<div dir="ltr">Carlos e demais, estou achando bastante divertida esta discussão; Mas gostaria , depois de ler todas as postagens, de perguntar, sem ironia (para quebrar o tom dominante...), duas coisas:<div><br></div><div>
Carlos, você realmente acredita que existe isomorfismo entre o Funk ou o Rap (por ex.) e as oralidades e tradições regionais brasileiras urbanas ou rurais (ou música popular e folclórica brasileira)????? - pergunto com base no seu comentário sobre o que disse o Alvaro;</div>
<div><br></div><div>E, pegando carona no que você respondeu para o Rubens Ricciardi: você realmente acredita que não existe uma indústria da cultura, ou cultural, ou sistema que se apropriaria das manifestações populares etc. etc. transformando-as em produtos bastante parecidos uns com os outros????</div>
<div><br></div><div>Antes de ser acusado de caricatura, esclareço que pergunto sem procurar fazer juízo de valores, postulando sobre o que é pior ou melhor, ou, usando a sua lógica, se tem ou não "vida intelectual"...etc. Apenas fiquei curioso...</div>
<div><br></div><div>PS. Sobre o RAP nascer na Jamaica, confesso que também fiquei surpreso...</div><div><br></div><div>abraços </div></div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 7 de novembro de 2013 21:37, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br></div>Corrigindo:<br><div><div></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<div dir="ltr"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">O
rap</span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">
surgiu na Jamaica na década de 196ater mer0,</span></font></font></font></div></blockquote><div><br></div><div>O rap não surgiu na Jamaica, mas nos Estados Unidos, nos anos 1970. No máximo, o que se poderia dizer é que existiu um proto-rap na Jamaica.<br>

</div><div class="im"><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"> foi levado para os Estados
Unidos dez anos depois e, em seguida, se espalhou pelo mundo.</span></font></font></font></div></blockquote><div><br></div></div><div>Como não surgiu na Jamaica, mas nos Estado Unidos, não pode, infelizmente, ser "levado".<br>

 <br></div><div class="im"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">A
burguesia ficou apavorada. A</span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3">s
letras da nova manifestação artística falavam das dificuldades da
vida dos habitantes de bairros pobres. O protesto social, a
irreverência e a pregação da violência chegaram a amedrontar os
donos do poder.</font></font></font></div></blockquote><div><br></div></div><div>O rap, inicialmente, não falou de qualquer problema social, ele tinha caráter meramente diversivo. Quando, em <i>The Message</i>, em 1982, Grandmaster Flash an the Furious Five tornaram o rap "consciente", eles o fizeram por pressão da gravadora, embora achassem ridículo.<br>

</div><div class="im"><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>
<p style="margin-bottom:0.2cm" align="JUSTIFY"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3">       Mas
o poder de fogo do rap começou a cair quando, na</font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-weight:normal">
década de 1990, o gênero despertou o interesse da indústria
fonográfica. Hoje, completamente recuperado, tornou-se manifestação
comercial e foi absorvido pelo sistema. Dessa forma, as falas
ritmadas do MC já não assustam a ninguém. Tudo se tornou banal,
comercial e bom para dançar. Não são apenas os jovens pobres que
dançam. As dondocas e as patricinhas também entram na onda. O rap
de protesto e o funk se fazem presentes até mesmo nas novelas da TV
Globo.</span></font></font></font></p></div></div></blockquote><div><br></div></div><div>Abstenho-me de me alongar. Digo apenas que o supracitado revela a ignorância profunda do autor quanto ao tema.<br></div><div class="im">
<div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<div dir="ltr"><div>
<p style="margin-bottom:0.2cm" align="JUSTIFY"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>      </i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">Platão,
em seu programa ético-musical da República, estudou as reações
emotivas da massa popular. Jean-Jacques Rousseau, no século 18,
detalhou alguns aspectos do fenômeno, lembrando que o intervalo de
terça maior excita o sentimento de alegria, podendo chegar a
imprimir ideias de furor. A terça menor, ao contrário, leva as
massas à tristeza, despertando ternura e suavidade. Não é à toa
que todos os hinos nacionais, além de usarem ritmo marcial, são
escritos em modo maior. Observa-se, por outro lado, que quase todos
os cantos religiosos e fúnebres são em modo menor. As reflexões de
Platão e Rousseau se juntam a muitas outras que se seguiram, para
demonstrarmos o poder de fogo que a música tem para influir nos
destinos do homem e para formar mentalidades. Sou daqueles que
