<div dir="ltr"><div><br clear="all"></div>Um ótimo artigo de Paulo Guérios, no qual ele mostra que o nacionalismo modernista (cf. Béhague) ou o modernismo nacionalista (cf. Tarasti) de Villa-Lobos não é brasileiro, mas francês:<br>
<br>"<span class="">O fato de Villa-Lobos ter começado a compor 
músicas brasileiras a partir de 1923 deveu-se não à descoberta de que 
ele teria uma essência brasileira, mas sim a um proces<span class="">so
 de transformação que foi colocado em marcha por uma série de mecanismos
 sociais de atribuição de valor. O papel da Semana de 22 em sua 
trajetória foi exagerado por seus biógrafos e estudiosos, que atribuíram
 a esse evento papel decisivo na transformação de Villa-Lobos em um 
compositor preocupado com a música brasileira."<br><br>Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro<br><br><a href="http://ref.scielo.org/5rr6g7">http://ref.scielo.org/5rr6g7</a><br>
</span></span><div><br>-- <br><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br><a href="http://proibidao.org" target="_blank">proibidao.org</a><br></div><a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br>
<a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank"><span style="display:block">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA</span></a><br><div></div><div></div><div></div><div></div><div>
</div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div>
<div style id="__af745f8f43-e961-4b88-8424-80b67790c964__"></div></div></div>