<html>
<head>
<style><!--
.hmmessage P
{
margin:0px;
padding:0px
}
body.hmmessage
{
font-size: 12pt;
font-family:Calibri
}
--></style></head>
<body class='hmmessage'><div dir='ltr'>Assunto: 36<div><br></div><div>Obrigado Daniel. Realmente é preciso aprofundar o assunto, e principalmente numa perspectiva téorica que tenha ressonância com os fatos observados no cotidiano. Modelos importados, creio que não se adequam a pitoresca particularidade do Brasil.</div><div><br></div><div>Um grande abraço e.... cuidado com o Bullying.....<br><div><br></div><div><br><br><div>From: anppom-l-request@iar.unicamp.br<br>Subject: Digest Anppom-L, volume 100, assunto 45<br>To: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Date: Thu, 31 Oct 2013 07:24:31 -0200<br><br><pre>Enviar submissões para a lista de discussão Anppom-L para <br>     anppom-l@iar.unicamp.br<br> <br>Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço<br>      <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou<br>corpo da mensagem para <br>  anppom-l-request@iar.unicamp.br<br> <br>Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo<br>endereço<br>    anppom-l-owner@iar.unicamp.br<br> <br>Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será<br>mais específica que "Re: Contents of Anppom-L digest..."<br></pre><br><br>--Forwarded Message Attachment--<br>From: dal_lemos@yahoo.com.br<br>To: hugoleo75@gmail.com; anppom-l@iar.unicamp.br<br>Date: Wed, 30 Oct 2013 19:08:57 -0700<br>Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36<br><br><pre> <br>Prezado Hugo,<br> <br>Creio que você procurou pensar demais na minha visão. Popular, Erudito, Cultura (eu sempre me refiro a estes termos em maiúsculas), são termos sempre complexos. Não creio que seja o caso aqui pontuar isso. Da mesma forma, não abordei nenhuma situação levando em consideração se um tipo de música é "sofisticada" e outro é "simples", se um exige "técnica apurada" e o outro não. Esta foi uma questão que você adicionou em sua interpretação. Mas tenho que ver se houve "deixa" para que a mensagem fosse interpretada assim.<br> <br>Popular, por exemplo, pode ser desde Ivete Sangalo, passando por Michel Teló, Bruno e Marrone até o Carimbó, as Lavadeiras de Almenara, também o Jazz e a Bossa Nova Instrumental e por aí vai. Obviamente, estes estilos não compartilham das mesmas potencialidades de mercado, nem das mesmas condições de infraestrutura para existir, ou acesso ao conhecimento artístico por parte de quem a produz. Mas isso é só falando de estilos. Popular não seria "do povo"? Então Jazz não é! Ou Popular não seria também o "simples"? Ou também poderia ser o "midiático"? O "nacional"? Até mesmo a instrumentação utilizada muda esse conceito. Já temos aqui mais mudanças de conceituação que só vão embaralhar tudo.<br> <br>Com relação aos três pontos enumerados, tente imaginar não a minha concepção, mas a visão de um gestor da cultura diante das atuais políticas culturais. Aquele ligado aos interesses do empresariado, que vê a Arte como um negócio, sob o objetivo de captar recursos e conseguir visibilidade. Esta foi a visão que me norteou mensagem anterior.<br> <br>Você acha que para pessoas com tais objetivos, existe alguma preocupação em dar condições dignas para que o artista tenha autonomia? Se você acha que sim, provavelmente está sendo demasiadamente otimista, ou desconhece a realidade do mercado de trabalho hoje.<br> <br>O ponto 1, onde falo que o artista popular "nasce sabendo", subentende que os gestores que há pouco citei não estão preocupados em dar condições dignas para este artista, que ficaria limitado somente à prática musical que lhe é útil naquele contexto de mercado. Não há interesse em oferecer a este artista cursos quaisquer, auxílio para adquirir equipamentos ou instrumentos musicais. Obviamente, o artista mesmo pode não precisar disso, mas certamente são recursos que deveriam estar disponíveis a todos. Existe realmente alguma preocupação dos gestores da cultura nesse sentido?<br> <br>Com relação ao ponto 2, você diz: "sem se importar muito com o resultado artístico de sua apresentação, uma vez que seu público não se importa muito se a música é bem executada ou não." Você está mudando o enfoque: eu não trouxe nenhum tipo de valoração de mera técnica musical, porém, agradeço o alerta pois alguém pode ter interpretado assim também. Mais uma vez, tente pensar na visão do gestor: o artista "clássico" dá gastos demais e retorno de público de menos, sendo muito mais rentável USAR (não é investir) o artista "popular". Obviamente, nem todo artista popular é "barato", mas indubitavelmente todo artista clássico é "caro". E antes que você pense que "eu disse que é caro porque Tem Mais Técnica, ou É Música Pura", reitero estar falando no sentido de que é necessário tempo e dinheiro para que este tipo de artista esteja pronto para o mercado (isso se eles chegarem até lá, infelizmente...).