acreditam que a vida imita a arte.</span></font></font></font></p></div></div></blockquote><div><br></div></div><div>Algumas linhas de erudição barata, com as quais se pensa ludibriar os tolos.<br></div><div class="im"><div>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<div dir="ltr"><div>
<p style="margin-bottom:0.2cm" align="JUSTIFY"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">      Em
1966, quando a ditadura militar reprimia violentamente as
manifestações estudantis na Cinelândia, no Rio de Janeiro, escrevi
uma obra para orquestra de cordas e fita magnética intitulada
</span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i><span style="font-weight:normal">Dissolução</span></i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">.
Como eu já estudava Física, todo mundo pensava que o título de
minha peça tinha conotação extra-musical com algo de científico,
de Química: a “dissolução” de alguma substância em
laboratório. Mas, na verdade, a conotação era política e de
contestação. Na obra tento descrever, com sons, a dissolução,
feita pela polícia, de uma manifestação estudantil na rua. Na
fita, além de sons eletrônicos, uso ruídos dramáticos de vidraças
quebradas.</span></span></font></font></font></p></div></div></blockquote><div><br></div></div><div>Quanto engajamento, meu deus!<br></div><div class="im"><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<div dir="ltr"><div>
<p style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal" align="JUSTIFY">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font color="#0000ff" size="3">    Naquela
época não era fácil se fazer música engajada politicamente. Eu
conseguia fazer, mas sempre de modo velado, disfarçado. A censura e
a perseguição caiam sempre sobre qualquer obra de arte que
insinuasse, em seu conteúdo ou em seu título, algo referente às
questões sociais e políticas. Os autores de obras daquele tipo,
então consideradas subversivas, passavam a ser perseguidos pelo
donos do poder e até mesmo discriminados pelos próprios colegas
artistas. Quem era amigo de um subversivo, corria risco de também
ser considerado subversivo.</font></font></p>
<p style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal" align="JUSTIFY">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font color="#0000ff" size="3">    Hoje,
os historiadores são sempre limitados quando analisam a censura
praticada contra a produção cultural na época do regime militar.
Eles se atêm ao estudo da repressão sofrida pela imprensa, pela
literatura e pela música popular. Desconhecem, totalmente, a censura
que foi imposta, pelo regime militar, à música erudita brasileira.</font></font></p>
<p style="margin-bottom:0.2cm" align="JUSTIFY"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">      Em
abril de 1964 minha canção </span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i><span style="font-weight:normal">Cabra
da Peste</span></i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">,
escrita para voz de barítono e piano, foi censurada pela direção
da Rádio MEC do Rio de Janeiro. Para que fosse tocada no programa
</span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i><span style="font-weight:normal">Jovens
Compositores do Brasil</span></i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal"><span style="font-weight:normal">,
produzido por Dieter Lazarus, fui convidado a fazer nova gravação
nos estúdios da rádio, desde que mudasse a letra da música.</span></span></font></font></font></p>
<p style="margin-bottom:0.2cm" align="JUSTIFY"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">       Não
faltaram, no passado, histórias de compositores brasileiros, na área
da música erudita, que viveram uma fase de ativismo político
através da música. Cláudio Santoro compôs, em 1953, sua </span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>Quinta
Sinfonia</i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">,
também conhecida como </span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>Sinfonia
da Paz</i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">,
com texto da poetisa comunista Antonieta Dias de Moraes. Gilberto
Mendes, que à época estudava com Santoro, também escreveu canções
engajadas politicamente usando poemas da mesma autora. Da mesma época
data a obra </span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><i>Canto
do Soldado Morto</i></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">,
de Eunice Katunda, com texto do poeta comunista Rossini Camargo
Guarnieri. Por volta de 1973 o compositor paulista Willy Corrêa de
Oliveira passou a compor unicamente obras musicais com fins de
doutrinação política, militando junto às Comunidades Eclesiais de
Base. Mas essa postura foi abandonada alguns anos depois.</span></font></font></font></p>
<p style="margin-bottom:0.2cm" align="JUSTIFY"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">       Esses
exemplos correspondem a fatos esporádicos e efêmeros, ocorridos
circunstancialmente nas vidas daqueles compositores. Alguns deles,
logo após aquelas experiências, voltaram a fazer arte pela arte.
