<div dir="ltr"><div><div>

<p class="" style="text-align:left" align="left"><span style lang="PT-BR">Olá a todos, </span></p>

<p class="" style="text-align:left" align="left"><span style lang="PT-BR"><span style>  </span></span></p>

<p class="" style="text-align:left" align="left"><span style lang="PT-BR">E quem será o
mágico multiplicador de tempo capaz de formar um músico (com ouvido, repertório
e prática musical) em 4 anos sem que ele tenha tido qualquer vivência musical
antes de entrar na faculdade? Digo um músico que possa dar aulas eficientes,
tocar em orquestras ou música de câmera e/ou se dedicar a pesquisa? </span></p>

<p class="" style="text-align:left" align="left"><span style lang="PT-BR"><span style>  </span></span></p>

<p class=""><span style lang="PT-BR">Muito otimistas aqueles que acreditam que os 4 anos
sejam suficientes, ainda mais na realidade dos Departamentos de Música no
Brasil, onde a maioria de seus alunos são obrigados a trabalhar para
conseguirem se manter em suas atividades acadêmicas. Engraçado que um dos
Departamento onde existem mais casos como esses - alunos que precisam se
sustentar para se manter dentro das universidades (grande maioria dos alunos de
música, pelo menos na USP de onde eu tenho mais conhecimento) seja considerada
mais elitista e excludente que cursos como o de medicina e de engenharia. Será
que o problema todo está na PHE? Será que não deveríamos lutar por mais
educação básica, incentivando, inclusive, atividades de extensão onde alunos JÁ
MUZICALIZADOS possam aprender a serem professores, iniciando no mundo musical a
comunidade próxima às universidades?</span></p><p class=""></p>

