<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Prezados colegas,<br><br>Com relação a argumentações de artistas tentando justificar o porquê de seus projetos, realmente tendo a concordar com o Estevão e o prof. Palombini. Precisamos pensar melhor na retórica. Achar que a Música de Concerto vai "plantar uma semente" em uma criança pobre ou que ela vai "salvar a criminalidade" é um tanto genérico e pretensioso. Qualquer pessoa que deixa de roubar para fazer alguma coisa está saindo da criminalidade, mesmo se for pra jogar bolinhas de gude.<br><br>Acredito que temos de desenvolver argumentos mais sólidos para defender nossa prática artística. A Música de Concerto existe porque ela é necessária perante os ideais de Pluralismo Cultural. Ela movimenta recursos, gera empregos, e por isso mesmo, pode ser considerado um sólido instrumento de inclusão social. Mas isto é apenas consequência;
 ela não precisa incluir ninguém. Deixe isso para a Educação. A Cultura tem outros objetivos.<br><br>Abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="3">Daniel Lemos Cerqueira <br></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">http://musica.ufma.br</span></font></a></font><font size="2"><font color="#000000"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br"><font style="font-weight:bold;" size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font></a></font></font></p><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br></td></tr></table>