<p>Os textos de Wisnik e Sérgio Santos não oferecem muitos dados de contexto, o que nos dificulta, portanto, uma compreensão mais aprofundada do que de fato aconteceu. Em geral, os dois pairam no tom apocalíptico do julgamento já partindo do princípio de que a música de Nazareth veio da "origem popular deles" (sic), estabelecendo-se um hiato entre eles-nós (do qual não me sinto representado em nenhum pólo) e por outro lado caindo-se num solipsismo metodológico que trata o acontecimento como aberração, como se fosse uma novidade que nunca aconteceu. Certamente, não me alegra nem um pouco uma situação como esta, onde não há o diálogo. Sim, não há o diálogo entre o músico (no caso, o Memari) e "eles". Um não quis ouvir o Outro. E talvez o primeiro estivesse com mais condições de perceber estas sutilezas do que as crianças (por outro lado, muito mais sagazes do que podemos imaginar).</p>

<p>Sem querer contrapor julgamento valorativo <i>versus</i> descrição tautológica, partindo do princípio de que o "dado" seria um mito (Selars), seria de grande valia que os músicos (agora sim: "nós"), do ponto de vista de uma formação acadêmica na graduação, fossem também instados a refletir sobre a ideia de que "música" (termo tão equívoco quanto possíveis sejam os seus usos) quando concebida como "objeto" não reflete o conjunto de relações das quais é fruto, i.e. das práticas onde se produz isso que "nós" (nós quem?) chamamos de música. <br>

Penso que há abordagens mais propoensas à constatação/aceitação de outros "solfejos" que não se limitem aos "elementos da linguagem musical" (seja lá o que isso for) e que são sim do campo específico  da "pesquisa em musica", uma vez que estão dentro desta práxis e não fariam sentido em outros departamentos. Mas em geral ainda são iniciativas pessoais e personificadas, não refletindo uma proposta institucional político-pedagógica mais ampla. É preciso o 80, mas é preciso do 8 e também do 10, sem os quais o primeiro não existe.</p>

<p>Voltando aos textos, se tudo está errado e "nós" estamos certos (e novamente me "incluo" fora desta), alguma/muita coisa está passando batida, contrapontos de vozes inauditas pela "percepção".<br>
</p>
<p>Estevão<br><br><br><br><br><br></p>
<div class="gmail_quote">2013/5/28 Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br clear="all"><br><br><br><a href="http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/plateia-infantil-hostiliza-musico-andre-mehmari" target="_blank">http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/plateia-infantil-hostiliza-musico-andre-mehmari</a><br>


<br></div>mais um artigo do episodio de Andre Mehmari<br><div>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>


<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>


<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>


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