<html><body><div style="color:#000; background-color:#fff; font-family:times new roman, new york, times, serif;font-size:12pt"><div><span>Querido Didier,</span></div><div style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 16px; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; background-color: transparent; font-style: normal;"><span><br></span></div><div style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 16px; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; background-color: transparent;"><span>É raro eu discordar de você, mas este pode ser um caso, a menos que estejamos pensando em questões diferentes da prova. Eu sempre digo que qualquer um que faz música direitinho é músico. No entanto, não acredito que qualquer pessoa tenha um "ouvido", portanto, não é qualquer um que faria música direitinho. Mesmo sendo possível "educar" o ouvido em certos aspectos, acredito que muita gente nunca chegará lá (e perdão por esta afirmação pessimista, mas é
 o que tenho observado, apenas). A prova de habilidade específica não deveria necessariamente testar o preparo teórico dos futuros alunos dos cursos de música (até porque a música na escola não era obrigatória até agora, forçando os alunos a fazer aulas particulares, dependendo então da sua condição social), mas sim, como o nome diz, a prova deveria testar a sua <span style="font-style: italic;">habilidade</span>. Alguém que gosta muito de música, mas não tem um ouvido musical, sofrerá uma frustração muito maior quando descobrir isto enquanto cursa uma graduação, do que descobrir antes de entrar nela.</span></div><div style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 16px; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; background-color: transparent; font-style: italic;"><span><br></span></div><div style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 16px; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; background-color: transparent;">Um
 abraço,</div><div></div><div> </div><div><font class="Apple-style-span" face="tahoma, 'new york', times, serif"><b>Bryan Holmes</b></font><br></div>  <div style="font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; font-size: 12pt;"> <div style="font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; font-size: 12pt;"> <div dir="ltr"> <hr size="1">  <font size="2" face="Arial"> <b><span style="font-weight:bold;">From:</span></b> Didier Guigue <didierguigue@gmail.com><br> <b><span style="font-weight: bold;">To:</span></b> Zoltan Paulinyi <paulinyi@yahoo.com> <br><b><span style="font-weight: bold;">Cc:</span></b> ANPPOM <anppom-l@iar.unicamp.br> <br> <b><span style="font-weight: bold;">Sent:</span></b> Tuesday, May 21, 2013 7:20 AM<br> <b><span style="font-weight: bold;">Subject:</span></b> Re: [ANPPOM-Lista]
 Fim da Prova de Habilidade Específica em Música<br> </font> </div> <div class="y_msg_container"><br><div id="yiv5552563308"><div><div><div><span style="">A existência de uma PHE em música é uma excrescência institucional e é compreensível que alguns gestores a questionam, em nome da igualdade de acesso ao ensino superior . </span></div><div><span style="">Ela apenas se justifica porque, em determinado momento da história recente, o governo ( militar) resolveu fundir numa entidade só, e ambígua, os conceitos de " Escola de Música" e de  " Departamento de Música" , potencializando, destarte, conflitos de objetivos e perfis. Um genuíno departamento universitário de música não deveria precisar de PHE. Por sua vez, a formação técnico- artística do músico seria finalidade de uma genuína escola de música. </span></div><div><span style="">Este debate é velho, mas ressoa ainda, creio, no caso discutido
 aí.</span></div><div><span style=""><br></span></div><div><span style="">Finalmente, ao pedir manifestação formal da ANPPOM sobre o tema, alguns membros me dão a impressão de confundir as finalidades desta Associação, que é, alguém aí precisou lembrar oportunamente, pesquisa e pós graduação. Essas duas atividades não dependem intrinsecamente de PHE. Ao contrário: esta não raro prejudica, ao inibir vocações ou projetos que prescindem de habilitação técnica. </span></div><div><span style=""><br></span></div><div><span style=""><br></span></div><span style="outline:none;"><div style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/hmc/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=15"
 style="text-decoration:none;">Didier Guigue</a><br>UFPB--Departamento de Música</div><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/hmc/" style="text-decoration:none;">História da Música Contemporânea</a></div><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/ppgm" style="text-decoration:none;">Programa de Pós-Graduação em Musica</a><br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/mus3" style="text-decoration:none;">MUS3--Musicologia, Sonologia e Computação</a><br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.cchla.ufpb.br/compomus" style="text-decoration:none;">COMPOMUS</a><br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.harmattan.fr/index.asp?navig=auteurs&obj=artiste&no=17542" style="text-decoration:none;">Didier Guigue chez l'Editeur Harmattan</a></div></div></span></div></span></div></span><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div
 style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><span style="outline:none;border-collapse:separate;"><div style="word-wrap:break-word;"><div><font color="#000000"><span style=""><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.editoraperspectiva.com.br/index.php?apg=cat&npr=966" style="text-decoration:none;">Didier Guigue na Editora Perspect</a><br><br></span></font></div><div><font color="#000000" style="text-decoration:none;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://didierguigue.bandcamp.com/" style="text-decoration:none;">Discografia completa</a></font></div><div><span style="">[Visite também <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://soundcloud.com/didier-guigue" style="text-decoration:none;">Soundcloud</a> e <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/DidierGuigueMusic"
 style="text-decoration:none;">Facebook</a>]<br><br>Currículo <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://lattes.cnpq.br/2072946162282636" style="text-decoration:none;">LATTES</a></span></div><div><br></div></div></span></div></span></div></span><div style=""><br></div></div><div style=""><br><br></div><blockquote type="cite" style=""><div></div></blockquote></div></div><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________<br><br></div> </div> </div>  </div></body></html>