<br> <br>Ponto 3: a Arte Popular, considerando todas aquelas concepções que já foram pontuadas, pode ou não atingir grandes públicos. Há algumas que não. E estas que não, certamente compartilham das mesmas questões que a Música de Concerto hoje. A não ser que alguém venha me contradizer com o exemplo da Vanessa Mae.<br> <br>Com relação aos "etnos", quando você cita grandes exemplos como Manuel Veiga, Martha Ulhôa, só reforça o que eu tinha dito: as fronteiras entre o Erudito e Popular tendem a ser reduzidas. Definitivamente não são representantes do tipo de acadêmico que eu tentei ilustrar.<br> <br>Com o exemplo - bem mencionado por ti - da banda filarmônica do interior da Bahia, podemos concluir que a intervenção do Estado na Cultura também não pode acontecer, pois cria um "fóssil cultural". Porém, a não-intervenção do Estado leva também ao domínio de interesses privados na Cultura, e gera uma forma oposta de manipulação.<br> <br>Então, tudo vai acabar...<br> <br>A não ser que governo e iniciativa privada finalmente percebam que a Cultura só sobrevive se o artista tiver autonomia, independentemente de sua preferência estética, nível técnico ou público-alvo. Assim, seria importante desenvolver políticas de apoio cultural sem exigir nada em troca.<br> <br>Daniel<br> <br> <br> <br></pre><br><br>--Forwarded Message Attachment--<br>From: psotuyo@ufba.br<br>CC: hugoleo75@gmail.com; anppom-l@iar.unicamp.br<br>To: carlos.sandroni@gmail.com; dal_lemos@yahoo.com.br<br>Date: Thu, 31 Oct 2013 00:08:49 -0300<br>Subject: [ANPPOM-Lista] RES:  Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36<br><br><style>
.ExternalClass p.ecxMsoNormal, .ExternalClass li.ecxMsoNormal, .ExternalClass div.ecxMsoNormal {
font-size:12.0pt;
font-family:"Times New Roman","serif";
}

.ExternalClass a:link, .ExternalClass span.ecxMsoHyperlink {
color:blue;
text-decoration:underline;
}

.ExternalClass span.ecxMsoHyperlinkFollowed {
color:purple;
text-decoration:underline;
}

.ExternalClass span.ecxEstiloDeEmail17 {
font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D;
}

.ExternalClass .ecxMsoChpDefault {
font-family:"Calibri","sans-serif";
}

.ExternalClass div.ecxWordSection1 {
}

</style><div class="ecxWordSection1"><p class="ecxMsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;">Quosque tandem... ?</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;"> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><span lang="EN-US" style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;"> </span></p><div style="border:none;border-bottom:double windowtext 2.25pt;padding:0cm 0cm 1.0pt 0cm;"><p class="ecxMsoNormal" style="border:none;padding:0cm;"><span lang="EN-US" style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;"> </span></p></div><p class="ecxMsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;">Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;">Docente e Pesquisador em Musicologia e Composição</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;">Coordenador Musicológico ADoHM (SIBI-UFBA)</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;">Universidade Federal da Bahia</span></p><p class="ecxMsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D;"> </span></p><p class="ecxMsoNormal"><b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";">De:</span></b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";"> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <b>Em nome de </b>Carlos Sandroni<br><b>Enviada em:</b> quarta-feira, 30 de outubro de 2013 22:50<br><b>Para:</b> Daniel Lemos<br><b>Cc:</b> Hugo Leonardo Ribeiro; anppom-l<br><b>Assunto:</b> Re: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36</span></p><p class="ecxMsoNormal"> </p><div><div><p class="ecxMsoNormal">Mas não é bem que ele esteja errado, Hugo. Se eu achasse que ele está errado seria muito melhor, porque daria pra discutir.</p></div><div><p class="ecxMsoNormal">Daniel, não dá pra postar um email assim numa lista acadêmica de uma associação nacional de pesquisa. </p></div><p class="ecxMsoNormal"> </p></div><div><p class="ecxMsoNormal" style=""> </p><div><p class="ecxMsoNormal">2013/10/30 Daniel Lemos <<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></p><p class="ecxMsoNormal"><br>Caro Hugo,<br><br>Seria interessante você se posicionar quanto às suas discordâncias. Este assunto é pouco debatido, precisamos amadurecê-lo.