Concordo com sua conclusão, e fiquei muito feliz de receber de um jovem compositor o "Apelo Violonistico contra a impunidade de todos os crimes do brasil".<div><br></div><div>Espero no ano que vem poder tocar também o concerto "que todos os ditadores caiam", no aniversário de 50 anos de um primeiro de abril que insistem em chamar de 31 de março, de um golpe que insistem em chamar de revolução.</div>
<div><br></div><div>O compositor e Jean Goldenbaum. Também tive a honra de tocar obras de conteúdo político do Jorge Antunes. <span></span><br>
<br>Em quarta-feira, 6 de novembro de 2013, Jorge Antunes escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Caros Rubens Ricciardi e Alvaro Henrique:<div>

<br></div><div>Afinado com as mesmas reflexões que vocês fazem, em 2012 escrevi um artigo sobre o tema.</div><div>O texto foi incluído na palestra que ministrei na Academia Brasileira de Música, no mês passado, com o título:<i> "Ativismo musical: o compositor na rua".</i></div>


<div>Nele analiso o hábito que a burguesia reacionária tem de, com o controle dos meios de produção cultural-industrial, recuperar e neutralizar as ações artísticas revolucionárias.</div><div>Tal como conseguem transformar Che Guevara em uma mera estampa de camiseta, eles também conseguem industrializar e banalizar e desqualificar o mais contestador e revolucionário funk ou rap.</div>


<div>Eis o artigo:</div><div>
        
        
        


