Sim, é verdade, embora os manuscritos de uirapuru e amazonas sejam dos anos 10.  Contudo, a suíte popular brasileira, para violão e os choros 1 são de 1915 e 1920, respectivamente, e indicam um direcionamento desvelado à música popular. Claro, tal direcionamento não deve nos levar à inferência de conteúdo nacionalista... Acredito que mesmo nos anos 20 é difícil pensar Villa-Lobos como nacionalista... Nos anos 30 ele assume esse discurso de forma explícita.<br>
<br>Em segunda-feira, 6 de janeiro de 2014, Ale Fenerich escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">ao que parece, Villa alterou a data de algumas de suas obras nacionais mais ousadas (Urapuru inclusa) pra antes de 23.<br>
</div><div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 6 de janeiro de 2014 10:56, Rubens Ricciardi <span dir="ltr"><<a href="javascript:_e({}, 'cvml', 'rrrr@usp.br');" target="_blank">rrrr@usp.br</a>></span> escreveu:<br>

<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">









<div link="blue" vlink="purple" lang="PT-BR">

<div>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Ops, o Uirapuru é de 1917...<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d">Rubens R. Ricciardi<u></u><u></u></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1f497d"><u></u> <u></u></span></p>

<div style="border:none;border-top:solid #b5c4df 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm">

<p class="MsoNormal"><b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"">De:</span></b><span style="font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif""> <a href="javascript:_e({}, 'cvml', 'anppom-l-bounces@iar.unicamp.br');" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>
[mailto:<a href="javascript:_e({}, 'cvml', 'anppom-l-bounces@iar.unicamp.br');" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>] <b>Em nome de </b>Carlos Palombini<br>
<b>Enviada em:</b> terça-feira, 31 de dezembro de 2013 10:46<br>
<b>Para:</b> <a href="javascript:_e({}, 'cvml', 'anppom-l@iar.unicamp.br');" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>; etnomusicologiabr<br>
<b>Assunto:</b> [ANPPOM-Lista] o villa-lobos de guérios<u></u><u></u></span></p>

</div><div><div>

<p class="MsoNormal"><u></u> <u></u></p>

<div>

<div>

<p class="MsoNormal"><br clear="all">
<u></u><u></u></p>

</div>

<p class="MsoNormal">Um ótimo artigo de Paulo Guérios, no qual ele mostra que o
nacionalismo modernista (cf. Béhague) ou o modernismo nacionalista (cf.
Tarasti) de Villa-Lobos não é brasileiro, mas francês:<br>
<br>
"O fato de Villa-Lobos ter começado a compor músicas brasileiras a partir
de 1923 deveu-se não à descoberta de que ele teria uma essência brasileira, mas
sim a um processo de transformação que foi colocado em marcha por uma série de
mecanismos sociais de atribuição de valor. O papel da Semana de 22 em sua
trajetória foi exagerado por seus biógrafos e estudiosos, que atribuíram a esse
evento papel decisivo na transformação de Villa-Lobos em um compositor
preocupado com a música brasileira."<br>
<br>
Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um
músico brasileiro<br>
<br>
<a href="http://ref.scielo.org/5rr6g7" target="_blank">http://ref.scielo.org/5rr6g7</a><u></u><u></u></p>

<div>

<p class="MsoNormal"><br>
-- <u></u><u></u></p>

<div>

<div>

<p class="MsoNormal">carlos palombini<br>
professor de musicologia ufmg<br>
<a href="http://proibidao.org" target="_blank">proibidao.org</a><u></u><u></u></p>

</div>

<p class="MsoNormal"><a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br>
<a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA</a><u></u><u></u></p>

</div>

</div>

</div>

</div></div></div>

</div>


<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div>------------------------------------------</div>Alexandre Sperandéo Fenerich<div>prof. Adjunto IAD - UFJF - <a href="http://www.ufjf.br/musica/" target="_blank">http://www.ufjf.br/musica/</a></div>

<div><br></div><div><a href="http://soundcloud.com/ale_fenerich" target="_blank">http://soundcloud.com/ale_fenerich</a></div><div><a href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" target="_blank">http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</a></div>

<div><a href="http://n-1.art.br" target="_blank">n-1.art.br</a></div><div><a href="http://soundcloud.com/n-1-1" target="_blank">http://soundcloud.com/n-1-1</a> </div><div><a href="http://www.ufjf.br/eimas/" target="_blank">http://www.ufjf.br/eimas/</a></div>

<div><a href="http://www.limiares.com.br/duo-n1.html" target="_blank">http://www.limiares.com.br/duo-n1.html</a></div><div><br></div><div><div>(55 32) 8481-8277</div></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div>
</div>
</blockquote><br><br>-- <br><div dir="ltr"><div><font></font> </div><div><strong><font>P</font><font>rof. Gabriel Ferrão Moreira</font></strong></div><div><font>Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical</font></div>
<i><div>Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina</div><div>Doutorando em Música pela Universidade do Estado de São Paulo</div><div>Telefones: (48) 9911-6629; (48) 4009-3855</div></i><div> </div><i><div>
<a href="http://www.youtube.com//sunraysmusic" target="_blank">Portal Sunrays Music</a><br></div></i></div><br>