<html><body><div style="color:#000; background-color:#fff; font-family:times new roman, new york, times, serif;font-size:12pt"><div><span>Alguém já parou para pensar que essas crianças simplesmente acharam na "balbúrdia", nas "vaias" e nos "palavrões" a única maneira de tomarem uma decisão em relação às próprias histórias, aos próprios corpos e às próprias vidas? Algo me faz acreditar que Nazareth não significa nada para elas (e nem de longe pode ser considerado como suas raízes). E ainda, outro algo me faz acreditar que o Mehmari está se colocando (e sendo colocado) como o mártir infeliz (não de um tecido) de um projeto civilizatório que cansou de dar mostras de sua perniciosidade e incompetência – autopromoção através de (falsa) piedade, bem ao gosto de certas... Oras, ninguém quer ter direito a escolher entre uma ou outra cultura musical, quando não se tem garantido, sequer, o direito à vida.</span></div><div
 style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 16px; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; background-color: transparent; font-style: normal; "><span><br></span></div><div style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 16px; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; background-color: transparent; font-style: normal; "><span>Igor. </span></div><div><br></div>  <div style="font-size: 12pt; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; "> <div style="font-size: 12pt; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; "> <div dir="ltr"> <hr size="1">  <font size="2" face="Arial"> <b><span style="font-weight:bold;">De :</span></b> "Ferraz,Gabriel A" <gabrielferraz@ufl.edu><br> <b><span style="font-weight: bold;">À :</span></b> anppom-l@iar.unicamp.br <br> <b><span style="font-weight: bold;">Envoyé le :</span></b> Mercredi 29 mai 2013 18h11<br> <b><span style="font-weight:
 bold;">Objet :</span></b> Re: [ANPPOM-Lista]
 novo artigo sobre a vaia contra Andre mehmari - entrando também na questão do que faz (e deve fazer) a musicologia<br> </font> </div> <div class="y_msg_container"><br>Oi pessoal. Eu conheci o André Mehmari na USP, quando fiz meu <br>bacharelado lá. Apesar de não ter me tornado amigo dele, conversamos <br>rapidamente algumas vezes. Além de ser um dos músicos mais talentosos <br>de sua geração (talvez o mais talentoso que eu conheço), ele é <br>realmente uma pessoa muito simples, e nem posso imaginar como ele se <br>sentiu no palco ao ser vaiado por crianças. Um episódio realmente <br>triste para a nossa música.<br><br>Com relação ao motivo pelo qual as crianças vaiaram, menciona-se <br>muito a questão da indústria cultural e do meio cultural onde essas <br>crianças vivem, a maneira como elas são, de certa forma, condicionadas <br>culturalmente a ouvir certos tipos de música. Esse argumento é <br>totalmente válido e verdadeiro,
 mas a questão do "condicionamento" da <br>escuta vai além do poder que o meio cultural exerce na formação do <br>indivíduo. Pesquisas neurológicas recentes têm mostrado que quando o <br>cérebro se condiciona a ouvir determinadas combinações de sons, esses <br>sons passam a estimular áreas do cérebro sons causam prazer (as mesmas <br>áreas que são estimuladas quando alguém come algo gostoso ou pratica <br>sexo). Além disso, o córtex auditivo literalmente se molda para ouvir <br>esses sons aos quais a pessoa é exposta mais constantemente, e <br>combinações de sons que não se encaixam nesses padrões já <br>apreendidos soam muito dissonantes (entenda-se "mal") para o indivíduo, <br>e causam um enorme desconforto e, posteriormente, a rejeição desses <br>sons "desagradáveis".<br><br>Pesquisas australianas mostraram que quanto mais o indivíduo é <br>treinado a ouvir determinadas combinações de sons, menos dissonantes <br>elas
 soarão (mesmo que a teoria da música as classifique como <br>dissonantes - pensem em uma 2a maior, por exemplo). Talvez essa seja a <br>explicação científica para o que comumente chamamos "costume". Ou <br>seja, o "costume" não é só um condicionamento social e cultural, mas, <br>primeiramente, fisiológico.<br><br>Sei que no caso do André as vaias começaram antes mesmo de ele <br>começar a tocar, o que implica em um preconceito contra Nazareth (já <br>que as crianças não haviam ouvido a música ainda), muito <br>provavelmente desconhecido dessas crianças. Não quero aqui teorizar <br>sobre os diversos porquês da atitude das crianças, que certamente <br>também brotaram da sua falta de exposição ao compositor e, portanto, <br>da sua falta de conhecimento da música, o que deve ter gerado a <br>resistência antes mesmo do concerto começar. E sem querer especular <br>demais, mas seguindo um raciocínio lógico, afirmaria que,
