<div dir="ltr">A francofonia em Villa-Lobos diz respeito aos Choros, não à presença de elementos nacionais. Desde os anos 10 o compositor já assumia a música popular em seu repertório, e na mesma época pesquisava música indígena, segundo boa parte da bibliografia.<div>

O artigo do Guérios é bem escrito, mas peca pelo simplismo e especialmente por prescindir de uma boa discussão a esse respeito.</div><div>Abraços</div></div><div class="gmail_extra"><br clear="all"><div><div dir="ltr"><div>

<font></font> </div><div><strong><font>P</font><font>rof. Gabriel Ferrão Moreira</font></strong></div><div><font>Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical</font></div><i><div>Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina</div>

<div>Doutorando em Música pela Universidade do Estado de São Paulo</div><div>Telefones: (48) 9911-6629; (48) 4009-3855</div></i><div> </div><i><div><a href="http://www.youtube.com//sunraysmusic" target="_blank">Portal Sunrays Music</a><br>

</div></i></div></div>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 31 de dezembro de 2013 10:45, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<div dir="ltr"><div><br clear="all"></div>Um ótimo artigo de Paulo Guérios, no qual ele mostra que o nacionalismo modernista (cf. Béhague) ou o modernismo nacionalista (cf. Tarasti) de Villa-Lobos não é brasileiro, mas francês:<br>


<br>"<span>O fato de Villa-Lobos ter começado a compor 
músicas brasileiras a partir de 1923 deveu-se não à descoberta de que 
ele teria uma essência brasileira, mas sim a um proces<span>so
 de transformação que foi colocado em marcha por uma série de mecanismos
 sociais de atribuição de valor. O papel da Semana de 22 em sua 
trajetória foi exagerado por seus biógrafos e estudiosos, que atribuíram
 a esse evento papel decisivo na transformação de Villa-Lobos em um 
compositor preocupado com a música brasileira."<br><br>Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro<br><br><a href="http://ref.scielo.org/5rr6g7" target="_blank">http://ref.scielo.org/5rr6g7</a><span class="HOEnZb"><font color="#888888"><br>


</font></span></span></span><span class="HOEnZb"><font color="#888888"><div><br>-- <br><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br><a href="http://proibidao.org" target="_blank">proibidao.org</a><br>

</div><a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br>
<a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank"><span style="display:block">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA</span></a><br><div></div><div></div><div></div><div></div><div>


</div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div>
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Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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