<br></div>Abraços<br></div>Ísis<br></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">2013/5/22 Bryan Holmes <span dir="ltr"><<a href="mailto:bholmesd@yahoo.com" target="_blank">bholmesd@yahoo.com</a>></span><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div style="font-size:12pt;font-family:times new roman,new york,times,serif"><div><span>Querido Didier,</span></div>
<div style="font-style:normal;font-size:16px;background-color:transparent;font-family:'times new roman','new york',times,serif"><span><br></span></div><div style="font-size:16px;background-color:transparent;font-family:'times new roman','new york',times,serif">
<span>É raro eu discordar de você, mas este pode ser um caso, a menos que estejamos pensando em questões diferentes da prova. Eu sempre digo que qualquer um que faz música direitinho é músico. No entanto, não acredito que qualquer pessoa tenha um "ouvido", portanto, não é qualquer um que faria música direitinho. Mesmo sendo possível "educar" o ouvido em certos aspectos, acredito que muita gente nunca chegará lá (e perdão por esta afirmação pessimista, mas é
 o que tenho observado, apenas). A prova de habilidade específica não deveria necessariamente testar o preparo teórico dos futuros alunos dos cursos de música (até porque a música na escola não era obrigatória até agora, forçando os alunos a fazer aulas particulares, dependendo então da sua condição social), mas sim, como o nome diz, a prova deveria testar a sua <span style="font-style:italic">habilidade</span>. Alguém que gosta muito de música, mas não tem um ouvido musical, sofrerá uma frustração muito maior quando descobrir isto enquanto cursa uma graduação, do que descobrir antes de entrar nela.</span></div>
<div style="font-style:italic;font-size:16px;background-color:transparent;font-family:'times new roman','new york',times,serif"><span><br></span></div><div style="font-size:16px;background-color:transparent;font-family:'times new roman','new york',times,serif">
Um
 abraço,</div><span class="HOEnZb"><font color="#888888"><div></div><div> </div><div><font face="tahoma, 'new york', times, serif"><b>Bryan Holmes</b></font><br></div>  </font></span><div style="font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:12pt">
<div class="hm HOEnZb"> </div><div style="font-family:'times new roman','new york',times,serif;font-size:12pt"><div class="hm HOEnZb"> </div><div dir="ltr"><div class="hm HOEnZb"> <hr size="1">  </div><font face="Arial"><div class="hm HOEnZb">
 <b><span style="font-weight:bold">From:</span></b> Didier Guigue <<a href="mailto:didierguigue@gmail.com" target="_blank">didierguigue@gmail.com</a>><br> <b><span style="font-weight:bold">To:</span></b> Zoltan Paulinyi <<a href="mailto:paulinyi@yahoo.com" target="_blank">paulinyi@yahoo.com</a>> <br>
<b><span style="font-weight:bold">Cc:</span></b> ANPPOM <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>> <br> <b><span style="font-weight:bold">Sent:</span></b> Tuesday, May 21, 2013 7:20 AM</div>
<div class="im"><br> <b><span style="font-weight:bold">Subject:</span></b> Re: [ANPPOM-Lista]
 Fim da Prova de Habilidade Específica em Música<br> </div></font> </div> <div><div><div class="h5"><br><div><div><div><div><span>A existência de uma PHE em música é uma excrescência institucional e é compreensível que alguns gestores a questionam, em nome da igualdade de acesso ao ensino superior . </span></div>
<div><span>Ela apenas se justifica porque, em determinado momento da história recente, o governo ( militar) resolveu fundir numa entidade só, e ambígua, os conceitos de " Escola de Música" e de  " Departamento de Música" , potencializando, destarte, conflitos de objetivos e perfis. Um genuíno departamento universitário de música não deveria precisar de PHE. Por sua vez, a formação técnico- artística do músico seria finalidade de uma genuína escola de música. </span></div>
<div><span>Este debate é velho, mas ressoa ainda, creio, no caso discutido
 aí.</span></div><div><span><br></span></div><div><span>Finalmente, ao pedir manifestação formal da ANPPOM sobre o tema, alguns membros me dão a impressão de confundir as finalidades desta Associação, que é, alguém aí precisou lembrar oportunamente, pesquisa e pós graduação. Essas duas atividades não dependem intrinsecamente de PHE. Ao contrário: esta não raro prejudica, ao inibir vocações ou projetos que prescindem de habilitação técnica. </span></div>
<div><span><br></span></div><div><span><br></span></div><span style="outline:none"><div style="word-wrap:break-word"><span style="outline:none;border-collapse:separate"><div style="word-wrap:break-word"><span style="outline:none;border-collapse:separate"><div style="word-wrap:break-word">
<div><a rel="nofollow" href="http://www.cchla.ufpb.br/hmc/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=15" style="text-decoration:none" target="_blank">Didier Guigue</a><br>UFPB--Departamento de Música</div>
<div><a rel="nofollow" href="http://www.cchla.ufpb.br/hmc/" style="text-decoration:none" target="_blank">História da Música Contemporânea</a></div><div><a rel="nofollow" href="http://www.cchla.ufpb.br/ppgm" style="text-decoration:none" target="_blank">Programa de Pós-Graduação em Musica</a><br>
<a rel="nofollow" href="http://www.cchla.ufpb.br/mus3" style="text-decoration:none" target="_blank">MUS3--Musicologia, Sonologia e Computação</a><br><a rel="nofollow" href="http://www.cchla.ufpb.br/compomus" style="text-decoration:none" target="_blank">COMPOMUS</a><br>
<a rel="nofollow" href="http://www.harmattan.fr/index.asp?navig=auteurs&obj=artiste&no=17542" style="text-decoration:none" target="_blank">Didier Guigue chez l'Editeur Harmattan</a></div></div></span></div></span></div>
</span><span style="outline:none;border-collapse:separate"><div style="word-wrap:break-word"><span style="outline:none;border-collapse:separate"><div style="word-wrap:break-word"><span style="outline:none;border-collapse:separate"><div style="word-wrap:break-word">
<div><font color="#000000"><span><a rel="nofollow" href="http://www.editoraperspectiva.com.br/index.php?apg=cat&npr=966" style="text-decoration:none" target="_blank">Didier Guigue na Editora Perspect</a><br><br></span></font></div>
<div><font style="text-decoration:none" color="#000000"><a rel="nofollow" href="http://didierguigue.bandcamp.com/" style="text-decoration:none" target="_blank">Discografia completa</a></font></div><div><span>[Visite também <a rel="nofollow" href="http://soundcloud.com/didier-guigue" style="text-decoration:none" target="_blank">Soundcloud</a> e <a rel="nofollow" href="http://www.facebook.com/DidierGuigueMusic" style="text-decoration:none" target="_blank">Facebook</a>]<br>
<br>Currículo <a rel="nofollow" href="http://lattes.cnpq.br/2072946162282636" style="text-decoration:none" target="_blank">LATTES</a></span></div><div><br></div></div></span></div></span></div></span><div><br></div></div>
<div><br><br></div><blockquote type="cite"><div></div></blockquote></div></div><br></div></div><div class="im">________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br><br></div></div> </div> </div>  </div></div><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
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