Outros chegaram até mesmo a virar casaca e condenar aquelas suas
próprias posições do passado. Esse foi o caso, por exemplo, de
Claudio Santoro. Em 1979, num debate realizado durante a Bienal de
Música Contemporânea Brasileira, Santoro declarou</span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span lang="en-US"><span style="font-style:normal">
que renegava todo aquele passado de engajamento político e que se
arrependia de ter defendido ideias de esquerda e de tê-las embutido
em algumas obras.</span></span></font></font></font></p>
<p style="margin-bottom:0.2cm" align="JUSTIFY"><font color="#0000ff"><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span lang="en-US"><span style="font-style:normal">    Assim,
são raros, no Brasil, casos de compositores de música erudita que
abraçaram e nunca mais abandonaram o ativismo político por meio da
música, tal como aconteceu em outros países. Podemos citar, como
exemplos dessas exceções: o alemão</span></span></font></font><font face="Times, Times New Roman, serif"><font size="3"><span style="font-style:normal">
Hanns Eisler, o inglês Cornelius Cardew, o italiano Luigi Nono, o
chileno Sergio Ortega, o italiano Luca Lombardi, o austríaco Wilhelm
Zobl, o grego Thanos Mikroutsikos e o norte-americano Frederick
Rzewski.</span></font></font></font></p>
<p style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal" align="JUSTIFY">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font color="#0000ff" size="3">    Intelectuais
sempre tiveram, e continuam a ter, enorme responsabilidade com
relação ao presente e ao futuro da humanidade. São eles os que,
detentores de credibilidade, conseguem tribunas e espaços para fazer
eco às suas convicções políticas. Por essa razão acredito ser
obrigação do compositor não se encerrar em uma torre de marfim. O
compositor que se tranca em torre de marfim é um compositor
criminoso.</font></font></p>
<p style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal" align="JUSTIFY">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font color="#0000ff" size="3">    A
música popular, mesmo aquela de protesto, sempre foi rapidamente
adotada como mercadoria pela indústria fonográfica. O rap e o funk
também seguiram a mesma trajetória. Mensagens políticas
construídas para a venda, não convencem a ninguém.</font></font></p></div></div></blockquote><div><br></div></div><div>Quanta ingenuidade acerca do que seja "o político". Esperemos que seja bem intencionada.<br>
</div><div class="im">
<div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>
<p style="margin-bottom:0.2cm;font-style:normal;font-weight:normal" align="JUSTIFY">
<font face="Times, Times New Roman, serif"><font color="#0000ff" size="3">    A
música erudita moderna e de vanguarda é a única vertente musical
que resta, ainda hoje, não recuperada pelo sistema. Assim, ela passa
a ser, ou a continuar a ser, o único suporte capaz de dar
credibilidade a mensagens extra-artísticas de cunho social ou
político.</font></font></p></div></div></blockquote><div><br></div></div><div>Faz-me rir.<br><br></div><div>Abraços,<br></div><div>Carlos <br></div></div>
</div></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br></div>