<br><br>Daniel<br><br><br>--------------------------------------------<br>Em qua, 30/10/13, Hugo Leonardo Ribeiro <<a href="mailto:hugoleo75@gmail.com">hugoleo75@gmail.com</a>> escreveu:</p><div><p class="ecxMsoNormal"><br> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36<br> Para: "Daniel Lemos" <<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></p></div><p class="ecxMsoNormal"> Cc: <a href="mailto:vonhart@hotmail.com">vonhart@hotmail.com</a>, "anppom-l" <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br> Data: Quarta-feira, 30 de Outubro de 2013, 20:31<br><br> Prezado Daniel,<br> eu não sei nem por onde começar a responder seu<br> texto. Então é melhor eu dizer que não concordo com nada<br> e, de acordo com meu ponto de vista, você está errado em<br> todas as suas posições nesse email. É mais simples e<br> direto.<br><br> Hugo<br><br> Em 30 de outubro de<br> 2013 00:50, Daniel Lemos <<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br> escreveu:</p><div><div><p class="ecxMsoNormal"><br><br><br> Caro Ernesto,<br><br><br><br> Parabenizo-lhe por mais uma brilhante colocação. A<br> alteração nos recursos humanos e na programação da<br> Rádio MEC, se for mesmo concretizada - ainda mais de forma<br> silenciosa - certamente é um ato a ser repudiado. Primeiro,<br> porque ela é um dos poucos veículos de mídia massiva que<br> não está sob o controle de empresários e da indústria<br> cultural (basta analisar as políticas culturais no Brasil<br> para deduzir que Adorno não descansa em paz...). Segundo,<br> porque tudo o que o governo muda é sempre pra pior, com<br> exceção dos salários dos congressistas. Terceiro, porque<br> ter fortes argumentos para defender uma coisa ou outra não<br> fazem a menor diferença para as decisões em fóruns<br> criados por governos pseudo-democráticos.<br><br><br><br><br> Obviamente, as lutas pela Música de Concerto dificilmente<br> serão abraçadas por antropólogos, historiadores ou<br> "os etnos" defensores da cultura dita<br> "popular" - cujas fronteiras, na prática, são<br> cada vez menores em relação à cultura europeia ou<br> erudita. O fato é que todos estão confortáveis com a<br> grande atenção que as empresas e o governo dão para a<br> cultura popular, mas tem sido incapazes de enxergar - ou<br> reconhecer - um lado importante e maquiavélico que há<br> nessas políticas:<br><br><br><br><br> 1) O artista popular "nasce sabendo", então, ele<br> muito raramente irá exigir acesso a uma formação ou<br> aprimoramento artístico (se ele estudar, pode até correr o<br> risco de se "tornar erudito"; esta é uma boa<br> discussão...);<br><br><br><br><br> 2) O artista popular trabalha com os recursos que estão à<br> sua disposição no momento, sendo assim, não exige do<br> governo e das empresas investimentos em recursos ou<br> infraestrutura - fato totalmente diferente das artes<br> clássicas;<br><br><br><br><br> 3) A arte popular já atinge, naturalmente, grandes<br> públicos no Brasil. Isso implica em publicidade para as<br> empresas, e votos para o governo.<br><br><br><br><br><br> Está aí a receita para dizimar a cultura de um país.<br><br><br><br> Daniel Lemos<br><br><br><br><br><br> ________________________________________________<br><br> Lista de discussões ANPPOM<br><br> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br><br> ________________________________________________<br><br><br><br><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</p></div></div></div><p class="ecxMsoNormal"><br><br clear="all"></p><div><p class="ecxMsoNormal"> </p></div><p class="ecxMsoNormal">-- <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Telefones:<br>(81) 2126 8596 / 8597 (UFPE)<br>(81) 9811 1473 (Celular)<br>Endereço:<br>Rua César Loureiro, 75/103<br>Casa Forte - 52060-350<br>Recife - PE</p></div></div><br><br>--Forwarded Message Attachment--<br>From: fenerich@gmail.com<br>CC: hugoleo75@gmail.com; anppom-l@iar.unicamp.br<br>To: carlos.sandroni@gmail.com<br>Date: Thu, 31 Oct 2013 01:12:50 -0200<br>Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36<br><br><pre>Sandroni, apoiado veementemente...<br> <br> <br> <br>Em 30/10/13, Carlos Sandroni<carlos.sandroni@gmail.com> escreveu:<br>> Mas não é bem que ele esteja errado, Hugo. Se eu achasse que ele está<br>> errado seria muito melhor, porque daria pra discutir.<br>> Daniel, não dá pra postar um email assim numa lista acadêmica de uma<br>> associação nacional de pesquisa.<br>><br>><br>><br>> 2013/10/30 Daniel Lemos <dal_lemos@yahoo.com.br><br>><br>>><br>>> Caro Hugo,<br>>><br>>> Seria interessante você se posicionar quanto às suas discordâncias. Este<br>>> assunto é pouco debatido, precisamos amadurecê-lo.