 <br>provavelmente, essas crianças já haviam imaginado, antes mesmo da <br>apresentação começar, todo o tipo de sons "do passado" - que talvez <br>elas nem saibam exatamente o que são - associados a um compositor que <br>elas não conheciam, o que causou o estranhamento, distanciamento, e <br>finalmente, o repúdio. Seguindo as conclusões dos estudos dos <br>neurologistas, acredito que ao ouvir aqueles  sons, que elas realmente <br>não conheciam, o cérebro dessas crianças deve ter percebido uma <br>enorme "dissonância", mesmo que a música de Nazareth não seja <br>dissonante de acordo com a nossa teoria musical, o que as levou a <br>balbúrdia total. (E isso independe de condição social e cultural).<br><br>Desculpem pelas digressões no caminho, mas meu ponto principal aqui é <br>que em musicologia utiliza-se muito as teorias das ciências sociais e <br>da antropologia para explicar comportamentos associados à música, e <br>muitas
 vezes esquece-se de que muito do que se percebe e se apreende em <br>uma experiência musical (seja ela com simples ruídos que ouvimos na <br>rua ou em obras musicais complexas) deve-se à maneira como nosso <br>cérebro processa essa informação. Não devemos deixar esse ponto de <br>lado em nossas discussões. Pelo contrário, acredito que, em se <br>tratando de tópicos que envolvem discussões sobre música e <br>comportamento, o entendimento dos processos neurológicos da percepção <br>da música é um componente fundamental, e que, talvez, deva ser <br>entendido antes mesmo de utilizarmos teorias da sociologia e <br>antropologia na tentativa de entendermos e explicarmos esses tópicos.<br><br>Para quem quiser saber mais sobre as pesquisas que mencionei, tenho 3 <br>tópicos que versam sobre o assunto no meu site: dois textos com <br>comentários sobre pesquisas em música e neurologia, e um documentário <br>interessantíssimo sobre o mesmo
 assunto, que todos os músicos e, <br>principalmente, musicólogos, devem conhecer. Envio ainda o link para <br>uma discussão estética da apreciação musical, que também se <br>relaciona com o assunto. Como o objetivo é tratar os assuntos musicais <br>de uma maneira mais "jornalística" e menos musicológica, para que um <br>público mais geral leia e se interesse pelo que acontece no mundo da <br>música que só os especialistas conhecem, os textos não seguem o <br>padrão acadêmico, e eu não me proponho a dar respostas sobre os <br>assuntos discutidos, mas tão somente transmitir informações e propor <br>reflexão. As informações discutidas, entretanto, não são menos <br>válidas ou menos "verdadeiras" por esse motivo.<br><br>Os links seguem abaixo:<br><br>Aprenda a gostar da música que você não gosta: <br><a href="http://www.zapmusico.com.br/blog/como-gostar-de-musica/"
 target="_blank">http://www.zapmusico.com.br/blog/como-gostar-de-musica/</a><br>Boa música é “tão bom quanto sexo”: <br><a href="http://www.zapmusico.com.br/blog/musica-boa-e-sexo/" target="_blank">http://www.zapmusico.com.br/blog/musica-boa-e-sexo/</a><br>O que é a música, afinal de contas?:<br>The Music Instinct: Science & Song by Elena Mannes: <br><a href="http://www.zapmusico.com.br/blog/a-psicologia-da-musica/" target="_blank">http://www.zapmusico.com.br/blog/a-psicologia-da-musica/</a><br><br>Obrigado pela atenção. Espero que o comentário contribua para a <br>discussão e que os textos do blog gerem discussões sobre o <br>entendimento de assuntos ligados à música e comportamento.<br><br>Abraços,<br><br>Gabriel Ferraz, pianista e musicólogo<br><br><br><br>On Wed, 29 May 2013 12:52:29 -0300, <a ymailto="mailto:anppom-l-request@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l-request@iar.unicamp.br">anppom-l-request@iar.unicamp.br</a>
