<div dir="ltr">Entre datas e leituras de Carbono 14 o problema não se enfrenta... Sugiro que a obra de Guérios não seja avaliada por esse artigo, mas pelo seu livro que já foi apresentado aqui. (Escrito, contudo, com uma sede quase positivista de encontrar causalidades atrás de causalidades na trajetória do compositor. Fala mais que o Mariz sobre a música do Villa-Lobos - o que é bom - mas menos do que deveria para chegar às conclusões que chega. Pois, para não confundirmos temática nacional com nacionalismo e este com modernismo, serve-nos a musicologia e a análise. (Portanto, a leitura do Guérios com o Paulo de Tarso Salles em mãos é altamente recomendável, diria, quase complementar).<div>

<br><div><div>Uma coisa, como o Rubens pontuou, é a temática 'nacional', 'folclorista', outra coisa é a ideologia nacionalista. Na apresentação do artigo por Palombini, fica clara a suposta originalidade da temática, por dizer que o Villa-Lobos se torna 'nacionalista' na França. Não, Villa-Lobos se torna 'Villa-Lobos Modernista Atualizado' na França, e por esse insight da trova com  Cocteau agradeço ao Guérios. Tal diferença sutil só se depreende do mergulho na música - para os que tem dificuldade com a escrita, o ouvido já serve. Entretanto, da mesma forma que o VL faz música de concerto brasileira para Francês ouvir, é apenas a partir de 1930-31 que o discurso nacionaLISTA - ou, música brasileira para brasileiros ouvirem, formação de público, questões educacionais da SEMA - se consolida. E para perceber isso, o ouvido pouco serve, bastam os olhos, na leitura de documentos e escritos do compositor.</div>

</div></div></div><div class="gmail_extra"><br clear="all"><div><div dir="ltr"><div><font></font> </div><div><strong><font>P</font><font>rof. Gabriel Ferrão Moreira</font></strong></div><div><font>Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical</font></div>

<i><div>Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina</div><div>Doutorando em Música pela Universidade do Estado de São Paulo</div><div>Telefones: (48) 9911-6629; (48) 4009-3855</div></i><div> </div><i><div>

<a href="http://www.youtube.com//sunraysmusic" target="_blank">Portal Sunrays Music</a><br></div></i></div></div>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 6 de janeiro de 2014 23:48, Lucas Eduardo <span dir="ltr"><<a href="mailto:lucasgalon@gmail.com" target="_blank">lucasgalon@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">

<div dir="ltr">A revisão da historiografia anterior - segundo o próprio autor, toda baseada na [auto]biografia escrita por Vasco Mariz - pode ser ainda melhor compreendida na obra (na minha opinião, já indispensável) "o  caminho sinuoso da predestinação" do próprio Guérios, que é bem melhor do que "boa parte da bibliografia", especialmente aquela que confia nos relatos sobre pesquisas indígenas<i> in loco</i> do compositor, e outras fantasias que, comprovadas com falaciosas, não diminui a grandeza ou importância do compositor... Grandeza ou importância ao meu ver bastante evidentes quando lemos outra obra, de outro cunho, como a de Paulo Tarso Salles, por exemplo. </div>


<div class="gmail_extra"><br><br><div class="gmail_quote">Em 6 de janeiro de 2014 20:29, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<div>

<div class="h5"><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Realmente, Guérios se abstém de provar muito do que diz, mas o argumento dele é bem menos simplista que o seu, que não faz senão reiterar o que diz "boa parte da bibliografia", precisamente, a parte que não é boa.<div>


<div><br>
<br>2014/1/6 Gabriel Moreira <span dir="ltr"><<a href="mailto:gfmoreira@ymail.com" target="_blank">gfmoreira@ymail.com</a>></span><br><div class="gmail_extra"><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">



<div dir="ltr">A francofonia em Villa-Lobos diz respeito aos Choros, não à presença de elementos nacionais. Desde os anos 10 o compositor já assumia a música popular em seu repertório, e na mesma época pesquisava música indígena, segundo boa parte da bibliografia.<div>





O artigo do Guérios é bem escrito, mas peca pelo simplismo e especialmente por prescindir de uma boa discussão a esse respeito.</div><div>Abraços</div></div><div class="gmail_extra"><br clear="all"><div><div dir="ltr"><div>





<font></font> </div><div><b><font>P</font><font>rof. Gabriel Ferrão Moreira</font></b></div><div><font>Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical</font></div><i><div>Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina</div>





<div>Doutorando em Música pela Universidade do Estado de São Paulo</div><div>Telefones: <a href="tel:%2848%29%209911-6629" value="+554899116629" target="_blank">(48) 9911-6629</a>; <a href="tel:%2848%29%204009-3855" value="+554840093855" target="_blank">(48) 4009-3855</a></div>



</i><div> </div><i><div><a href="http://www.youtube.com//sunraysmusic" target="_blank">Portal Sunrays Music</a><br>

</div></i></div></div>
<br><br><div class="gmail_quote">Em 31 de dezembro de 2013 10:45, Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">



<div><div>

<div dir="ltr"><div><br clear="all"></div>Um ótimo artigo de Paulo Guérios, no qual ele mostra que o nacionalismo modernista (cf. Béhague) ou o modernismo nacionalista (cf. Tarasti) de Villa-Lobos não é brasileiro, mas francês:<br>






<br>"<span>O fato de Villa-Lobos ter começado a compor 
músicas brasileiras a partir de 1923 deveu-se não à descoberta de que 
ele teria uma essência brasileira, mas sim a um proces<span>so
 de transformação que foi colocado em marcha por uma série de mecanismos
 sociais de atribuição de valor. O papel da Semana de 22 em sua 
trajetória foi exagerado por seus biógrafos e estudiosos, que atribuíram
 a esse evento papel decisivo na transformação de Villa-Lobos em um 
compositor preocupado com a música brasileira."<br><br>Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro<br><br><a href="http://ref.scielo.org/5rr6g7" target="_blank">http://ref.scielo.org/5rr6g7</a><span><font color="#888888"><br>






</font></span></span></span><span><font color="#888888"><div><br>-- <br><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br><a href="http://proibidao.org" target="_blank">proibidao.org</a><br>

</div><a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br>
<a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank"><span style="display:block">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA</span></a><br><div></div><div></div><div></div><div></div><div>






</div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div>
<div></div></div></font></span></div>
<br></div></div>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br></div>
</blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div dir="ltr"><div>carlos palombini<br>professor de musicologia ufmg<br><a href="http://proibidao.org" target="_blank">proibidao.org</a><br></div><a href="http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini" target="_blank">ufmg.academia.edu/CarlosPalombini</a><br>



<a href="http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ" target="_blank"><span style="display:block">scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA</span></a><br><div></div><div></div><div></div><div></div><div>



</div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div><div></div></div>
</div></div></div></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div></div></div><br></div>
<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br></div>