<div dir="ltr"><div><br></div>Hugo,<br><div><div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div><div class="gmail_extra"><br>2013/11/6 Hugo Leonardo Ribeiro <span dir="ltr"><<a href="mailto:hugoleo75@gmail.com" target="_blank">hugoleo75@gmail.com</a>></span><br>
<br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">O que percebo de longe é que o funk está sempre se atualizando e, quando a mídia massiva resolver falar algo sobre ele, é porquê já está consolidado há muito tempo (nesses casos o Palombini pode sempre falar com mais propriedade que eu). </div>
</blockquote><div><br></div><div>Acontece sim. Por exemplo, no caso de Thiago dos Santos (Praga), de quem falava. Ele criou os dois maiores sucessos do MC Smith, "Visão de cria" e "Vida bandida", que são a meu ver duas obras primas e, além disso, nas interpretações superlativas do Smith, em sua fase megaestelar, ganharam milhões de acessos no Youtube. A mais antiga dessas interpretações, a de "Visão de cria", deve datar de 2008. Descobri Thiago dos Santos este ano quando alguns amigos no Facebook postaram sobre uma matéria de duas páginas que havia saído sobre o "Poeta da Vila Cruzeiro" num dos tabloides populares no sábado. Na quinta-feira, vou à Roda de Funk e encontro Gelouko. Gelouko está com ele e me apresenta. Marcamos uma entrevista. De repente, eu fiquei conhecendo o autor de dois de meus proibidões preferidos! A carreira dele já durava anos quando apareceu na mídia subcultural. Agora, há muita coisa no funk que explode repentinamente em bailes de favela e no Youtube e vai parar na "grande" mídia. Foi o caso do MC Vitinho e os Avassaladores, com aquele "Sou foda". Dizem que hoje ele vive dos direitos autorais que recebe pela versão sertaneja da música. Ou do "Ai, Leleke, Leke, Leke", que saiu da favela pra grande mídia dançado pelo Neymar no vestiário e no campo. Ou da última febre de que tenho notícia, aquele Passinho do Pombo, que apareceu na Eliana. Mas essas pessoas somem.  <br>
<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Acredito que o funk carioca é o típico caso da indústria musical tradicional (em alguns casos, essa tal de indústria da cultura, pelo que eu acho que o RRR quer dizer) querendo se aproveitar de um público e sucesso que não depende dela para existir. Por isso acredito que pesquisas envolvendo a cultura do funk carioca tem muito a nos dizer.<br>
</div></blockquote><div><br>A grande mídia cede espaço a esses artistas como concessões. Porque no fundo, o funk não é digerível. Ele causa mal estar. E, na TV, tende a tornar-se obsceno. Como a MC Byana, cantando "Vem, ousadia, vem, ousadia, / Festinha, festinha!" ao invés de "Vem, putaria, vem, putaria / Orgia, orgia!". O mercado do funk, em seu território, compete com o da grande mídia, que só o engole travestido. Por isso, há que proibi-lo, do mesmo modo como se botam pra correr as economias locais nas comunidades "pacificadas".<br>
 <br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">
O funk carioca é um exemplo claro de uma prática marginal que sobrevive às próprias custas, sem nenhum apoio estatal (muito pelo contrário, como mostra a reportagem), que desenvolveu toda uma rede de divulgação de sua produção e mantém constantes apresentações musicais sempre lotadas. <br>
</div></blockquote><div><br></div><div>Sim, mas seus espaços são progressivamente interditados, embora continuem alimentando os caixas de muitas delegacias fora do circuito das UPPs, através de arregos ou propinas.<br></div>
<div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">
Acho que muitas práticas musicas acadêmicas engessadas teriam muito a aprender com isso, principalmente por causa de sua sobrevivência subsidiada.<br></div></blockquote><div><br>É verdade. Muita gente não entende que não é inteligente citar "indústria cultural" em alemão sem ser capaz de explicar o que Adorno quer dizer com isso. Ou que a música que não tem público pode tanto ser excelente quanto horrível.<br>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Por fim, o que me deixa curioso é o processo de surgimento de novos compositores, seu processo de criação, e, por fim, a aceitação e legitimação por parte dos especialistas, como parece ser o "Roda de Funk".<br>
</div></blockquote><div><br></div><div>A legitimação, como acho que já disse, é uma questão de saber separar "quem é de verdade" e "quem é de mentira". E "quem é de verdade sabe quem é de mentira". <br>
</div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">
E, se isso não é uma "inegável expressão da cultura popular", eu não saberia o que essa expressão significa.<br></div></blockquote><div> </div>Nilo Batista não é de mentira!<br><br></div><div class="gmail_quote">
Abraço,<br></div><div class="gmail_quote">Carlos<br></div><div dir="ltr"><br><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div>

</div></div></div>