 <br>wrote:<br>> Enviar submissões para a lista de discussão Anppom-L para<br>>     <a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>><br>> Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço<br>>     <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>> ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou<br>> corpo da mensagem para<br>>     <a ymailto="mailto:anppom-l-request@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l-request@iar.unicamp.br">anppom-l-request@iar.unicamp.br</a><br>><br>> Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista <br>> pelo<br>> endereço<br>>     <a ymailto="mailto:anppom-l-owner@iar.unicamp.br"
 href="mailto:anppom-l-owner@iar.unicamp.br">anppom-l-owner@iar.unicamp.br</a><br>><br>> Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será<br>> mais específica que "Re: Contents of Anppom-L digest..."<br>><br>><br>> Tópicos de Hoje:<br>><br>>    1. Re: Fim da Prova de Habilidade Específica em Música<br>>       (Luciano Morais)<br>>    2. Re: [Sonologia-l] [etnomusicologiabr] "pontos de ruptura no<br>>       tecido civilizatório" (Carlos Palombini)<br>>    3. Re: novo artigo sobre a vaia contra Andre mehmari<br>>       (Carlos Palombini)<br>>    4. Re: Fim da Prova de Habilidade Específica em Música<br>>       (Estevão Moreira)<br>><br>><br>> <br>> ----------------------------------------------------------------------<br>><br>> Message: 1<br>> Date: Wed, 29 May 2013
 08:41:44 -0300<br>> From: Luciano Morais <<a ymailto="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" href="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>><br>> To: Daniel Lemos <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>> Cc: "<a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>" <<a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em<br>>     Música<br>> Message-ID: <<a ymailto="mailto:730C22E0-FCB8-47D8-911A-75F968D58A05@yahoo.com.br" href="mailto:730C22E0-FCB8-47D8-911A-75F968D58A05@yahoo.com.br">730C22E0-FCB8-47D8-911A-75F968D58A05@yahoo.com.br</a>><br>> Content-Type: text/plain; charset="utf-8"<br>><br>>    
 Musicologia não precisa ser circunscrita a um "ramo" das<br>> ciências humanas (um braço, um sub-item, um setor, sem<br>> especificidade nem autonomia em relação às ciências humanas no <br>> que<br>> se refere a método tratamento e escolha dos objetos), mas também <br>> (e,<br>> para alguns, principalmente, porque engloba pesquisas voltadas<br>> especificamente para a performance, processos de composição e<br>> critica de obras de arte como tais, ao lado e além da consideração<br>> delas enquanto dados sócio-histórico-culturais) o estudo <br>> aprofundado<br>> da música enquanto produção artística. Me perdoe, caro prof. Dr.<br>> Didier, mas qualquer pesquisa séria nessa área exige formação<br>> técnica e musical bem além do básico. Um musicólogo tem ter livre<br>> acesso às "obras"  ou objetos sonoros e musicais pela via da <br>> leitura,<br>> da escrita, da perspectiva da
 performance, ou seja, tem que ter tido<br>> em algum momento da vida vivido a situação de musico, e dos bons,<br>> capaz de ler, tocar, fazer musica de conjunto, discutir<br>> interpretação, etc. Essa formação permite ao pesquisador acesso<br>> às obras, seja de que origem social forem, vale as da tradição<br>> oral, mas elas tem que poder ser comentadas e percebidas (vai uma <br>> aula<br>> de percepção aí ou não precisa saber distinguir intervalos pra <br>> ser<br>> musicólogo?) do ponto de vista musical, não só histórico-social.<br>>      Vale lembrar que José Ramos Tinhorão rejeitava ser chamado de<br>> musicólogo dizendo: "Eu sou historiador, musicólogo é o Regis<br>> Duprat!"). Gostem ou não dos dois, eles respeitavam as diferenças <br>> de<br>> área.<br>>     Duprat estreou obras do Cláudio Santoro, se for preciso lembrar.<br>> Abraço!<br>>
 Luciano<br>><br>> Em 28/05/2013, às 12:09, Daniel Lemos <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>> <br>> escreveu:<br>><br>>><br>>><br>>> Mas o que seria a Musicologia sem um musicólogo capaz de ler <br>>> partituras, conhecer o repertório, técnicas de composição, <br>>> análise musical e situar a importância de seu trabalho em meio à <br>>> produção musical? Um antropólogo, um sociólogo ou um historiador <br>>> seriam capazes de fazer esse tipo de trabalho?<br>>><br>>><br>>> Daniel Lemos Cerqueira<br>>><br>>> <a href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">http://musica.ufma.br</a><br>>><br>>><br>>><br>>> --- Em ter, 28/5/13, Didier Guigue <<a ymailto="mailto:didierguigue@gmail.com" href="mailto:didierguigue@gmail.com">didierguigue@gmail.com</a>>
