span><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><div><font color="#000000"><span style=""><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.editoraperspectiva.com.br/index.php?apg=cat&npr=966" style="text-decoration:none;">Didier Guigue na Editora Perspect</a><br><br></span></font></div><div><font
 style="text-decoration:none;" color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://didierguigue.bandcamp.com/" style="text-decoration:none;">Discografia completa</a></font></div><div><span style="">[Visite também <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://soundcloud.com/didier-guigue" style="text-decoration:none;">Soundcloud</a> e <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/DidierGuigueMusic" style="text-decoration:none;">Facebook</a>]<br><br>Currículo <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://lattes.cnpq.br/2072946162282636" style="text-decoration:none;">LATTES</a></span></div><div><br></div></div></span></div></span></div></span><div style=""><br></div></div><div style=""><br><br></div><blockquote type="cite" style=""><div></div></blockquote></div></div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div class="plainMail">________________________________________________<br>Lista de discussões
 ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></blockquote></td></tr></table>