<div dir="ltr">Ale Fenerich até agora não vi sua opinião real sobre o assunto </div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 8 de junho de 2013 00:55, Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">"Esse papo seu tá qualquer coisa,<br><br>você já está pra lá de Marraquesh"<br><br><br>abraços<br><br><div class="gmail_quote">
Em 8 de junho de 2013 00:48, Mario Marochi <span dir="ltr"><<a href="mailto:mariojuniorrr@gmail.com" target="_blank">mariojuniorrr@gmail.com</a>></span> escreveu:<div><div class="h5"><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Caríssimos .<div><br></div><div>A principal questão que envolve o email do Daniel , e também toda essa discussão em torno do tema é : qual o papel do curso de música na Universidade ? Como devemos trabalhar os nosso projetos de ensino de um modo que atenda as perspectivas dos alunos, e também de nós mesmos ? E o que deve ser ensinado ? </div>


<div><br></div><div>Em primeiro lugar obviamente a música , como toda e qualquer ciência ( já que estamos falando academicamente) passou de uma atividade unicamente prática , para depois chegar as universidades com todas as áreas e sub áreas que a envolvem .</div>


<div>Ultimamente, porém, venho percebido que há por parte dos órgãos políticos, e por uma certa corrente  de professores que propõem uma mudança não só  na forma de ingresso de alunos nos cursos de música , como também em relação ao modelo de como a música é ensinada nas universidades.Essas mudanças passam desde o fim da prova de habilidade específica para ingressar nesses cursos, passam pela inclusão de música popular nas universidades em que há curso de música  erudita, e também por fim , pelo fim das aulas individuais de instrumento . Por favor me corrijam se eu estiver errado ) . </div>


<div>Acredito que qualquer uma dessas mudanças será um retrocesso para os cursos de música , já que sempre que foi necessário a comprovação da habilidade específica para a entrada dos alunos, observamos um bom nível ( embora tenha caído nos últimos anos ) de instrumentistas e também de alunos com um bom conhecimento teórico. O que torna nosso ensino mais proveitoso ,além é claro de termos maiores probabilidades de  colocarmos bons profissionais no mercado de trabalho . </div>


<div>A inserção de música popular no lugar dos cursos de música erudita, também é um grande atraso para o ensino de música, já que as bases dos elementos musicais , assim os vários estilos musicais ,que  surgiram no ocidente ( e não no oriente médio  como Sudào Butão Arábia Saudita rsrsrs )  a partir da chamada música primitiva, medieval e etc. Essas bases deram lugar ao jazz Bossa nova , Baião , música Concreta , Música eletro acústica e etc , portanto não ensinarmos essas bases vai transformar os nossos alunos em seres sem história e sem memória logo sem questionamentos, e também sem o universo de fatores que envolve a música. O que irá transformar os nossos alunos em escravos das nossas próprias vaidades, e também dos nossas próprias frustrações como professores . Sabemos da infinidade do universo musical e comprimirmos isso em torno dos nossos próprios ideais estéticos, compromete o nosso ensino e o ensino da música na academia. </div>


<div>Logicamente acredito que a música popular deve ser apresentada sempre em conjunto com a música erudita, mas nunca uma deve tomar o lugar da outra . Já que Samba será sempre amba, em qualquer lugar do mundo, bossa nova também sempre será bossa nova, no Brasil ou no sudão , Sonata será sempre sonata. Enfim os estilos tem a sua estrutura específica independente do lugar em que é composto . se um árabe quiser compor um samba ,ele nunca terá que sair da estrutura formal de um samba ,  Bach executado ao piano por um alemão árabe chines ou brasileiro sempre será Bach. essa é a universalidade da música que jamais será extinta .</div>


<div>Por fim, a aula individual de instrumento nunca deve ser extinta, já que grandes performers saem a partir das aulas individuais, ( embora que as aulas  de instrumento em conjunto também são importantes para a aprendizagem , mas nunca isoladamente , sempre acompanhadas da aula individual )  e a prática da performance é tão importante quanto a prática de texto escrito ( embora eu tenha passado também por um mal entendido em relação a esse assunto na amppom de 2011 em Uberlândia )  qual é o bom músico que não executa bem o seu instrumento ? Acho que esse não existe</div>