 <br>>> escreveu:<br>>><br>>> De: Didier Guigue <<a ymailto="mailto:didierguigue@gmail.com" href="mailto:didierguigue@gmail.com">didierguigue@gmail.com</a>><br>>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica <br>>> em Música<br>>> Para: "Daniel Lemos" <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>>> Cc: "ANPPOM" <<a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>>> Data: Terça-feira, 28 de Maio de 2013, 11:35<br>>><br>>><br>>> Mas o que seria "musicologia", lato sensu [estudos sobre música], <br>>> senão um ramo das ciências humanas?<br>>><br>>> Em 27 de maio de 2013 01:53, Daniel Lemos <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>>
 <br>>> escreveu:<br>>><br>>> Prezado Luciano,<br>>><br>>> Bravíssimo! Excelente colocação. Destaco uma frase de seu <br>>> discurso:<br>>><br>>> "Para perspectivas interdisciplinares sem exigência de habilidades <br>>> específicas, estão aí as áreas de ciências humanas."<br>>><br>>><br>>> ________________________________________________<br>>> Lista de discussões ANPPOM<br>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>>> ________________________________________________<br>> -------------- Próxima Parte ----------<br>> Um anexo em HTML foi limpo...<br>> URL:<br>> <br>> <<a href="http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/9c6d7f61/attachment.htm"
 target="_blank">http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/9c6d7f61/attachment.htm</a>><br>><br>> ------------------------------<br>><br>> Message: 2<br>> Date: Wed, 29 May 2013 10:07:04 -0300<br>> From: Carlos Palombini <<a ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" href="mailto:cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>><br>> To: Pesquisadores em Sonologia (Música)<br>>     <<a ymailto="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>><br>> Cc: Etnomusicologia Br Yahoo <<a ymailto="mailto:etnomusicologiabr@yahoogrupos.com.br" href="mailto:etnomusicologiabr@yahoogrupos.com.br">etnomusicologiabr@yahoogrupos.com.br</a>>,<br>>     anppom-l <<a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista]
 [Sonologia-l] [etnomusicologiabr] "pontos<br>>     de ruptura no tecido civilizatório"<br>> Message-ID:<br>>     <CAJWibmEr14PfnUzX2J_=<a ymailto="mailto:16kL9i9Z7kMUe9PkzfjpZsKqtWW30Q@mail.gmail.com" href="mailto:16kL9i9Z7kMUe9PkzfjpZsKqtWW30Q@mail.gmail.com">16kL9i9Z7kMUe9PkzfjpZsKqtWW30Q@mail.gmail.com</a>><br>> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"<br>><br>> Hugo,<br>><br>> Enviei o texto por várias razões, que não caberiam num simples <br>> "não<br>> concordo". Há muita coisa errada ali, independente do que tenha <br>> acontecido.<br>> A primeira delas, e a principal, é que André Mehmari ser insultado <br>> numa<br>> apresentação apareça como "pontos de ruptura no tecido <br>> civilizatório", um<br>> clichê precioso (entre os vários clichês do texto) no qual os<br>> Mehmari/Wisnik ofendidos (tenho em mente também a manifestação do
 <br>> pianista<br>> no Facebook) são o civilizatório rompido. A outra face da moeda é <br>> seu<br>> significado, o fio do qual esse civilizatório é tecido: são os<br>> tiros com os<br>> quais os não-Mehmari não-Wisnik são não só impedidos de realizar <br>> seu<br>> trabalho como também executados (no sentido criminal do termo) <br>> impune, pura<br>> e simplesmente --- em São Paulo mesmo.<br>><br>> Não sei se você lê a *Piauí*, mas o último número tem um bom<br>> artigo que se<br>> intitula, na capa, "A praga modernista", e no interior, "Reféns da<br>> modernistolatria":<br>><br>> <br>> <a href="http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-80/questoes-de-literatura-cultura/refens-da-modernistolatria" target="_blank">http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-80/questoes-de-literatura-cultura/refens-da-modernistolatria</a><br>><br>> Abraço,<br>><br>>