<p align="CENTER" style="margin-bottom:0cm;font-style:normal">
<font face="TrebuchetMS, sans-serif"><font size="5" style="font-size:20pt" color="#0000ff"><b>O
ativismo político na música erudita</b></font></font></p>
<font color="#0000ff"><b>Jorge Antunes</b><br><i>Maestro, compositor, membro da Academia Brasileira de Música,<br>Pesquisador Sênior da UnB, Pesquisador A do CNPq<br><br><b>Fonte: Revista Continente, edição 139, julho de 2012</b></i>
</font><p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">  O
rap</span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">
surgiu na Jamaica na década de 1960, foi levado para os Estados
Unidos dez anos depois e, em seguida, se espalhou pelo mundo. A
burguesia ficou apavorada. A</span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3">s
letras da nova manifestação artística falavam das dificuldades da
vida dos habitantes de bairros pobres. O protesto social, a
irreverência e a pregação da violência chegaram a amedrontar os
donos do poder.</font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3">       Mas
o poder de fogo do rap começou a cair quando, na</font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-weight:normal">
década de 1990, o gênero despertou o interesse da indústria
fonográfica. Hoje, completamente recuperado, tornou-se manifestação
comercial e foi absorvido pelo sistema. Dessa forma, as falas
ritmadas do MC já não assustam a ninguém. Tudo se tornou banal,
comercial e bom para dançar. Não são apenas os jovens pobres que
dançam. As dondocas e as patricinhas também entram na onda. O rap
de protesto e o funk se fazem presentes até mesmo nas novelas da TV
Globo.</span></font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>      </i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">Platão,
em seu programa ético-musical da República, estudou as reações
emotivas da massa popular. Jean-Jacques Rousseau, no século 18,
detalhou alguns aspectos do fenômeno, lembrando que o intervalo de
terça maior excita o sentimento de alegria, podendo chegar a
imprimir ideias de furor. A terça menor, ao contrário, leva as
massas à tristeza, despertando ternura e suavidade. Não é à toa
que todos os hinos nacionais, além de usarem ritmo marcial, são
escritos em modo maior. Observa-se, por outro lado, que quase todos
os cantos religiosos e fúnebres são em modo menor. As reflexões de
Platão e Rousseau se juntam a muitas outras que se seguiram, para
demonstrarmos o poder de fogo que a música tem para influir nos
destinos do homem e para formar mentalidades. Sou daqueles que
acreditam que a vida imita a arte.</span></font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">      Em
1966, quando a ditadura militar reprimia violentamente as
manifestações estudantis na Cinelândia, no Rio de Janeiro, escrevi
uma obra para orquestra de cordas e fita magnética intitulada
</span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i><span style="font-weight:normal">Dissolução</span></i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">.
Como eu já estudava Física, todo mundo pensava que o título de
minha peça tinha conotação extra-musical com algo de científico,
de Química: a “dissolução” de alguma substância em
laboratório. Mas, na verdade, a conotação era política e de
contestação. Na obra tento descrever, com sons, a dissolução,
feita pela polícia, de uma manifestação estudantil na rua. Na
fita, além de sons eletrônicos, uso ruídos dramáticos de vidraças
quebradas.</span></span></font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3" color="#0000ff">    Naquela
época não era fácil se fazer música engajada politicamente. Eu
conseguia fazer, mas sempre de modo velado, disfarçado. A censura e
a perseguição caiam sempre sobre qualquer obra de arte que
insinuasse, em seu conteúdo ou em seu título, algo referente às
questões sociais e políticas. Os autores de obras daquele tipo,
então consideradas subversivas, passavam a ser perseguidos pelo
donos do poder e até mesmo discriminados pelos próprios colegas
artistas. Quem era amigo de um subversivo, corria risco de também
ser considerado subversivo.</font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3" color="#0000ff">    Hoje,
os historiadores são sempre limitados quando analisam a censura
praticada contra a produção cultural na época do regime militar.
Eles se atêm ao estudo da repressão sofrida pela imprensa, pela
literatura e pela música popular. Desconhecem, totalmente, a censura
que foi imposta, pelo regime militar, à música erudita brasileira.</font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">      Em
abril de 1964 minha canção </span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i><span style="font-weight:normal">Cabra
da Peste</span></i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">,
escrita para voz de barítono e piano, foi censurada pela direção
da Rádio MEC do Rio de Janeiro. Para que fosse tocada no programa
</span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i><span style="font-weight:normal">Jovens
Compositores do Brasil</span></i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">,
produzido por Dieter Lazarus, fui convidado a fazer nova gravação
nos estúdios da rádio, desde que mudasse a letra da música.</span></span></font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">       Não
faltaram, no passado, histórias de compositores brasileiros, na área
da música erudita, que viveram uma fase de ativismo político
através da música. Cláudio Santoro compôs, em 1953, sua </span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>Quinta
Sinfonia</i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">,
também conhecida como </span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>Sinfonia
da Paz</i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">,
com texto da poetisa comunista Antonieta Dias de Moraes. Gilberto
Mendes, que à época estudava com Santoro, também escreveu canções
engajadas politicamente usando poemas da mesma autora. Da mesma época
data a obra </span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>Canto
do Soldado Morto</i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">,
de Eunice Katunda, com texto do poeta comunista Rossini Camargo
Guarnieri. Por volta de 1973 o compositor paulista Willy Corrêa de
Oliveira passou a compor unicamente obras musicais com fins de
doutrinação política, militando junto às Comunidades Eclesiais de
Base. Mas essa postura foi abandonada alguns anos depois.</span></font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">       Esses
exemplos correspondem a fatos esporádicos e efêmeros, ocorridos
circunstancialmente nas vidas daqueles compositores. Alguns deles,
logo após aquelas experiências, voltaram a fazer arte pela arte.
Outros chegaram até mesmo a virar casaca e condenar aquelas suas
próprias posições do passado. Esse foi o caso, por exemplo, de
Claudio Santoro. Em 1979, num debate realizado durante a Bienal de
Música Contemporânea Brasileira, Santoro declarou</span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span lang="en-US"><span style="font-style:normal">
que renegava todo aquele passado de engajamento político e que se
arrependia de ter defendido ideias de esquerda e de tê-las embutido
em algumas obras.</span></span></font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span lang="en-US"><span style="font-style:normal">    Assim,
são raros, no Brasil, casos de compositores de música erudita que
abraçaram e nunca mais abandonaram o ativismo político por meio da
música, tal como aconteceu em outros países. Podemos citar, como
exemplos dessas exceções: o alemão</span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">
Hanns Eisler, o inglês Cornelius Cardew, o italiano Luigi Nono, o
chileno Sergio Ortega, o italiano Luca Lombardi, o austríaco Wilhelm
Zobl, o grego Thanos Mikroutsikos e o norte-americano Frederick
Rzewski.</span></font></font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3" color="#0000ff">    Intelectuais
sempre tiveram, e continuam a ter, enorme responsabilidade com
relação ao presente e ao futuro da humanidade. São eles os que,
detentores de credibilidade, conseguem tribunas e espaços para fazer
eco às suas convicções políticas. Por essa razão acredito ser
obrigação do compositor não se encerrar em uma torre de marfim. O
compositor que se tranca em torre de marfim é um compositor
criminoso.</font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3" color="#0000ff">    A
música popular, mesmo aquela de protesto, sempre foi rapidamente
adotada como mercadoria pela indústria fonográfica. O rap e o funk
também seguiram a mesma trajetória. Mensagens políticas
construídas para a venda, não convencem a ninguém.</font></font></p>
<p align="JUSTIFY" style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3" color="#0000ff">    A
música erudita moderna e de vanguarda é a única vertente musical
que resta, ainda hoje, não recuperada pelo sistema. Assim, ela passa
a ser, ou a continuar a ser, o único suporte capaz de dar
credibilidade a mensagens extra-artísticas de cunho social ou
político.</font></font></p></div></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 6 de novembro de 2013 00:40, Alvaro Henrique <span dir="ltr"><<a>alvaroguitar@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>

