<div dir="ltr">Lucas,<br><div><div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div></div><div class="gmail_extra"><br>2013/11/8 Lucas Eduardo <span dir="ltr"><<a href="mailto:lucasgalon@gmail.com" target="_blank">lucasgalon@gmail.com</a>></span><br>
<br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Carlos e demais, estou achando bastante divertida esta discussão; Mas gostaria , depois de ler todas as postagens, de perguntar, sem ironia (para quebrar o tom dominante...), duas coisas:</div>
</blockquote><div><br>É importante divertir-se.<br> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Carlos, você realmente acredita que existe isomorfismo entre o Funk ou o Rap (por ex.) e as oralidades e tradições regionais brasileiras urbanas ou rurais (ou música popular e folclórica brasileira)????? - pergunto com base no seu comentário sobre o que disse o Alvaro;</div>
</div></blockquote><div><br></div><div>Depende do que você queira dizer com "isomorfismo". A palavra, me parece, situa a questão no campo da análise. Eu comecei a analisar o funk carioca, mas nunca me detive no rap. O funk carioca descende do hip-hop (cuja manifestação vocal é o Rap), então é possível demonstrar, historicamente, as ligações entre funk carioca e hip-hop. Inicialmente, me fixei na vocalidade, mas desloquei meu foco para o estudo das bases. Os procedimentos ou dispositivos do hip-hop e do funk carioca são essencialmente os mesmos no que concerne às bases. Minha hipótese é que as expressões vocais que se sobrepõem à base no Brasil sejam dependentes de uma tradição brasileira de improviso vocal rimado. Parece-me bastante plausível. Em certa medida, esta via foi endossada por Elizabeth Travassos. Quando, em novembro de 2011, dei um seminário no curso que ela ministrava na Unirio, mostrei a célebre gravação do MC Smith cantando "Vida bandida" (de Thiago dos Santos, o Praga) ao vivo no Baile da Chatuba em 2009 e disse: "Eu me pergunto de onde vem essa voz que me parece surgir de lugar nenhum na música brasileira." Elizabeth respondeu imediatamente: "Do Palhaço da Folia de Reis!"<br>
<br><a href="http://youtu.be/LXEq_1jHqXk">http://youtu.be/LXEq_1jHqXk</a><br></div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">

<div>E, pegando carona no que você respondeu para o Rubens Ricciardi: você realmente acredita que não existe uma indústria da cultura, ou cultural, ou sistema que se apropriaria das manifestações populares etc. etc. transformando-as em produtos bastante parecidos uns com os outros????</div>
</div></blockquote><div><br></div><div>Mas é claro que acredito que exista! Uma coisa todavia é analisar a especificidade da relação do funk carioca com isso. Outra ficar bradando "indústria cultural" a dois por três, e sem sequer saber do que se trata, no interesse de um academicismo pseudoerudito.<br>
</div><div><br> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">
<div>Antes de ser acusado de caricatura, esclareço que pergunto sem procurar fazer juízo de valores, postulando sobre o que é pior ou melhor, ou, usando a sua lógica, se tem ou não "vida intelectual"...etc. Apenas fiquei curioso...</div>
</div></blockquote><div><br></div><div>Aprecio sua ironia discreta e polida!<br></div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">

<div>PS. Sobre o RAP nascer na Jamaica, confesso que também fiquei surpreso...</div></div></blockquote><div><br></div><div>Evidentemente dizer que o Rap nasceu na Jamaica é incorrer em anacronismo. A tradição afro-jamaicana do <i>toasting</i> (cantado, diferentemente do <i>toasting</i> afro-norte-americano) e a prática dos <i>dub plates</i> são dispositivos fundamentais para a fundação da cultura hip-hop, da qual o Rap é um produto tardio. Mas o Rap, pelo menos na Old School, é um elemento da cultura hip-hop, e esta tem data e endereço registrados em cartório.<br>
<br></div><div>Abraço,<br><br></div><div>Carlos<br></div><div dir="ltr"> <br></div></div>
</div></div>