 Carlos<br>><br>><br>> 2013/5/28 Hugo Leonardo Ribeiro <<a ymailto="mailto:hugoleo75@gmail.com" href="mailto:hugoleo75@gmail.com">hugoleo75@gmail.com</a>><br>><br>> Palombini,<br>>><br>>> Posso afirmar, com quase certeza, que você enviou esse texto mas <br>>> não<br>>> concorda com o autor. Nem eu concordo. Há muitos problemas básicos <br>>> em seu<br>>> discurso, entre os quais esse necessidade de uma ponte para ligar <br>>> culturas<br>>> distintas. Isso sempre é problemático. Principalmente quando se <br>>> pensa que<br>>> um grupo de indivíduos precisa ter acesso a determinados bens <br>>> culturais<br>>> para poder elevar seu status sociocultural. Espero que tal projeto <br>>> seja<br>>> mais do que o que o Wisnik descreveu. Senão, é, no mínimo, <br>>> etnocêntrico...<br>>><br>>> Hugo Ribeiro<br>>><br>>
 -------------- Próxima Parte ----------<br>> Um anexo em HTML foi limpo...<br>> URL:<br>> <br>> <<a href="http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/a5875b7a/attachment.htm" target="_blank">http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/a5875b7a/attachment.htm</a>><br>><br>> ------------------------------<br>><br>> Message: 3<br>> Date: Wed, 29 May 2013 12:10:09 -0300<br>> From: Carlos Palombini <<a ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" href="mailto:cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>><br>> To: ANPPOM <<a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] novo artigo sobre a vaia contra Andre<br>>     mehmari<br>> Message-ID:<br>>     <CAJWibmGeLLr9obBbv0xdJKUZ76CsfN=<a ymailto="mailto:7V7VUN98HBVTr7cREgw@mail.gmail.com"
 href="mailto:7V7VUN98HBVTr7cREgw@mail.gmail.com">7V7VUN98HBVTr7cREgw@mail.gmail.com</a>><br>> Content-Type: text/plain; charset="windows-1252"<br>><br>> Este trecho aqui é uma joia:<br>><br>> Vejamos: primeiramente, Nazareth não é dodecafônico, Nazareth não <br>> foi um<br>>> alienígena de difícil compreensão, ou um compositor nascido na <br>>> Monróvia.<br>>> Nazareth retirou o material de sua criação da música do povo <br>>> brasileiro,<br>>> das ruas, do choro, das valsas, do ambiente musical popular de sua <br>>> época.<br>>> Sendo assim, a aberração está não em mostrar Nazareth ao povo, <br>>> mas no fato<br>>> desse mesmo povo não ser capaz ? não de ?compreender? ? mas de se<br>>> reconhecer minimamente em uma obra que se baseia na raiz de sua <br>>> própria<br>>> forma de expressão, a ponto de recusá-la com veemência. Se há
 <br>>> algo de<br>>> errado nesse enredo, o erro é esse! E, evidentemente a <br>>> responsabilidade<br>>> disso não está nas crianças! Algo tem que ter ocorrido no <br>>> percurso de tempo<br>>> de Nazareth até hoje, para fazer com que uma música  que tenha <br>>> vindo tão<br>>> profundamente do povo não seja reconhecida por esse próprio povo <br>>> como parte<br>>> de sua simbologia.<br>>><br>><br>> Ao fim e ao cabo, é o mesmo lero-lero: oferecer aos ignaros algo <br>> melhor que<br>> a lama em que chafurdam, algo de que necessitariam, se ao menos <br>> pudessem<br>> entender isso. Para corigi-lo, que o governo nos dê mais um <br>> dinheirinho.<br>><br>> "Colocar a semente de Nazareth no coração desses jovens..." Ave <br>> Maria cheia<br>> de graça!<br>><br>> "Jovens oriundos de um ambiente socialmente degradado, tocando <br>>
 Stravinsky<br>> como gente grande na Sala São Paulo..."<br>><br>> AD MAJOREM DEI GLORIAM INQUE HOMINUM SALUTEM<br>><br>> Abraço,<br>><br>> Carlos<br>><br>> 2013/5/28 Ale Fenerich <<a ymailto="mailto:fenerich@gmail.com" href="mailto:fenerich@gmail.com">fenerich@gmail.com</a>><br>><br>> <br>> <a href="http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/plateia-infantil-hostiliza-musico-andre-mehmari" target="_blank">http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/plateia-infantil-hostiliza-musico-andre-mehmari</a><br>>><br>>> mais um artigo do episodio de Andre Mehmari<br>>><br>><br>> --<br>> carlos palombini<br>> pesquisador visitante, centro de letras e artes, unirio<br>> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini<br>> proibidao.org<br>> -------------- Próxima Parte ----------<br>> Um anexo em HTML foi limpo...<br>> URL:<br>> <br>> <<a