<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><div>Como um não-acadêmico que estou agora, ouso propôr que a indústria da cultura está ligada à mídia de massa, em especial como promotor de um processo alienante e alienador que favoreça a manutenção do status quo. <br>



<br></div>Curioso que outros grupos periféricos, de outros 24, 25 unidades da federação tem tudo o que o artigo defende como defensáveis: arte popular, irreverência, sensualidade, produto de uma comunidade violenta, e divergem muito do funk. Ah, não tem uma rede Globo enlatando, empacotando, e ganhando dinheiro via Som Livre em cima deles. Parece-me algo tão "popular" quanto isso aqui: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=Bh7nYvCH9v8" target="_blank">Стас Михайлов - Мы все (Небеса Official video StasMihailov)</a><br>



<br><br></div></div><div class="gmail_extra"><br clear="all"><div><div dir="ltr"><div>Abraços,<br>Alvaro Henrique<br><br>Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info: <a href="http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf" target="_blank">http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf</a><br>



</div>Alvaro Henrique plays Royal Classics guitar strings. <a href="http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42" target="_blank">http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42</a><br>



<div>----<br></div><div>Tel.: <a href="tel:%2B55%2861%29%209977%200535" value="+556199770535" target="_blank">+55(61) 9977 0535</a><br></div><div><a href="http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU" target="_blank">http://youtu.be/5m0IObFP4aM</a><br>


</div></div></div>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 5 de novembro de 2013 23:19, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a>cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<div dir="ltr">Se você for capaz de me explicar o que seja "Indústria da cultura" talvez possamos começar a discutir este ponto.<br><div><div><div></div></div>
</div><div class="gmail_extra"><br>2013/11/5 Rubens Ricciardi <span dir="ltr"><<a>rrrr@usp.br</a>></span><br><br><div class="gmail_quote">
<div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">












<div link="blue" vlink="purple" lang="PT-BR">

<div>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Independente da questão da criminalização sobre a qual nada sei,
será que o funk é mesmo uma “inegável expressão da cultura popular”?<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">aliás, o funk é cultura popular ou industria da cultura?<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Rubens R. Ricciardi<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"></span></p></div></div></blockquote></div><div> <span><font color="#888888"><div link="blue" vlink="purple" lang="PT-BR">


<div><p class="MsoNormal">

-- <br></p></div></div></font></span></div></div><span><font color="#888888"><div><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br><a href="http://proibidao.org" target="_blank">proibidao.org</a><br>


</div><a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br>

<br></div>
</div></font></span></div></div><span><font color="#888888">
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></font></span></blockquote></div><br></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br></div>
</blockquote></div>
<br><br>-- <br><div dir="ltr"><div>Abraços,<br>Alvaro Henrique<br><br>Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info: <a href="http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf" target="_blank">http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf</a><br>
</div>Alvaro Henrique plays Royal Classics guitar strings. <a href="http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42" target="_blank">http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42</a><br>
<div>----<br></div><div>Tel.: +55(61) 9977 0535<br></div><div><a href="http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU" target="_blank">http://youtu.be/5m0IObFP4aM</a><br></div></div><br>