<br>>><br>>> Daniel<br>>><br>>><br>>> --------------------------------------------<br>>> Em qua, 30/10/13, Hugo Leonardo Ribeiro <hugoleo75@gmail.com> escreveu:<br>>><br>>>  Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36<br>>>  Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos@yahoo.com.br><br>>>  Cc: vonhart@hotmail.com, "anppom-l" <anppom-l@iar.unicamp.br><br>>>  Data: Quarta-feira, 30 de Outubro de 2013, 20:31<br>>><br>>>  Prezado Daniel,<br>>>  eu não sei nem por onde começar a responder seu<br>>>  texto. Então é melhor eu dizer que não concordo com nada<br>>>  e, de acordo com meu ponto de vista, você está errado em<br>>>  todas as suas posições nesse email. É mais simples e<br>>>  direto.<br>>><br>>>  Hugo<br>>><br>>>  Em 30 de outubro de<br>>>  2013 00:50, Daniel Lemos <dal_lemos@yahoo.com.br><br>>>  escreveu:<br>>><br>>><br>>><br>>>  Caro Ernesto,<br>>><br>>><br>>><br>>>  Parabenizo-lhe por mais uma brilhante colocação. A<br>>>  alteração nos recursos humanos e na programação da<br>>>  Rádio MEC, se for mesmo concretizada - ainda mais de forma<br>>>  silenciosa - certamente é um ato a ser repudiado. Primeiro,<br>>>  porque ela é um dos poucos veículos de mídia massiva que<br>>>  não está sob o controle de empresários e da indústria<br>>>  cultural (basta analisar as políticas culturais no Brasil<br>>>  para deduzir que Adorno não descansa em paz...). Segundo,<br>>>  porque tudo o que o governo muda é sempre pra pior, com<br>>>  exceção dos salários dos congressistas. Terceiro, porque<br>>>  ter fortes argumentos para defender uma coisa ou outra não<br>>>  fazem a menor diferença para as decisões em fóruns<br>>>  criados por governos pseudo-democráticos.<br>>><br>>><br>>><br>>><br>>>  Obviamente, as lutas pela Música de Concerto dificilmente<br>>>  serão abraçadas por antropólogos, historiadores ou<br>>>  "os etnos" defensores da cultura dita<br>>>  "popular" - cujas fronteiras, na prática, são<br>>>  cada vez menores em relação à cultura europeia ou<br>>>  erudita. O fato é que todos estão confortáveis com a<br>>>  grande atenção que as empresas e o governo dão para a<br>>>  cultura popular, mas tem sido incapazes de enxergar - ou<br>>>  reconhecer - um lado importante e maquiavélico que há<br>>>  nessas políticas:<br>>><br>>><br>>><br>>><br>>>  1) O artista popular "nasce sabendo", então, ele<br>>>  muito raramente irá exigir acesso a uma formação ou<br>>>  aprimoramento artístico (se ele estudar, pode até correr o<br>>>  risco de se "tornar erudito"; esta é uma boa<br>>>  discussão...);<br>>><br>>><br>>><br>>><br>>>  2) O artista popular trabalha com os recursos que estão à<br>>>  sua disposição no momento, sendo assim, não exige do<br>>>  governo e das empresas investimentos em recursos ou<br>>>  infraestrutura - fato totalmente diferente das artes<br>>>  clássicas;<br>>><br>>><br>>><br>>><br>>>  3) A arte popular já atinge, naturalmente, grandes<br>>>  públicos no Brasil. Isso implica em publicidade para as<br>>>  empresas, e votos para o governo.<br>>><br>>><br>>><br>>><br>>><br>>>  Está aí a receita para dizimar a cultura de um país.<br>>><br>>><br>>><br>>>  Daniel Lemos<br>>><br>>><br>>><br>>><br>>><br>>>  ________________________________________________<br>>><br>>>  Lista de discussões ANPPOM<br>>><br>>>  <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>>><br>>>  ________________________________________________<br>>><br>>><br>>><br>>><br>>> ________________________________________________<br>>> Lista de discussões ANPPOM<br>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>>> ________________________________________________<br>>><br>><br>><br>><br>> --<br>> Carlos Sandroni<br>> Departamento de Música, UFPE<br>> Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE<br>> Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>> Telefones:<br>> (81) 2126 8596 / 8597 (UFPE)<br>> (81) 9811 1473 (Celular)<br>> Endereço:<br>> Rua César Loureiro, 75/103<br>> Casa Forte - 52060-350<br>> Recife - PE<br>><br> <br> <br>-- <br>------------------------------------------<br>Alexandre Sperandéo Fenerich<br>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a><br> <br><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a><br><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a><br>n-1.art.br<br><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a><br><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a><br><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a><br> <br>(55 32) 8481-8277<br> <br></pre></div></div></div>                                       </div></body>
</html>