 href="http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/55a2a08d/attachment.htm" target="_blank">http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/55a2a08d/attachment.htm</a>><br>><br>> ------------------------------<br>><br>> Message: 4<br>> Date: Wed, 29 May 2013 12:14:55 -0300<br>> From: Estevão Moreira <<a ymailto="mailto:estevaomoreira@gmail.com" href="mailto:estevaomoreira@gmail.com">estevaomoreira@gmail.com</a>><br>> To: Daniel Lemos <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>> Cc: <a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em<br>>     Música<br>> Message-ID:<br>>     <CAJ_-KaqwSFe=+xMKqBwmgkD6MrGCHnyn=<a
 ymailto="mailto:3EU6sQVH5P74FaBPQ@mail.gmail.com" href="mailto:3EU6sQVH5P74FaBPQ@mail.gmail.com">3EU6sQVH5P74FaBPQ@mail.gmail.com</a>><br>> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"<br>><br>> Caros,<br>><br>> Se nossa área de pesquisa situa-se, a título de categorização, <br>> dentro da<br>> linguística, convém ampliar o q se quer chamar de campo de estudo <br>> da<br>> música. Ademais, a própria ideia de linguagem, sobre a qual se <br>> aportam e se<br>> apertam muitas teorias, práticas e querelas sobre a noção de <br>> "linguagem<br>> musical", são alheias ao campo estrito da música, tem sua origem <br>> nas<br>> ciências sociais.<br>><br>> Isso certamente não seria um problema se houvesse consenso no uso<br>> corriqueiro de termos tão polêmicos e polissêmicos. Afinal de <br>> contas, um<br>> dos requisitos da pesquisa científica é comunicabilidade e <br>>
 objetividade.<br>><br>> Estevão<br>><br>> Enviado do tel<br>> Em 29/05/2013 00:51, "Daniel Lemos" <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>> <br>> escreveu:<br>><br>>><br>>> Mas o que seria a Musicologia sem um musicólogo capaz de ler <br>>> partituras,<br>>> conhecer o repertório, técnicas de composição, análise musical <br>>> e situar a<br>>> importância de seu trabalho em meio à produção musical? Um <br>>> antropólogo, um<br>>> sociólogo ou um historiador seriam capazes de fazer esse tipo de <br>>> trabalho?<br>>><br>>><br>>> Daniel Lemos Cerqueira<br>>><br>>> <a href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">http://musica.ufma.br </a><<a href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">http://musica.ufma.br</a>><br>>><br>>><br>>> --- Em *ter,
 28/5/13, Didier Guigue <<a ymailto="mailto:didierguigue@gmail.com" href="mailto:didierguigue@gmail.com">didierguigue@gmail.com</a>>* <br>>> escreveu:<br>>><br>>><br>>> De: Didier Guigue <<a ymailto="mailto:didierguigue@gmail.com" href="mailto:didierguigue@gmail.com">didierguigue@gmail.com</a>><br>>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica <br>>> em Música<br>>> Para: "Daniel Lemos" <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>>> Cc: "ANPPOM" <<a ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>>> Data: Terça-feira, 28 de Maio de 2013, 11:35<br>>><br>>><br>>> Mas o que seria "musicologia", lato sensu [estudos sobre música], <br>>> senão um<br>>> ramo das ciências
 humanas?<br>>><br>>> Em 27 de maio de 2013 01:53, Daniel Lemos <br>>> <<a ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a><<a href="http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>>> > escreveu:<br>>><br>>><br>>> Prezado Luciano,<br>>><br>>> Bravíssimo! Excelente colocação. Destaco uma frase de seu <br>>> discurso:<br>>><br>>> *"Para perspectivas interdisciplinares sem exigência de habilidades<br>>> específicas, estão aí as áreas de ciências humanas."*<br>>><br>>><br>>><br>>> ________________________________________________<br>>> Lista de discussões ANPPOM<br>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>>>
 ________________________________________________<br>>><br>> -------------- Próxima Parte ----------<br>> Um anexo em HTML foi limpo...<br>> URL:<br>> <br>> <<a href="http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/64f785a6/attachment.htm" target="_blank">http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/64f785a6/attachment.htm</a>><br>><br>> ------------------------------<br>><br>> _______________________________________________<br>> Anppom-L mailing list<br>> <a ymailto="mailto:Anppom-L@iar.unicamp.br" href="mailto:Anppom-L@iar.unicamp.br">Anppom-L@iar.unicamp.br</a><br>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>><br>><br>> Fim da Digest Anppom-L, volume 97, assunto 31<br>>
 *********************************************<br><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________<br><br></div> </div> </div>  </div></body></html>