<div>        </div></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 6 de junho de 2013 15:04, Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span> escreveu:<div>

<div><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Alguém me diga por aí porque raios sou obrigado a gostar de Villa-Lobos e Carlos Gomes ao invés de Elvis, Varèse e Mozart. Só porque sou brasileiro? Mas daí não estaremos discutindo música, mas política.<br>


<br><br>Apesar de ser músico e acadêmico, sou do povo também... e no entanto prefiro Varèse a Villa; Mozart a José Maurício; Elvis (e Waldick Soriano) a Carlos Gomes.<br>
<br><br>um abraço nacional!<br><br><br><br><br><div class="gmail_quote">Em 6 de junho de 2013 15:00, Ale Fenerich <span dir="ltr"><<a href="mailto:fenerich@gmail.com" target="_blank">fenerich@gmail.com</a>></span> escreveu:<div>


<div><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Não sei não... com nível tão alto  de discussão, vou passar a filtrar mensagens...<br><br><div class="gmail_quote">Em 5 de junho de 2013 22:11, Alvaro Henrique <span dir="ltr"><<a href="mailto:alvaroguitar@gmail.com" target="_blank">alvaroguitar@gmail.com</a>></span> escreveu:<div>



<div><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Realmente na Musica nao há muito de universal. <div><br></div><div>Mas, calma, nao estamos falando do Sudão, Brunei, ou de algum pais árabe radical. Villa-lobos, Carlos Gomes, Guerra-Peixe, todos são músicos BRASILEIROS. </div>





<div><br></div><div>Quando os sertanejos fazem versão em português de Musica County de autor americano ai temos uma legitima musica "do povo" brasileiro (<span></span>direitos autorais warner).</div><div><br></div>





<div>E preciso também citar as fontes de tal lógica de raciocínio.<br><br>Em quarta-feira, 5 de junho de 2013, Damián Keller escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">




<div>
Prezado Mario,<br>
<br>
> A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL PORTANTO JAMAIS DEVEMOS TRANSFORMÁ-LA EM BANDEIRA POLÍTICA ESSE SIM É UM GRANDE CRIME CONTRA AS ARTES E O CONHECIMENTO !!!!<br>
<br>
Por favor, vc poderia citar a(s) fonte(s) que vc está usando para<br>
afirmar que: (1) a música é uma linguagem; (2) a música (ocidental,<br>
segundo tua definição) é universal?<br>
<br>
A primeira afirmação é discutível. A segunda é insustentável.<br>
<br>
Abraço,<br>
Damián<br>
<br>
<br>
Dr. Damián Keller | <a href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller" target="_blank">ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><br></div>
NAP | <a href="http://sites.google.com/site/napmusica" target="_blank">napmusica</a><div><br>
________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br>
</div></blockquote></div><span><font color="#888888"><br><br>-- <br><div dir="ltr"><div>Abraços,<br>Alvaro Henrique<br><br>Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info: <a href="http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf" target="_blank">http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf</a><br>





</div>Alvaro Henrique plays Royal Classics guitar strings. <a href="http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42" target="_blank">http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42</a><br>





<div>----<br></div><div>Tel.: <a href="tel:%2B55%2861%29%209977%200535" value="+556199770535" target="_blank">+55(61) 9977 0535</a><br></div><div><a href="http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU</a> <br>




</div></div><br>
</font></span><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div></div></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>




<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>




<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>




<div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div><br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div>
</blockquote></div></div></div><div><div><br><br clear="all"><br>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>



<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>



<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>



<div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div><br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div>
</div></div><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div></div></div><br></div>
</blockquote></div></div></div><div class="HOEnZb"><div class="h5"><br><br clear="all"><br>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>

<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>

<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>

<div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div><br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div>
</div></div></blockquote></div><br></div>