<div dir="ltr">Marcus,<br><div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div><div dir="ltr">
<div><div dir="ltr"><font style="font-size:16pt" face="Garamond" size="4">obrigado por suas colocações. Que bom que o Dil Fonseca nos trouxe esses dados sobre a "Lenda do Caboclo" que corroboram o que eu havia afirmado anteriormente sobre a apresentação dessa peça antes de 1923... (ano do contato com Cocteau em Paris).</font></div>
</div></div></div></blockquote><div><br></div><div>Sim, fico feliz em ter contribuído com uma evidência em favor de seu argumento, ainda que, no <i>match</i> Guérios vs Wolff, eu torça pelo primeiro. <br></div><div><br></div>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><font style="font-size:16pt" face="Garamond" size="4"> Fora a questão da alteração das datas de composição de algumas obras, como indica Jorge Coli, é bom sair um pouco do âmbito estritamente musical e lembrar que Villa conhecia Graça Aranha, cuja "Estética da Vida" (1921), já pregava a integração da cultura ao "solo" da nação. Como vc deve ter lido, defendo no artigo que apresentei no 2o Simpósio Villa-Lobos que  "</font><span style="color:windowtext;line-height:150%;text-align:justify;font-size:12pt">O legado de Graça Aranha foi fundamental para essa retomada da questão
da brasilidade e assim, para a reviravolta que o modernismo sofreu a partir de
1924, quando a descoberta da brasilidade tornou-se seu ponto central, que assim
convergiu para aquilo que passou a ser valorizado pela vanguarda francesa após
a Primeira Guerra". </span><span style="font-family:Garamond;font-size:21.6px"> Isso não nega a tal influência da vanguarda francesa - 2 coisas que convergiram no sentido da construção de representações da nação através das artes.</span></div>
</div></div></div></div></blockquote><div><br></div><div>Confesso que uma das coisas de que mais gostei em seu artigo foi ler os excertos de Graça Aranha. Fui portanto olhar agora na Wikipedia (<i>will you pardon me?</i>) quem teria sido esse Graça Aranha, e veja o que encontrei:<br>
<br><blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex" class="gmail_quote">Devido aos cargos que ocupou na diplomacia brasileira em países europeus, ele esteve a par dos movimentos vanguardistas que surgiam na Europa, tendo tentado introduzi-los, à sua maneira, na literatura brasileira, rompendo com a Academia Brasileira de Letras por isso em 1924.<br>
</blockquote></div><div><br> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><span style="font-family:Garamond;font-size:21.6px">Acho que muita coisa precisa ser ainda investigada para que com base na análise dos documentos, possamos reinterpretar o "gênio", vc não acha? </span></div>
</div></div></div></div></blockquote><div><br></div><div>Sem dúvida. Fazemos muitas interpretações (quando não exibição de opiniões) sem ter antes realizado a "Musicologia positivista" necessária.<br></div><div>
 </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr">PS - espero que vc não se importe de eu postar essa minha resposta (repensada após a contribuição do Dil que trabalha no Museu Villa-Lobos) na lista de etno na lista da ANPPOM já que agora tem mais gente entrando no debate.<br>
</div></div></div></div></blockquote><div><br></div><div>Claro que não! O Dil fez o que qualquer um que queira ir além do "não pretendo escrever sobre o assunto, mas..." deveria ter feito: apresentar os documentos que embasam o argumento (no caso, alheio).<br>
<br></div><div>Abraço,<br><br></div><div>Carlos<br></div></div>
</div></div></div>